"Uma estudante segurando livros"

13 dicas para organizar os estudos na semana de provas

A semana de provas da faculdade está prestes a começar e você já fica estressado e tenso?
Normal, todo mero mortal fica! Esse artigo é justamente para você e traz dicas para organizar os estudos antes da maratona de provas.

Comece pelo psicológico

Antes de tudo saiba que a ansiedade prejudica sua concentração nos estudos e pode ser sua pior inimiga na hora da prova, afinal, ela é uma das culpadas pelo famoso ‘deu branco’. A propósito, já demos aqui as dicas para evitar branco na prova (reveja).
Lembre-se: acalme sua mente e acredite que será possível conciliar o estudo com a sua rotina. Isso é importante por que seu inconsciente trabalha para aquilo que você mentaliza. Mas, é claro que não existe mágica, então vamos as dicas para organizar os estudos. Partiu!

1 I Revise

Essa é óbvia e a mais importante. Tente sempre revisar o conteúdo para não acumular. No entanto, se está em cima da hora, essa dica fica para o próximo semestre. Não se esqueça dela!

2 I Programe-se

Liste todas as tarefas que terá durante esses dias, mesmo as mais simples, como ir ao supermercado por exemplo. Descarte todas a que puder e adie aquelas que só tomarão tempo. Sacrifique-se só um pouquinho, afinal todas as dicas para organizar os estudos são válidas, certo?

3 I Crie um cronograma

Mesmo estando em cima da hora você ganha tempo e eficiência quando tem uma agenda. Para organizar os estudos, separe dias para cada prova e também os conteúdos que serão estudados. Essa dica, em especial, vale para quem estuda a distância.

4 I Fique off

Saia das redes sociais, elimine as distrações e foco. Só existem cadernos, apostilhas e anotações agora. Esqueça essa história de que ‘eu estudo bem com a televisão ligada’. Música (instrumental, sem palavras) pode ser bom para alguns, mas nem todos, teste. Do mais: foco foco e foco.

5 I Prepare o ambiente

Não é só se trancar no quarto e enfiar a cara no livro ou laptop. Além de seguir as dicas para organizar os estudos você precisa de um lugar que te ajude a estudar bem, você precisará de um ambiente:
– calmo, sem entra e sai ou conversas paralelas;
– bem iluminado, sim quanto mais claridade melhor será a concentração;
– confortável, nada de estudar na cama ou todo torto no sofá.

6 I Faça intervalos

Ninguém é de ferro, então os intervalos são permitidos e aconselhados. Faça um lanche, beba um suco, alongue-se… A cada hora estudando permita-se uma pausa de 15 ou 20 minutos. Mas, retome o plano de estudo depois.

7 I Tente usar cartões

Não menospreze a técnica antes de experimentar, ok? Talvez, fazer cartões com resumo do conteúdo funcione muito bem para você. Use-os para revisar o tema depois, ou então, coloque apenas perguntas no cartão e responda-as mais tarde.

8 I Durma e exercite-se

Mesmo que o apocalipse esteja próximo, você precisa de descanso. Nenhum zumbi aprende ou retém conhecimento. Já a atividade física alivia o stress e melhora a saúde, então tire um tempinho para a prática. Alimente-se bem durante esses dias também.

9 I Busque referências

Dica que vale para todas disciplinas e áreas. Pesquise as provas antigas e preste atenção ao formato das perguntas e ao conteúdo. Além de se familiarizar com o estilo de prova daquele professor, você também testará seus pontos fortes e fracos.

10 I Organize um grupo

Só siga essa dica se você funcionar bem em grupo. Ter mais alguém do lado é bom para expandir o conhecimento e talvez até anime os estudos, mas se você achar que isso te desconcentra fuja da ideia.

11 I Faça associações

Aquelas musiquinhas, palavras ou frases que resumem uma lista enorme de itens que cairão na prova também são aliadas. Associe tudo o que puder ao conteúdo, todo macete é bem vindo e pode ser seu salvador.

12 I Não se boicote

Enrolar ou fingir que tá estudando pode até enganar a alguém, mas nunca te trará um bom desempenho na prova e no curso. Então, não prejudique-se, invista seu tempo e energia de verdade.

13 I Durante a prova, gerencie o tempo

É legal ter um relógio durante as provas, pois assim você gerencia seu tempo. Assim que receber a avaliação veja o número de questões e de acordo com sua complexidade divida o tempo entre elas. Não gaste meia hora em uma questão e deixe 15 minutos para outras cinco.

E aí, curtiu as dicas para organizar os estudos?
São simples, mas teste-as, quem sabe você não se surpreenda.
E boa semana de provas!!! (estamos na torcida)