História

 

NOTURNO

 

 

 

Categoria: Graduação

Habilitações: Licenciatura

Ato Legal: Portaria MEC n° 494 – 22/02/2011 (DOU 23/02/2011)

Turno de Funcionamento: Matutino e Noturno

Carga Horária Total: 3.410 horas

Carga Horária - Estágio: 480 Horas

Carga Horária - Atividades Complementares / Acadêmico - Científico - Culturais: 360 horas

Carga Horária - Trabalho de Conclusão de Curso: 44 Horas

Tempo de Integralização: 4 anos

Remuneração em Início de Carreira: R$ 1.000,00.

 

CONCEPÇÃO

O curso História da Faculdade SMG possui uma proposta diferenciada, visando formar profissionais críticos e atuantes na sociedade, capazes de estabelecer a relação entre pesquisa, ensino e prática social. Esta visão alinha-se com as necessidades relacionadas à formação do profissional da História em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

Em relação a formação docente, busca-se, por meio da articulação entre teoria e prática, preparar os futuros professores para enfrentar os desafios e as mudanças vigentes no contexto educacional brasileiro. Assim, faz-se necessário construir uma consciência profissional que aceite os desafios da profissão e compreenda uma abordagem, além de reflexiva, problematizadora das diferentes realidades a serem vivenciadas pelo aluno da SMG.

A Instituição procura responder às constantes transformações em que se processam os diversos campos de atuação profissional no que diz respeito ao perfil de seus formandos, competências e habilidades, conteúdos curriculares e estruturação de seus cursos em termos de disciplinas e sistema de avaliação, como também está atenta à leitura crítica e reflexiva sobre a realidade da formação de seus egressos em consonância com a realidade social, política e econômica de Maringá.

A Faculdade SMG de Tecnologia e Educação de Maringá reconhece como imperativo capacitar profissionais, com formação básica adequada, buscando dotá-los de uma visão crítica, com capacidade plena de avaliação e reavaliação de seu desempenho e de ajustamento, com competência, às novas exigências geradas pelas exigências conjunturais em permanente evolução.

O profissional de História deve ser capaz de dominar o processo de produção do conhecimento e, além disso, ter domínio sobre o processo de socialização e transmissão desse conhecimento. Desta forma, o curso deverá ter como preocupação primordial a formação do professor consciente e capaz do exercício da profissão, atentando para o fato de que o saber histórico é resultado de um trabalho produzido em tempo e espaço delimitados e que, por isso mesmo, pode gerar produtos diferentes. Os recursos didáticos, as ferramentas conceituais para transformarem a sala de aula numa oficina constante, lugar onde se constrói e se reconstrói o conhecimento. Formar sujeitos críticos, leitores do mundo e, principalmente, de suas especificidades dentro de uma visão plural.


OBJETIVO GERAL

O curso de História da Faculdade SMG prima por fugir das concepções tradicionalistas do ensino de História, pois busca integrar ensino, pesquisa e extensão. É dentro dessa nova concepção que o curso de História da Faculdade SMG de Tecnologia e Educação de Maringá está edificado. Durante os anos de formação, o acadêmico irá se aprofundar em áreas do conhecimento que irão capacitá-lo a atuar num mercado de trabalho em expansão, e que exige cada vez mais a habilidade de integrar ensino e pesquisa, bem como de constantemente buscar o aperfeiçoamento e a capacitação profissional.

Ao final do curso de Licenciatura, o acadêmico deve apresentar para uma banca de docentes, o trabalho de conclusão de curso (monografia ou artigo) que desenvolveu ao longo de sua formação.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Formar profissionais na área de Licenciatura em História para inserção no mercado de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento educacional e social.

- Proporcionar projetos e cursos de extensão, abertos às comunidades interna e externa com vista à ampliação e difusão do saber histórico.

- Propiciar a interdisciplinaridade, objetivando a compreensão e apreensão do processo histórico em toda a sua complexidade.

