5 dicas para manter o ânimo durante a faculdade

Bateu a bad? Acontece até com os alunos nota 10, acredite! Com os passar dos meses e matérias, a gente vai acumulando estresse, tarefas por fazer, provas, trabalhos, prazos. E tá tudo bem se isso te deixa meio pra baixo de vez em quando, mas não esqueça que você tem uma meta: o diploma! E é pensando na sonhada formatura que preparamos 5 dicas que podem te ajudar na tarefa de se manter centrado na missão.

1. Gerencie seu tempo

O gerenciamento do tempo é essencial para que você consiga atingir suas metas em cada matéria ao longo do curso, para isso você pode escolher a ferramenta mais adequada ao seu estilo: trello, pomodoro, listas, etc..  Analisando cada uma das matérias que você precisará estudar e medindo o tempo que gastará em cada uma delas, é possível aumentar a produtividade, a eficiência e ainda diminuir a ansiedade. Para gerenciar seu tempo e assumir o controle, você precisa:

• Organizar os materiais e o ambiente de estudo de cada matéria;
  • Respeitar os prazos que você definir para cada tarefa;
  • Fazer um ranking de prioridades e segui-lo.

2. Encare o estudo como trabalho

Quem nunca ouviu a pergunta “você trabalha ou só estuda?” que atire a primeira pedra. A questão é que o estudo é o seu trabalho, ou pelo menos um deles. É por isso que você deve encarar sua faculdade com profissionalismo, estabelecendo metas e rotinas a serem cumpridas.

Como qualquer trabalho,  o estudo estará diariamente na sua vida. Assim, aceitando a profissão estudante e incorporando o hábito de estudar à sua vida, é muito mais fácil manter o ritmo e pegar o diploma!

3. Separe um tempo para você

Você já sabe que tem muita disciplina e esforço envolvidos no processo de cursar uma faculdade, né? Mas é importante lembrar que é necessário tirar um tempo para si mesmo. Em meio a tanta correria e cobranças, é bem possível que você chegue a conclusão de que não tem tempo para se divertir ou relaxar. No entanto, a rotina pesada de estudos e trabalhos precisa de breaks, para que não haja sobrecarga emocional.

Invista em atividades físicas, passe tempo com seus amigos e relaxe um pouco! Faça algo por você e, depois, volte com tudo para os livros!

4. Mentalize seu objetivo diariamente

Nunca se esqueça dos motivos que te levaram à escolha do seu curso, isso é importante! Faça o exercício mental de lembrar você mesmo de que se formar é um grande objetivo a ser atingido. Pense nos lugares onde quer trabalhar, na carreira que deseja seguir e em tudo que já passou até aqui. Não se permita desistir do seu sonho!

5. Aceite alguns momentos de frustração

Mesmo com essas diquinhas, sabemos que não existe fórmula mágica. Estudar muitas vezes é uma tarefa árdua e cheia de obstáculos, e tá tudo bem! Ir mal em uma prova é mesmo horrível, mas vai passar. Permita-se ficar meio borocochô de vez em quando, mas recupere as forças e dê a volta por cima quantas vezes for necessário!

Estamos combinados?! Bons estudos!