Letras - Português/Inglês

 

MATUTINO

 

NOTURNO

 

 

 

Categoria: Graduação

Habilitações: Licenciatura

Ato Legal: Portaria MEC n° 278 01/07/2016 (DOU 04/07/2016)

Turno de Funcionamento: Noturno

Carga Horária Total: 3.160 horas

Carga Horária - Estágio: 400 Horas

Carga Horária - Atividades Complementares / Acadêmico - Científico - Culturais: 360 horas

Carga Horária - Trabalho de Conclusão de Curso: 160 Horas

Tempo de Integralização: 4 anos

Remuneração em Início de Carreira: O salário médio inicial é de R$1.200,00.

 

CONCEPÇÃO

O curso de Letras Português/Inglês foi organizado e elaborado com a perspectiva de oferecer a mais diversa visão de mundo, que proporcionasse a formação de profissionais aptos a enfrentar as desafiadoras situações que a atividade profissional do magistério impõe.

Desde sua implantação, o projeto pedagógico do curso de Letras passou por adequações, no que diz respeito às propostas das Diretrizes Curriculares da área de Letras. A licenciatura em Letras/Inglês objetiva o exercício do magistério nas escolas de ensino fundamental e médio. O curso de Letras/Inglês visa proporcionar ao acadêmico uma formação geral adequada ao exercício profissional a que se destina e, ao mesmo tempo, dotá-lo de instrumental teórico metodológico necessário ao desenvolvimento da pesquisa, ou seja, à produção do saber daqueles compromissos notoriamente sabidos relacionados à educação.

O curso objetiva a formação de conhecimento científico relacionado à área. É importante que o aluno da Instituição supere as lacunas ou os equívocos de sua formação escolar, e progrida no sentido de olhar cientificamente para sua área de estudo e atuação. Além de formar profissionais para o magistério dos níveis fundamental e médio, o curso de Letras/Inglês objetiva a atuação na produção de material didático ou como profissional autônomo. Isso porque se torna cada vez mais evidente a necessidade de se contar com profissionais na área do curso.

A formação do profissional de Letras/Inglês inclui a sua capacitação para produzir o conhecimento, posicionar-se criticamente frente à produção científica, bem como transmitir aos educandos não somente um saber determinado, mas principalmente ajudá-los a desenvolver uma postura reflexiva, baseada em critérios objetivos. A Matriz Curricular do Curso de Licenciatura Letras/Inglês é formada por disciplinas específicas e de formação geral, que permitem a interdisciplinaridade pelo diálogo entre diferentes áreas do conhecimento. Foi elaborada com a participação da comunidade acadêmica, que viabilizará o curso, mediante as demandas locais e a vocação institucional, atendendo, assim, às demandas regionais/ nacionais.

Assim, o curso de Letras/Inglês da SMG prima por fugir das concepções tradicionalistas, pois busca integrar ensino e pesquisa. É dentro desta nova concepção que o curso de Letras/Inglês da Faculdade SMG de Tecnologia e Educação de Maringá está edificado. Durante os anos de curso, o acadêmico aprofundar-se-á em áreas do conhecimento que irão capacitá-lo a atuar num mercado de trabalho em expansão, e que exige cada vez mais a habilidade de integrar ensino e pesquisa. No final do curso de licenciatura, será capaz de apreender um maior número de informações linguístico-literárias, intentando formar-se para compreender como esses conhecimentos são produzidos, possibilitando tornar-se um produtor de conhecimento. Igualmente, é importante fazer-se professor de Letras/Inglês, isto é, compreender como se ensina e se aprende.

Dessa forma, o curso tem como preocupação primordial a formação do professor consciente e capaz do exercício da profissão, atentando para o fato de que o saber histórico é resultado de um trabalho produzido em tempo e espaço delimitados e que por isso mesmo pode escolher linhas diferentes de trabalho.


