Cerimônia da Lâmpada

Recentemente os acadêmicos do quarto ano do curso de Enfermagem da Faculdade SMG de Maringá, docentes e direção participaram da tradicional cerimônia de passagem da Lâmpada, considerado o símbolo máximo da Enfermagem. A cerimônia ocorreu  sob a organização da Fascínios Eventos no auditório da SMG.

O evento é organizado pelos alunos do quarto ano conforme a tradição que tem como objetivo transmitir experiências e expectativas para os futuros profissionais. Para a coordenadora do Curso de Enfermagem, Profª Mônica Fernandes Freiberg a tradição é um ritual que deve ser cumprido e cercado de alto grau de importância. De acordo com o Diretor Prof. Edvaldo dos Santos Soares é preciso manter a chama da enfermagem acesa. “A tradição da passagem da Lâmpada, é importante e representativa”, explica. Para a coordenadora o momento também serve para reforçar o comprometimento com a qualidade da saúde.

A Lâmpada foi conduzida pela Enfermeira, Prof.ª Dirleia F. dos Santos .  Durante a cerimônia foram ressaltados importantes considerações sobre a profissão e sobre a responsabilidade dos profissionais, não só com o pleno exercício dos aprendizados  técnicos, mas com a responsabilidade humana de acolher, cuidar e ajudar o ser humano. Os alunos participaram da celebração e no momento mais especial da noite  foram chamados a frente para acender a lâmpada como compromisso dos formandos de Enfermagem de 2018.  A chama acesa, foi passada pelos Professores Enfermeiros para os acadêmicos, concluintes de 2018. Esta foi a terceira turma de Enfermagem a realizar a cerimônia. Esta tradição  é uma referência à primeira enfermeira, Florence Nightingale, e o atendimento dado aos soldados durante a guerra.

 

Siga nossas redes sociais:

Selecione a modalidade que encaixa no seu perfil e Inscreva-se
plugins premium WordPress