Acadêmica da SMG apresenta projeto no maior evento científico de enfermagem da América Latina

Nada é impossível para Aline Amenencia de Souza! A acadêmica faz parte do curso de enfermagem da SMG e participou do  23°  Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF). O evento aconteceu entre os dias 27 e 30 de setembro e foi a primeira vez que ocorreu em formato híbrido.

O tema central desta edição foi: “Protagonismo e cuidado na Enfermagem: Cuidado, transdisciplinaridade e politização”, trazendo debates e reflexões acerca da pandemia de covid-19, e sobre o fortalecimento da Saúde Coletiva e da Enfermagem brasileira, em um contexto político adverso.

23°cbcenf – Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem/Reprodução

De acordo com o Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren), a edição de 2021 contou com mais de 1.000 trabalhos científicos, 80 palestras e 15 cursos para mais de 26 mil profissionais inscritos no evento.

A participação de Aline Amenencia de Souza

Atualmente no 6° período do curso de enfermagem, Aline apresentou seu trabalho no dia 28 de setembro, abordando o tema: “Disparidade Racial de Mortes Maternas no Brasil de 2010 a 2019”.

O trabalho foi realizado em parceria com a professora e doutora Kelly Cristina Luz. O objetivo era analisar e identificar quais são os grupos de mulheres indicadas com mais vulnerabilidade para morte materna.

Nesse trabalho foi analisada a morte materna com intersecção de estado civil, raça/cor, escolaridade, renda econômica, regiões do país e causa da morte. Com isso, “será possível propor novas ações, programas e articulações na saúde para reduzir esses óbitos, já que são óbitos evitáveis e, portanto, inaceitáveis”, explicou Aline.

A acadêmica nos contou sobre sua jornada com esse trabalho: “Na verdade esse projeto começou com o intuito de ser só um resumo para um evento. Porém, coletei um grande número de dados e resolvi fazer um projeto grande, totalmente teórico sobre mortes maternas no Brasil […] Os dados provêm do banco de dados do DATASUS, e não precisa de autorização do comitê de ética para analisá-los, já que são dados secundários do sistema de saúde.”

Parabéns Aline!!

A SMG apoia seus estudantes em todos os desafios da vida acadêmica e busca o melhor desenvolvimento profissional para seus alunos!

Visite a página do Curso de Enfermagem da SMG e conheça mais sobre nosso curso!

Se você curte outra área de estudos, não tem problemas, também temos outros cursos disponíveis na instituição!