"Mulher em dúvida"

Bacharelado ou Licenciatura: qual é o melhor?

Muitos se confundem, outros nem sabem a diferença. Afinal, no embate Bacharelado x Licenciatura: qual é o melhor para você?
Chega mais, vamos acabar de vez com essa dúvida!

Preciso saber a diferença?

Evidentemente, meu caro! Aliás, se você é estudante e está buscando informações sobre a graduação essa matéria é indispensável.

Para acertar na escolha do curso, além de saber se é o que você gosta e quer fazer no futuro, também é preciso escolher se ele será Bacharelado ou Licenciatura.

Afinal, o que é Bacharelado?

Basicamente, a modalidade Bacharelado foca no mercado de trabalho como um todo.
Ou seja, forma profissionais com sólidos conhecimentos sobre a área estudada e com amplas habilidades dentro da profissão. Sendo assim, o ensino não tem uma particularidade apenas, e sim todas as possibilidades de atuação.
Em resumo: o profissional estará apto para atuar em todas as funções da sua área, menos dar aulas.
Ah, o tempo de duração destes cursos, geralmente, é de três a seis anos.

E a Licenciatura?

Se os bacharéis não podem dar aulas, obviamente, essa modalidade é onde formam-se os professores. Compreendeu a diferença?
Ou seja, os cursos de Licenciatura focam-se na docência. Principalmente, nos níveis do Ensino Básico e Médio.
Por exemplo, o licenciado em Geografia poderá dar aulas em escolas públicas ou privadas, assim como aulas particulares. Logo, a maior parte dos cursos em licenciaturas são disciplinas que estudamos na escola, como: Matemática, Letras, Biologia, História, dentre outras.
Em média, os cursos de Licenciatura possuem duração de 4 anos.

O mesmo curso tem ambas as modalidades?

Com toda a certeza. Inclusive, alguns cursos de diferentes modalidades têm a mesma base curricular inicial em algumas faculdades. Assim sendo, os alunos de ambas estudam juntos (o mesmo conteúdo) e a partir de um certo momento, escolhem a modalidade que desejam seguir, separando-se o aprendizado.
No caso da licenciatura, é partir daí que o estudante vê as disciplinas relacionadas à pedagogia, didática e psicologia.
No entanto, algumas instituições oferecem os cursos em separado.

Aqui na SMG não temos um mesmo curso em duas modalidades, então recomendamos que você sempre observe qual é a modalidade do curso oferecido.

A distância ou presencial?

Tanto faz. Cursos bacharelados e de licenciatura existem nas duas formas de ensino.

E o diploma, é diferente também?

Bacharelado e Licenciatura só se diferenciam na atuação profissional. Depois que se forma, ambos os profissionais terão, de igual forma, o reconhecimento de graduados no ensino superior.
Sendo assim, o diploma tem exatamente o mesmo valor! Mas, é claro que a informação de que o curso é de uma ou de outra modalidade constará no documento.
Ah, lembre-se de se certificar se a instituição é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), caso não seja, o diploma não tem validade. Disso você já sabe, certo?

E aí, agora que entendeu a diferença conta pra gente: Bacharelado x Licenciatura, qual é o melhor para você?