3 testes vocacionais para ajudá-lo a escolher um curso superior.

Para quem ainda não está 100% decidido sobre que profissão seguir, alguns testes vocacionais podem fazer a diferença! Claro que você encontra várias opções ao pesquisar no Google, mas aqui já estão dispostos alguns spoilers de como é a experiência ao usar cada um deles. Assim, fica bem mais fácil escolher o mais legal e que pode te ajudar em uma decisão tão importante.

Vamos lá?

  1. Que Curso

Este é um teste bem divertido. Antes de você começar a responder, um chatbot cheio de personalidade coleta algumas informações suas. Passado esse estágio, você analisa palavras-chave e avalia quais você mais gosta e quais não te atraem. Em alguns minutos, você já descobre seus resultados parciais, com as áreas profissionais mais relevantes para o seu perfil.

teste

Já na segunda etapa, você vai demorar em torno de 20 a 30 minutos para chegar aos resultados finais, com as recomendações de cursos. Dessa vez, no lugar de palavras, você reage às atividades cotidianas de diversos profissionais. No resultado, o “Que Curso” te apresenta 10 opções de cursos. Em uma segunda aba, apresenta as áreas de interesse e um percentual de compatibilidade com cada uma.

  1. John Holland / Carlos Martins

Este aqui é um teste vocacional um pouco mais aprofundado e extenso! Ele é considerado um dos melhores do mundo e é inspirado na descoberta do psicólogo e educador John Holland. Já a adaptação para o Brasil ficou por conta do Consultor Carlos Martins.

Então, funciona assim: você dá uma nota de zero a dez para um montão de afirmações. Quanto mais você se identificar, maior a nota aplicada. As frases falam de atividades profissionais, o que você gosta de fazer no seu cotidiano e terminam pelos assuntos que você já domina.

Por fim, ao preencher todas as notas, você confere a sua pontuação para 6 perfis profissionais diferentes. Aquela com mais pontos é a ideal para você. Depois, você acessa exemplos de profissões que se encaixam em cada tipo de perfil.

  1. Guia da Carreira

Por ser mais curtinho e simples, talvez esse teste seja ideal apenas para quem já tem uma boa ideia do que quer fazer, mas quer ter certeza absoluta. Ele te faz imaginar e escolher entre situações bem diferentes dos outros testes vocacionais e traz até frases célebres que você avalia e escolhe aquela que se alinha melhor com sua filosofia de vida. No resultado, o blog apresenta um parágrafo sintetizando a área vencedora e compatível para o seu perfil, junto a 15 opções de cursos.

Ficou mais fácil se decidir agora? Confira a nossa lista de cursos de graduação e agende o seu vestibular agora mesmo!

Siga nossas redes sociais:

Selecione a modalidade que encaixa no seu perfil e Inscreva-se
plugins premium WordPress