Aluno de engenharia da SMG desenvolve telha ecológica feita com garrafa PET

O que você faz para ajudar o planeta?

Foi com esse questionamento em mente que o acadêmico de Engenharia da SMG, Thiago Felipe Moreira de Almeida, 20 anos, desenvolveu uma telha ecológica.

Meios de produção sustentável e materiais alternativos estão se tornando comuns no estilo de vida da população. O objetivo dessas inovações é minimizar os impactos da ação humana no meio ambiente e reutilizar resíduos que poderiam ser descartados de maneira inadequada.


O INÍCIO DO PROJETO


Você já ouviu falar nos
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)?

Tratam-se de 17 objetivos e 169 metas de ação global para alcance até 2030, com o compromisso de garantir um desenvolvimento ambiental, social e sustentável, visando a erradicação da pobreza, violência, desigualdades, esgotamento dos recursos naturais, etc.

A “Agenda 2030” foi adotada em 2015 pelos Estados membros da ONU, que deverão desenvolver políticas públicas e estratégias que irão garantir que as metas sejam alcançadas.

Foi durante uma exposição destinada aos calouros da SMG de 2020, que o acadêmico Thiago acompanhou uma apresentação sobre os ODS, e começou a repensar seu papel nessa mudança. Questionamentos sobre “Como poderia contribuir para o alcance dos objetivos?” e “Como tornar-se relevante nessa ação?”, foram o estopim para motivá-lo no projeto.

Acadêmico Thiago em uma foto recente ao lado do banner com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Atualmente o acadêmico cursa o 5° semestre do curso de Engenharia da SMG.

A cada ano, o Brasil despeja no planeta cerca de 80 milhões de toneladas de resíduos, isso equivale a 1 kg de lixo por dia. Dentro dos lixos encontrados nos oceanos, o plástico representa 80% do material que não é descartado adequadamente pelo ser humano, e o Brasil é o 4° maior produtor de lixo plástico do mundo, são 11 milhões de toneladas produzidas por ano, e somente pouco mais de 1% é reciclado.

Alinhado a sua área de graduação, a engenharia, surgiu em Thiago a ideia de produzir um material que reduzisse os impactos da construção civil e da ação humana no meio ambiente. A solução sustentável encontrada pelo aluno foi desenvolver uma telha ecológica feita de garrafa Pet.

Além de contribuir para o meio ambiente reduzindo o descarte de lixos sólidos, as telhas ecológicas também tornaram-se uma saída vantajosa e econômica para a construção civil, visto que muitos materiais podem ser reutilizados e possuem baixo custo.

 

DESENVOLVENDO A TELHA DE GARRAFA PET

A telha desenvolvida por Thiago é composta por fibras de plástico. Foram meses de tentativa e acerto, para finalmente conseguir desenvolver o material que atendesse as demandas do mercado.

“Foram três tentativas. A primeira esfarelou demais, a segunda ficou quebradiça e a terceira foi a que deu certo”, contou o acadêmico.

Thiago levou em torno de 2 meses e meio para chegar ao resultado definitivo e que determinava as quantidades exatas dos elementos aos quais a telha seria composta.

 

Leia também:

Da Europa para uma graduação no Brasil, conheça a história do enfermeiro André, egresso da SMG

Saiba como se qualificar para o mercado de trabalho atual

 

O processo de desenvolvimento da telha ecológica de garrafa pet tornou-se mais demorado devido ao fato de que Thiago também foi o responsável por produzir outros materiais que seriam utilizados na confecção da telha, como o molde. O processo de trituração de cerca das 18 garrafas foi manual e o acadêmico ainda precisava compreender como se daria o ligamento das fibras de plástico com o concreto, matéria-prima utilizada no desenvolvimento da telha.

Foi através do aquecimento do plástico em água quente, que Thiago conseguiu a consistência necessária para ligar o material com o cimento.

Ainda, de acordo com os dados da pesquisa do acadêmico, 1000 casas no estilo “Minha Casa Minha Vida”, poderiam ser produzidas ao ano utilizando este material. O que resulta em 525 toneladas de garrafas recicladas.

Thiago também expôs a telha a testes de resistência e reutilização, e conseguiu resultados positivos.

  • A telha desenvolvida pelo acadêmico cumpre seu papel de minimizar os efeitos negativos da ação humana no meio ambiente. 

Ele explicou que, com o descarte de uma demolição, por exemplo, você poderá moer o material e, adicionando algumas matérias-primas, conseguirá  moldá-lo e reutilizá-lo em uma nova obra, evitando, assim, que o plástico possua um destino inadequado

  • A telha reutilizada apresentou as mesmas características da telha primária, a única desvantagem é que ela possui uma menor resistência, comparada ao primeiro material.
Amostra dos testes realizados com a telha.

Quando o assunto é preço, a telha ecológica de garrafa pet se destaca, Thiago ressaltou que este material alternativo a torna 69% mais barata que uma telha de barro e 74% mais barata que uma telha de cimento normal. Seu baixo custo é só mais um motivo que viabiliza a aplicação do projeto no dia a dia da construção civil.

Projetos alternativos como o de Thiago estão cada vez mais presentes no cotidiano do ser humano. O acadêmico demonstrou como uma ideia simples pode dar um novo destino às garrafas pet e minimizar os efeitos que as toneladas de plásticos causam no meio ambiente.

Thiago conseguiu concretizar seu desejo de fazer a diferença. E esperamos que sua iniciativa inspire mais cidadãos e estudantes dos mais variados cursos, a promover projetos que visam o desenvolvimento sustentável e social no nosso mundo.

 

E o palco para que você desenvolva iniciativas como a de Thiago é a SMG!

Aqui você terá o suporte de professores que te auxiliarão a fazer a diferença na comunidade e no seu futuro acadêmico, assim como participará de projetos de extensão e palestras que irão expandir seus conhecimentos acerca dos mais variados temas.

 

Saiba mais sobre o curso de engenharia e as outras graduações disponíveis na SMG, acessando o nosso site!

Continue acompanhando nosso blog para manter-se atualizado sobre as notícias da instituição e o mercado de trabalho.

Siga nossas redes sociais:

Selecione a modalidade que encaixa no seu perfil e Inscreva-se
plugins premium WordPress