Sistemas de informação

NOTURNO

Categoria: Graduação

Habilitações: Bacharelado

Ato Legal: Portaria MEC nº 699 – 01/10/2015 (DOU 05/10/2015)

Turno de Funcionamento: Matutino e Noturno

Carga Horária Total: 3.560 horas

Carga Horária - Estágio: 320 horas

Carga Horária - Atividades Complementares / Acadêmico - Científico - Culturais: 360 horas

Carga Horária - Trabalho de Conclusão de Curso: 80 horas

Tempo de Integralização: 4 Anos

Remuneração em Início de Carreira: De acordo com as tabelas emitidas pelas entidades gestoras, a remuneração da profissão varia de R$ 1.200,00 até R$ 3.500,00, dependendo dos cargos e funções desempenhadas pelos profissionais.

CONCEPÇÃO

O avanço tecnológico pelo qual passa o mundo, e a consequente disponibilidade da informação e valorização do conhecimento gerou mudanças que, associadas a outros fatores como a questão econômica, ocasionaram avanços, imprevisíveis em décadas atrás. A sociedade contemporânea, denominada a sociedade do conhecimento, valoriza a produção do saber e os avanços científicos e tecnológicos, que muitas vezes causa impacto pela velocidade com que se processa e transforma comportamentos, serviços, produtos e a própria ordem social, econômica e política das nações.

O conhecimento durante muitos anos esteve disponível para poucos e a informação se constituía em mecanismo de poder. O papel dos profissionais de informática é de extrema relevância como parte dessa transformação, pela qual passa a sociedade de forma geral e o mundo organizacional como um todo.

Diante desse contexto, ao bacharel em Sistemas de Informação, compete trabalhar a informação e apoiar a tomada de decisões dentro das organizações. O paradigma educacional proposto para o Curso baseia-se em parâmetros inovadores, em que o aluno será incentivado a adotar uma postura de autonomia crescente, no sentido de construir, sob a mediação docente, o seu saber, de forma consistente e contínua. Para tanto, estão previstas atividades metodológicas, que oportunizarão o equilíbrio entre o saber teórico e prático, o que possibilitará a autonomia necessária á construção do conhecimento.

OBJETIVOS

Formar profissionais empreendedores, capazes de exercer as funções vinculadas ao processamento das informações, aptos à produção do conhecimento e com capacidade para projetar, implementar e gerenciar a infra-estrutura de tecnologia de informação, envolvendo computadores, dados e comunicação em sistemas organizacionais.

PERFIL DO EGRESSO

O perfil do egresso do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação é de um profissional com domínio dos aspectos da investigação e descrição dos processos ligados à informática, das tecnologias da informação, que acompanhe a evolução tecnológica de forma autônoma e independente, desenvolvendo suas potencialidades com espírito empreendedor na busca de soluções para os desafios das organizações e das novas oportunidades de crescimento profissional.

MATRIZ CURRICULAR

COORDENAÇÃO

Professor Fernando Moralles

Atendimento (44) 3220 - 2000  (44) 9924 - 0151 * Somente para mensagens