Abril Azul: Mês de Conscientização do Autismo!

Abril Azul: Mês de Conscientização do Autismo!

Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, uma em cada 160 crianças no mundo tem TEA. Mas o que de fato é o autismo?  

Estabelecido pela Organização das Nações Unidas -ONU, o mês de abril é marcado pela cor azul como uma forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Apesar de suas dificuldades de interação social, os autistas fazem parte da sociedade e têm os mesmos direitos de todos. Conhecer sobre o tema é uma das formas encontradas para diminuir a discriminação. Por isso, dedicar um mês a assunto é tão importante.

Vamos entender o conceito de autismo?!

O que é o autismo?

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o TEA é um transtorno do desenvolvimento neurológico, caracterizado por dificuldades de comunicação e interação social e pela presença de comportamentos e/ou interesses repetitivos ou restritos. Esses sintomas configuram o núcleo do transtorno, mas a gravidade de sua apresentação é variável. E embora não haja cura, o diagnóstico e intervenções precoces podem alterar o prognóstico e suavizar os sintomas.

Como identificar o autismo?

O autismo pode ser identificado desde o primeiro ano de vida, embora seu diagnóstico geralmente se dê entre os 4 e 5 anos. Certas características, tais como dificuldade de interação social, dificuldade em se comunicar, hipersensibilidade sensorial, desenvolvimento motor atrasado, comportamentos repetitivos ou metódicos, podem indicar a presença do TEA.

O que causa o autismo?

Apesar de não possuir causas totalmente conhecidas, há relatos de determinados  fatores que contribuem para que uma criança venha ao mundo com autismo, como estresse, exposição a substâncias tóxicas, desequilíbrio metabólicos, infecções e complicações durante o período de gravidez.

Capacidade do autista:

Apesar das dificuldades que um autista encontra para realizar algumas atividades, por outro lado quando se foca em determinada prática, consegue desempenhar suas funções  com excelência e adquirir habilidades incríveis.

Exemplos de pessoas que obtiveram sucesso apesar do diagnóstico de autismo:

Albert Einstein: Quem nunca ouviu falar no físico alemão Albert Einstein? Conhecido mundialmente, apesar de não ter recebido um diagnóstico acredita-se que possuía a síndrome de Asperger, uma variante do autismo, devido ao seu comportamento retraído quando criança, sua dificuldade em se comunicar e os problemas para se relacionar com as outras pessoas. Há controvérsias sobre tais assuntos, mas o fato é que mesmo com tais dificuldades Albert Einstein desenvolveu a teoria da relatividade.

 

Jacob Barnett: Diagnosticado com autismo moderado aos dois anos de idade, foi desacreditado pelos médicos que disseram que o garoto seria incapaz de desenvolver até mesmo atividades simples do cotidiano. No entanto, aos 11 anos, Barnet  ingressou na universidade e realizou pesquisas na área da física quântica, publicando múltiplos trabalhos na área. Além de ser dono de um QI de 170, Barnett também é fundador da empresa Well LLC.

 

Derek Paravicini: Autista e deficiente visual sempre teve dificuldades para aprender em relação às outras crianças, mas aos dois anos de idade surpreendeu a todos quando começou a tocar piano. Seus pais então o encaminharam para uma escola de música destinada a deficientes visuais para que pudesse desenvolver suas habilidades. Aos doze anos realizou seu primeiro concerto de piano.


Quer saber como a SMG está comprometida com essa causa?

Durante todo o mês, a SMG realizou atividades sobre o tema, como a palestra “Nutrição e Autismo”, com a nutricionista Abigail Stirle Eufrasio, profissional com certificado em Nutrição funcional no TEA, TDAH e T21, que abordou sobre como o transtorno do espectro autista é uma condição intimamente relacionada com a Nutrição.

E não é só!

A SMG mantém uma parceria com a ONG Estrela de Davi,  uma clínica terapêutica que oferece atendimento às pessoas com TEA – Transtorno do Espectro Autista e que auxilia seus familiares. 

A parceria envolve a infraestrutura, os professores e alunos da SMG no apoio às atividades da ONG. Conheça mais sobre o autismo e apoie esse lindo trabalho acessando o site: https://www.estreladedavi.com.br/

Para abrilhantar ainda mais essa matéria, convidamos a Luciana Francisco, aluna de Psicologia da SMG para relatar a sua experiência como mãe e pesquisadora, confira:

“Meu nome é Luciana, sou mãe do Tom de 12 anos que está do do Transtorno dentro Espectro Autista, TEA.

Tom foi diagnosticado tardiamente com 5 anos de idade, seu quadro é leve, portanto isso dificultou ainda mais seus diagnósticos. Na época parei de trabalhar na minha área, até então Direito e fui estudar para poder ajudá-lo. Me apaixonei pela causa e hoje sou psicopedagoga comportamental, especialista em autismo e estudante de psicologia.

O autismo ainda é muito recente, causa espanto quando as pessoas veem um pré-adolescente que fala sobre museus e ama animais, estar dentro do espectro, infelizmente para algumas pessoas o autismo ainda não foi esclarecido, não é apenas o que não é verbal ou o que tem movimentos estereotipados, cada um é único em sua essência e em seu jeito de ser.

A minha melhor experiência de vida foi a adoção de uma criança autista que me faz grande e guerreira todos os dias, aprendo mais com ele do que posso ensiná-lo.

——-

A seguir, as dicas dos professores da SMG, Camila, Dennys e Pricilla,  sobre o autismo:

The Good Doctor – retrata a história do médico autista Shaun Marphy, mostra as dificuldades e desafios que enfrenta como também seu desenvolvimento e superação no decorrer da história, Shaun se vê em um cenário onde precisa provar a sua capacidade e lidar com suas limitações.  A série está disponível no Gloob Play e no Canal Sony.

Uma Viagem Inesperada – conta a história de uma mãe que descobre que seus dois filhos gêmeos são autistas, e o comportamento dos meninos faz com que não consigam ficar por muito tempo nas escolas, a mãe Corine luta  e se dedica incansavelmente para que ambos possam ter uma vida normal, e uma nova esperança ressurge quando um dos seus filhos é aceito em uma escola e o outro em uma equipe de corrida.  Baseado em fatos reais o filme se encontra disponível no youtube .

Atypical – essa série retrata a trajetória de um estudante de 18 anos com diagnóstico de autismo, em cenário de amadurecimento pessoal, e aprende a se superar cada vez mais. A série é original da netflix e está disponível na plataforma.

Amor no Espectro – essa série em forma de reality show busca retratar como é a vida e os relacionamentos de uma pessoa com autismo, também disponível na plataforma da netflix.

Uma dica especial:

 

 

Aprenda muito mais, seguindo o canal Tirinhas da Sara, da Aline Provensi, Psicóloga, AH/SD, autista e Especialista em TEA, nas redes sociais.

 

 

E aí? Viu só a importância do abril azul?!

Continua navegando em nosso blog. Temos muitos mais assuntos como este para você!

 Siga também nossas redes sociais!

Siga nossas redes sociais:

Selecione a modalidade que encaixa no seu perfil e Inscreva-se
plugins premium WordPress