OBJETIVOS

Aprofundar em áreas do conhecimento que irão capacitá-lo a atuar num mercado de trabalho em expansão, e que exige cada vez mais a habilidade de integrar ensino e pesquisa, bem como de constantemente buscar o aperfeiçoamento e a capacitação profissional.
Objetivos específicos:

- Domínio do uso da língua portuguesa ou de uma língua estrangeira, nas suas manifestações oral e escrita, em termos de recepção e produção de textos;
- Reflexão analítica e crítica sobre a linguagem como fenômeno psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico;
- Visão crítica das perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias, que fundamentam sua formação profissional;
- Preparação profissional atualizada, de acordo com a dinâmica do mercado de trabalho;
- Percepção de diferentes contextos interculturais;
- Utilização dos recursos da informática para pesquisa e prática de ensino-aprendizagem de línguas e literatura;
- Domínio dos conteúdos básicos que são objeto dos processos de ensino e aprendizagem no ensino fundamental e médio;
- Domínio dos métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transposição dos conhecimentos para os diferentes níveis de ensino.


PERFIL DO EGRESSO

O Curso de Letras tem como finalidade formar profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos oral e escrito, e conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro.

O profissional em Letras deve ter domínio do uso das línguas as quais são objeto de seus estudos, em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, além de ter consciência das variedades linguísticas e culturais. Deve ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem, de fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente. A iniciação científica e as extensões, além do ensino, devem articular-se neste processo. O profissional deve, ainda, ter capacidade de reflexão crítica sobre temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários.


MATRIZ CURRICULAR

LETRAS - PORTUGUÊS/ INGLÊS
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
FILOSOFIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
LÍNGUA INGLESA I: DESCRIÇÃO E USO
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS
HISTÓRIA DA LINGUA E DA FILOLOGIA ROMANICA
LÍNGUA INGLESA II: GRAMÁTICA DESCRITIVA
LITERATURA PORTUGUESA I: PROSA
LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIA/MORFOLOGIA
LINGUÍSTICA I: LINGUÍSTICA TEXTUAL
DIDÁTICA GERAL
LÍNGUA INGLESA III: LEITURA E FONOLOGIA
LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE
LITERATURA BRASIL I: FORMAÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS- LIBRAS
LITERATURA PORTUGUESA II: POESIA, PROSA E TEATRO
LITERATURA INFANTO JUVENIL
LÍNGUA INGLESA IV: PRÁTICA ORAL
LINGUÍSTICA II: SEMÂNTICA LEXICAL E ARGUMENTATIVA
LITERATURA BRASILEIRA II: POESIA E PROSA
PRÁTICA PEDAGÓGICA I
LINGUA INGLESA V: TRADUÇÃO E INTEPRETAÇÃO DE TEXTO
LINGUÍSTICA III: ANÁLISE DO DISCURSO
LITERATURA BRASILEIRA III: PROSA, POESIA E TEATRO.
LITERATURA NORTE AMERICANA I: PROSA, POESIA E TEATRO.
METODOLOGIA CIENTÍFICA E NORMAS DA PESQUISA
PRÁTICA PEDAGÓGICA II
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I - LÍNGUA PORTUGUESA
LITERATURA INGLESA I: POESIA E PROSA
TÓPICOS ESPECIAIS EM LETRAS
LITERATURA NORTE AMERICANA II: PROSA, POESIA E TEATRO.
LITERATURA PORTUGUESA E LUSOAFRICANA
OPTATIVA I
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II - LÍNGUA INGLESA
CRÍTICA LITERÁRIA
LITERATURA INGLESA II: POESIA, PROSA E TEATRO
LITERATURA OUTRAS ARTES E MÍDIA
OPTATIVA II
TCC

ATIVIDADES COMPLEMENTARES (*) 360 TOTAL DE DISCIPLINAS PRESENCIAIS 3894 TOTAL GERAL DO CURSO 4254 (*)


COORDENAÇÃO

Profª Me. Adriana de Oliveira Chaves Palmieri
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

 

 

 

 

Atendimento (44) 3220 - 2000  (44) 99924 - 0664 * Somente para mensagens
Sede SMG - Catuaí (no antigo Shopping Mercosul): Rodovia PR 317, nº 298, CEP 87065-005 (Gleba Patrimônio Maringá)

Maringá - PR