13 dicas para organizar os estudos na semana de provas

"Uma estudante segurando livros"

A semana de provas da faculdade está prestes a começar e você já fica estressado e tenso?
Normal, todo mero mortal fica! Esse artigo é justamente para você e traz dicas para organizar os estudos antes da maratona de provas.

Comece pelo psicológico

Antes de tudo saiba que a ansiedade prejudica sua concentração nos estudos e pode ser sua pior inimiga na hora da prova, afinal, ela é uma das culpadas pelo famoso ‘deu branco’. A propósito, já demos aqui as dicas para evitar branco na prova (reveja).
Lembre-se: acalme sua mente e acredite que será possível conciliar o estudo com a sua rotina. Isso é importante por que seu inconsciente trabalha para aquilo que você mentaliza. Mas, é claro que não existe mágica, então vamos as dicas para organizar os estudos. Partiu!

1 I Revise

Essa é óbvia e a mais importante. Tente sempre revisar o conteúdo para não acumular. No entanto, se está em cima da hora, essa dica fica para o próximo semestre. Não se esqueça dela!

2 I Programe-se

Liste todas as tarefas que terá durante esses dias, mesmo as mais simples, como ir ao supermercado por exemplo. Descarte todas a que puder e adie aquelas que só tomarão tempo. Sacrifique-se só um pouquinho, afinal todas as dicas para organizar os estudos são válidas, certo?

3 I Crie um cronograma

Mesmo estando em cima da hora você ganha tempo e eficiência quando tem uma agenda. Para organizar os estudos, separe dias para cada prova e também os conteúdos que serão estudados. Essa dica, em especial, vale para quem estuda a distância.

4 I Fique off

Saia das redes sociais, elimine as distrações e foco. Só existem cadernos, apostilhas e anotações agora. Esqueça essa história de que ‘eu estudo bem com a televisão ligada’. Música (instrumental, sem palavras) pode ser bom para alguns, mas nem todos, teste. Do mais: foco foco e foco.

5 I Prepare o ambiente

Não é só se trancar no quarto e enfiar a cara no livro ou laptop. Além de seguir as dicas para organizar os estudos você precisa de um lugar que te ajude a estudar bem, você precisará de um ambiente:
– calmo, sem entra e sai ou conversas paralelas;
– bem iluminado, sim quanto mais claridade melhor será a concentração;
– confortável, nada de estudar na cama ou todo torto no sofá.

6 I Faça intervalos

Ninguém é de ferro, então os intervalos são permitidos e aconselhados. Faça um lanche, beba um suco, alongue-se… A cada hora estudando permita-se uma pausa de 15 ou 20 minutos. Mas, retome o plano de estudo depois.

7 I Tente usar cartões

Não menospreze a técnica antes de experimentar, ok? Talvez, fazer cartões com resumo do conteúdo funcione muito bem para você. Use-os para revisar o tema depois, ou então, coloque apenas perguntas no cartão e responda-as mais tarde.

8 I Durma e exercite-se

Mesmo que o apocalipse esteja próximo, você precisa de descanso. Nenhum zumbi aprende ou retém conhecimento. Já a atividade física alivia o stress e melhora a saúde, então tire um tempinho para a prática. Alimente-se bem durante esses dias também.

9 I Busque referências

Dica que vale para todas disciplinas e áreas. Pesquise as provas antigas e preste atenção ao formato das perguntas e ao conteúdo. Além de se familiarizar com o estilo de prova daquele professor, você também testará seus pontos fortes e fracos.

10 I Organize um grupo

Só siga essa dica se você funcionar bem em grupo. Ter mais alguém do lado é bom para expandir o conhecimento e talvez até anime os estudos, mas se você achar que isso te desconcentra fuja da ideia.

11 I Faça associações

Aquelas musiquinhas, palavras ou frases que resumem uma lista enorme de itens que cairão na prova também são aliadas. Associe tudo o que puder ao conteúdo, todo macete é bem vindo e pode ser seu salvador.

12 I Não se boicote

Enrolar ou fingir que tá estudando pode até enganar a alguém, mas nunca te trará um bom desempenho na prova e no curso. Então, não prejudique-se, invista seu tempo e energia de verdade.

13 I Durante a prova, gerencie o tempo

É legal ter um relógio durante as provas, pois assim você gerencia seu tempo. Assim que receber a avaliação veja o número de questões e de acordo com sua complexidade divida o tempo entre elas. Não gaste meia hora em uma questão e deixe 15 minutos para outras cinco.

E aí, curtiu as dicas para organizar os estudos?
São simples, mas teste-as, quem sabe você não se surpreenda.
E boa semana de provas!!! (estamos na torcida)

Warning: The account for faculdadesmg needs to be reconnected.
Due to Instagram platform changes on March 2, 2020, this Instagram account needs to be reconnected to allow the feed to continue updating. Reconnect on plugin Settings page

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram access token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.