5 dicas para escolher a graduação certa para você

A decisão por qual profissão seguir costuma acontecer bem cedo em nossas vidas e nem sempre estamos preparados quando vem a pergunta: “e aí, o que vai fazer no vestibular?”.  Se você está nesse momento superimportante, confira as dicas abaixo e tome sua decisão com mais de segurança:

1. Quais são suas matérias preferidas?

As nossas matérias preferidas na escola podem ser um primeiro indicativo da profissão ideal. Não apenas aquela matéria que você “vai bem”, mas aquela que desperta sua curiosidade e te encanta.

Além disso, é importante pensar no motivo que te faz gostar daquela matéria. Por exemplo: se no caso da matemática, o que você gosta é o desafio e o raciocínio lógico, existem muitas opções além de engenheiro e professor. Cursos como administração, arquitetura, marketing ou design também pedem este perfil.

2. Pense a respeito dos seus medos

Pode ser que você não tenha uma matéria preferida, ou esteja em dúvida entre várias. Faça então o caminho contrário e pense a respeito daquilo que te dá agonia, medo, aversão. Às vezes pode ser o medo de sangue, medo de animais, medo de falar em público, entre outros. A partir dessa reflexão, você pode chegar mais perto do seu curso ideal por eliminação.

decisão, pensador

3. Siga profissionais famosos e referências da área

As mídias sociais hoje dão a oportunidade de desbravar o cotidiano de algumas personalidades de destaque. Você pode seguir famosos designers de moda, artistas plásticos, atores, educadores físicos, nutricionistas, músicos, sem contar os diversos tipos de autores famosos que também podem ser historiadores, juristas, filósofos, empresários etc. Caso a sua profissão preferida não tenha tantas celebridades interessantes, apenas acompanhar blogs e páginas vinculadas podem inspirar uma decisão bem-informada.

4. Faça um bom teste vocacional

Você pode buscar um profissional para ter uma orientação mais aprofundada, mas também existem diversas opções online e gratuitas de testes vocacionais bastante interessantes. Um exemplo é o teste inspirado na obra do psicólogo e educador John Holland. Nele, você dá uma nota de zero a dez para diversas frases. Elas falam de atividades profissionais, o que você gosta de fazer no seu cotidiano e terminam pelos assuntos/tópicos que você já domina.

5. Pesquise sobre média salarial e mercado

Pode ser que o salário seja prioridade para você, pode ser que não. Seja como for, uma decisão bem-informada só estará completa ao pesquisar dados básicos como média salarial e como anda a oferta de emprego em suas profissões de maior interesse. Sites dos órgãos oficiais de cada profissão ou grandes portais como Catho e Love Mondays auxiliam nesta etapa.

E aí, ficou mais fácil a decisão? Aproveite e conheça todas as graduações ofertadas pela Faculdade SMG para o 2º semestre! Os primeiros matriculados em cada turma ganham descontos de até 60%(confira o regulamento)!