Publicidade e Propaganda

NOTURNO

Categoria: Graduação

Habilitações: Bacharelado

Ato Legal: Portaria MEC nº 280 – 06/02/2009 (DOU 05/03/2009).

Turno de Funcionamento: Matutino e Noturno

Carga Horária Total: 2.988 horas

Carga Horária - Estágio: 504 Horas - Proj. Experimental

Carga Horária - Atividades Complementares / Acadêmico - Científico - Culturais: 72 Horas

Carga Horária - Trabalho de Conclusão de Curso: 36 Horas

Tempo de Integralização: 4 Anos

CONCEPÇÃO

O curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda da Faculdade SMG de Tecnologia e Educação de Maringá oferece a mais diversa visão de mundo, com formação de profissionais aptos a enfrentar as desafiadoras situações dentro das atividades de um publicitário.

O curso de Publicidade e Propaganda da FACULDADE SMG desafia o mercado regional, preparando profissionais publicitários que fomentem a comunicação, transformando a cultura da publicidade e da propaganda nas empresas, organizações, entidades, nas agências e nos veículos de comunicação. Dessa forma, o Curso de Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda (PP) habilita o acadêmico para o desenvolvimento de processos de criação publicitária (para atuar em agências de publicidade) e também para a gestão do planejamento de comunicação mercadológica (de marcas, produtos e organizações).

O aluno na Faculdade SMG é preparado para criar e manter a boa imagem de produtos, serviços, empresas, pessoas ou ideias por meio de diversas atividades curriculares e extracurriculares como: palestras, visitas técnicas, viagens, oficinas, grupos de estudos, debates, mesas redondas, entre outras atividades que fomentam uma comunicação coerente e eficaz no mercado atual.

OBJETIVO GERAL

Formar profissionais criativos e capazes de refletir de forma crítica sobre as principais questões de sua área e de aprimorar, permanentemente, os seus conhecimentos, acompanhando, assim, as transformações e tendências do mercado e de sua área de comunicação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Propiciar a formação, em sintonia com a realidade do meio, de profissionais da publicidade no seu contexto teórico, técnico e prático.
Oferecer uma formação que permita a compreensão do mundo contemporâneo, o domínio do conhecimento para compor, criar e manipular imagens dos softwares de multimídia, expressão gráfica digital, gráfica, infográfica e vídeo que caracterizam a área publicitária em suas diversas aplicações.
Formar profissionais capazes de gerenciar o fluxo de informação e necessidades da sociedade contemporânea impulsionada pelo consumo, tendo por base princípios éticos que atendam aos interesses da comunidade.
Formar profissionais com informação fundamental para compreenderem o mundo em que estão situados, bem como as técnicas para compor a linguagem artística no desenvolvimento de projetos publicitários marcados pela percepção crítica e criativa.

PERFIS ESPECÍFICOS

Os perfis específicos resultam das habilitações diferenciadas do campo da Comunicação, que se caracteriza por uma abrangência sobre diferentes meios, linguagens e práticas profissionais e de pesquisa e, na atualidade, por envolver um acelerado dinamismo social e tecnológico. Para assegurar o desenvolvimento histórico desta área de formação, estudos e exercício profissional, serão desenvolvidas habilitações com uma variedade de perfis específicos. Estas habilitações, definidoras dos perfis específicos, se organizam conforme as seguintes premissas:

a) é mantida a referência básica às habilitações historicamente estabelecidas: jornalismo, relações públicas, publicidade e propaganda, radialismo, editoração, e cinema (assim como à sua denominação alternativa, cinema e vídeo);
b) podem ser criadas ênfases específicas em cada uma destas habilitações, que serão então referidas pela denominação básica, acrescida de denominação complementar que caracterize a ênfase adotada;
c) podem ser criadas novas habilitações pertinentes ao campo da Comunicação.
Voltados ao próprio curso na diretriz, os Perfis Específicos da Habilitação
1. Pelo conhecimento e domínio de técnicas e instrumentos necessários para a proposição e execução de soluções de comunicação eficazes para os objetivos de mercado, de negócios de anunciantes e institucionais;
2. Pela tradução em objetivos e procedimentos de comunicação apropriados os objetivos institucionais, empresariais e mercadológicos;
3. Pelo planejamento, criação, produção, difusão e gestão da comunicação publicitária, de ações promocionais e de incentivo, eventos e patrocínio, atividades de marketing, venda pessoal, design de embalagens e de identidade corporativa, e de assessoria publicitária de informação.

MATRIZ CURRICULAR

LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS
PLANEJAMENTO DE MÍDIA
PROJETO EXPERIMENTAL: PESQUISA E PLANEJAMENTO
ARTE, COMUNICAÇÃO E ESPETÁCULO.
MARKETING DIGITAL
TÓPICOS ESPECIAIS EM COMUNICAÇÃO
PROJETO EXPERIMENTAL: CRIAÇÃO E PRODUÇÃO
PROJETO EXPERIMENTAL: TÉCNICAS DE APRESENTAÇÃO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
ATIVIDADES COMPLEMENTARES (*)

(*) Os alunos deverão participar de forma integrada, por meio das atividades complementares do Seminário de Educação Ambiental e nas ações realizadas na SMG sobre a temática prevista no calendário acadêmico da IES, assim como no calendário de atividades do curso de Publicidade e Propaganda também do Seminário de Consciência Negra.

OPTATIVA PARA TODOS OS CURSOS
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS
EMPREENDEDORISMO
ESTUDOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS