Bacharelado ou Licenciatura: qual é o melhor?

"Mulher em dúvida"

Muitos se confundem, outros nem sabem a diferença. Afinal, no embate Bacharelado x Licenciatura: qual é o melhor para você?
Chega mais, vamos acabar de vez com essa dúvida!

Preciso saber a diferença?

Evidentemente, meu caro! Aliás, se você é estudante e está buscando informações sobre a graduação essa matéria é indispensável.

Para acertar na escolha do curso, além de saber se é o que você gosta e quer fazer no futuro, também é preciso escolher se ele será Bacharelado ou Licenciatura.

Afinal, o que é Bacharelado?

Basicamente, a modalidade Bacharelado foca no mercado de trabalho como um todo.
Ou seja, forma profissionais com sólidos conhecimentos sobre a área estudada e com amplas habilidades dentro da profissão. Sendo assim, o ensino não tem uma particularidade apenas, e sim todas as possibilidades de atuação.
Em resumo: o profissional estará apto para atuar em todas as funções da sua área, menos dar aulas.
Ah, o tempo de duração destes cursos, geralmente, é de três a seis anos.

E a Licenciatura?

Se os bacharéis não podem dar aulas, obviamente, essa modalidade é onde formam-se os professores. Compreendeu a diferença?
Ou seja, os cursos de Licenciatura focam-se na docência. Principalmente, nos níveis do Ensino Básico e Médio.
Por exemplo, o licenciado em Geografia poderá dar aulas em escolas públicas ou privadas, assim como aulas particulares. Logo, a maior parte dos cursos em licenciaturas são disciplinas que estudamos na escola, como: Matemática, Letras, Biologia, História, dentre outras.
Em média, os cursos de Licenciatura possuem duração de 4 anos.

O mesmo curso tem ambas as modalidades?

Com toda a certeza. Inclusive, alguns cursos de diferentes modalidades têm a mesma base curricular inicial em algumas faculdades. Assim sendo, os alunos de ambas estudam juntos (o mesmo conteúdo) e a partir de um certo momento, escolhem a modalidade que desejam seguir, separando-se o aprendizado.
No caso da licenciatura, é partir daí que o estudante vê as disciplinas relacionadas à pedagogia, didática e psicologia.
No entanto, algumas instituições oferecem os cursos em separado.

Aqui na SMG não temos um mesmo curso em duas modalidades, então recomendamos que você sempre observe qual é a modalidade do curso oferecido.

A distância ou presencial?

Tanto faz. Cursos bacharelados e de licenciatura existem nas duas formas de ensino.

E o diploma, é diferente também?

Bacharelado e Licenciatura só se diferenciam na atuação profissional. Depois que se forma, ambos os profissionais terão, de igual forma, o reconhecimento de graduados no ensino superior.
Sendo assim, o diploma tem exatamente o mesmo valor! Mas, é claro que a informação de que o curso é de uma ou de outra modalidade constará no documento.
Ah, lembre-se de se certificar se a instituição é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), caso não seja, o diploma não tem validade. Disso você já sabe, certo?

E aí, agora que entendeu a diferença conta pra gente: Bacharelado x Licenciatura, qual é o melhor para você?

Warning: The account for faculdadesmg needs to be reconnected.
Due to Instagram platform changes on March 2, 2020, this Instagram account needs to be reconnected to allow the feed to continue updating. Reconnect on plugin Settings page

Error: Access Token for faculdadesmg is not valid or has expired. Feed will not update.

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.