10 dicas para inovar no planejamento das aulas

Muita coisa mudou na educação ao longo dos anos, mas o que não muda é o desafio de atrair e manter a atenção das crianças em sala de aula. Atualmente, os dispositivos eletrônicos e o excesso de informação são grandes vilões, no entanto, independente das distrações, inovar no planejamento das aulas é uma constante necessidade.

De toda forma, não basta apenas mudar a metodologia em sala, repense seu papel enquanto educador e descubra como se adaptar aos diferentes interesses e ritmos de aprendizagem dos alunos.

Afinal, o que e como fazer?

Todos sabemos que não faltam cobranças em torno da educação e a forma como contribuímos com a formação dos nossos alunos. Calma, o objetivo aqui não é atribuir uma nova responsabilidade. Sendo assim, nos perguntamos: qual conselho poderíamos dar aos nossos pedagogos para que aliem metodologias inovadoras ao seu conhecimento técnico?

Procuramos o pedagogo Jackson José Pagani, coordenador do curso de Pedagogia da Faculdade Santa Maria da Glória (SMG) para responder essa questão.

“Ao capacitar nossos professores precisamos dar apoio para que eles se arrisquem e busquem novos métodos de ensino. Tecnicamente, eles devem dominar o conteúdo, mas a aprendizagem envolve realidades além de uma grade curricular. Assim, os profissionais precisam aliar sua experiência, prática e conhecimento e aprender com os alunos, entrar no mundo deles e descobrir o que de fato é eficaz e torna as aulas mais relevantes e envolventes”, ponderou.

Conselho dado, vamos as ideias de como transformar as tradicionais aulas em divertidas dinâmicas de aprendizado. Separamos 10 dicas de como criar novas experiências com um bom planejamento das aulas. Vamos à elas!

1 – Eleja um propósito

Comece pelo começo, obviamente. Quando for criar uma atividade coloque acima de tudo o objetivo e o resultado que espera dela. Só então, poderá escolher a melhor ferramenta para tirar a ideia do papel. Até por que, o aluno também precisa sentir que aquela atividade tem um porquê de ser feita.

2 – Crie experiências, envolva

Quando for planejar sua aula criativa lembre-se que o conhecimento se retém mais facilmente quando o assunto é vivenciado. Então, invista em metodologias que criem experiências ativas nos alunos.

3 – Repense seu conceito de participação

Leve em conta a individualidade de cada aluno. Nem todos agem da mesma maneira, por isso ao classificá-los como participativos ou não, tenha em mente que nem todos sentem-se confortáveis para se colocar perante o grupo.

4 – Tenha a curiosidade como aliado

Despertar a curiosidade é o melhor caminho para ganhar a atenção de uma criança ou adolescente. Melhor ainda quando a curiosidade já está ali, na cabecinha do aluno. Por que não dedicar um tempo a conhecer os interesses dos alunos? Saber o que eles querem aprender. Certamente, essas informações renderão ótimos insights para o planejamento das aulas.

5 – Crie uma proposta visual

Provavelmente, você já utilize recursos visuais como apoio as suas aulas e saiba da sua importância na aprendizagem. Não menospreze o poder do visual para organizar as ideias e aprimorar a comunicação.

6 – Estimule a empatia

A empatia é um exercício diário, que deve ser ensinado e vivido. Conheça as limitações e capacidade dos alunos e coloque-se no lugar deles para compreender como eles aprendem e interagem. Dessa forma, encontrará uma maneira de vencer suas barreiras.

7 – Faça conexão com a vida real

Criar conexões com a vida real ajuda os alunos a encontrarem aplicação prática do que estão aprendendo. Isso contextualiza os conteúdos e aumenta o engajamento.

8 – E com a vida imaginária

Atividades que incentivem a imaginação são ótimas para estimular a criatividade dos alunos. Planeje aulas com ações que exijam criação e pensamento lógico. Pensar no uso de ambientes e projetos colaborativos pode facilitar essa tarefa.

9 – A tecnologia está aí, use-a

Já que eles estão sempre presentes e são os queridinhos da molecada por que não utilizá-los em prol da aprendizagem? Use a tecnologia para potenciar o efeito da sua metodologia, contextualizando as ferramentas e garantindo que elas deem relevância à aula.

10 – Faça com que o espaço acolha a ideia

Uma simples mudança na posição das cadeiras pode estimular a interação entre alunos e deixá-los mais engajados. Uma aula em círculo, semicírculo ou com alunos frente a frente pode casar muito bem com a intenção da sua aula.

Percebeu como não existe uma formula mirabolante? São pequenas atitudes que fazem toda a diferença.

Solte sua criatividade, utilize o que tiver a sua disposição e inove à vontade no planejamento das suas aulas.