- Estimular o conhecimento e o domínio das novas tecnologias associadas aos meios de informação para um exercício profissional pleno.

- Estimular o professor não só no domínio do conteúdo e de técnicas de determinada área, mas na compreensão e na capacidade de intervir no processo de aprendizagem.

- Aprofundar e ampliar o conhecimento histórico, especialmente em relação às abordagens, conceitos e procedimentos com os quais trabalhará na educação básica.

- Identificar aspectos que caracterizam o processo pelo qual a história se constitui como ciência. Identificar as principais tendências da pesquisa no ensino de História.

- Conhecer e distinguir as principais características das orientações curriculares para o ensino. Conhecer problemas enfrentados pelos alunos na aprendizagem de conteúdos históricos.


PERFIL DO EGRESSO

O curso de História visa a formação de professores para o magistério do ensino fundamental e médio através de uma formação generalista. O binômio ensino/pesquisa sustenta a formação de educadores capazes de se encarregar da produção do material didático de apoio e do conhecimento que vão transmitir. Dessa maneira, buscamos formar produtores de saber e não simplesmente receptores. Nessa perspectiva, o perfil do profissional em História deve transitar pelas seguintes dimensões:

Dimensão profissional - como um conjunto de conhecimentos adquiridos para o exercício do magistério;

Dimensão epistemológica: como conhecimento e construção crítica do saber histórico;

Quanto às competências e habilidades pretendidas, o formado deve: Conhecer e interpretar as diversas possibilidades historiográficas;

Dominar os procedimentos teóricos e metodológicos do fazer historiográfico;

Atuar na Educação Básica, possibilitando aos alunos adquirir as competências e habilidades no campo da história, apropriadas ao seu nível;

Atuar em diversas áreas da produção da cultura, a partir da percepção do contexto histórico específico;

Desenvolver políticas e projetos de gestão nas áreas de patrimônio histórico, meio ambiente, turismo histórico entre outras;

Ser capaz de criticar e dar tratamento adequado às fontes documentais, reconhecendo sua historicidade;

Estabelecer espaços próprios à comunicação com outros campos do conhecimento social;

Ser capaz de produzir conhecimento acadêmico a partir do domínio da linguagem escrita própria para esse fim;

Explicar o fenômeno histórico em função da correta conceituação das estruturas formativas de uma dada realidade construída no tempo.

 

MATRIZ CURRICULAR

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

HISTÓRIA DA ÁFRICA E DAS RELAÇÕES ÉTNICAS BRASILEIRAS

FILOSOFIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

TEORIA E HISTORIOGRAFIA

INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS

HISTÓRIA ANTIGA I

ARQUEOLOGIA BRASILEIRA

HISTÓRIA REGIONAL 66 TOTAL

HISTÓRIA MEDIEVAL I (OCIDENTE)

HISTÓRIA MODERNA I

HISTÓRIA ANTIGA II

DIDÁTICA GERAL

OPTATIVA

PRÁTICA PEDAGÓGICA I

HISTÓRIA MODERNA II

HISTÓRIA DA AMÉRICA I

HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL

HISTÓRIA MEDIEVAL II (ORIENTE)

MÉTODO CIENTÍFICO E PESQUISA

PRÁTICA PEDAGÓGICA II

HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA I

HISTÓRIA DO BRASIL IMPERIAL

HISTÓRIA DA AMÉRICA II

TÓPICOS ESPECIAIS EM HISTÓRIA

ESTUDOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

HISTÓRIA DO BRASIL REPÚBLICA I

HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

HISTÓRIA DO BRASIL REPÚBLICA II

FORMAÇÃO POLÍTICA CIDADÃ

TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO- TCC

POLÍTICAS PÚBLICAS E MEIO AMBIENTE

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

ATIVIDADES COMPLEMENTARES


COORDENAÇÃO

 ALTAIR BONINI

 44 - 3220-2000

 
 

 

 

 

 

 

Atendimento (44) 3220 - 2000  (44) 9924 - 0151 * Somente para mensagens
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