ABNT: saiba como acertar nas citações

Todo graduando já passou algum sufoco na hora de formatar o trabalho de acordo com as famosas Normas ABNT, não é mesmo? E uma das partes mais complicadas é a hora de citar aquele autor que você tá lendo. Como é que fica se a citação se tiver mais de três linhas? Separa com vírgula ou ponto? Calma que a gente separou um passo-a-passo das referências pra dar aquela ajudinha na hora de formatar o seu trabalho.

Primeiramente, o que é uma citação?

A citação é aquela parte importantíssima em um trabalho que acadêmico que vai provar que tudo o que você escreveu está embasado em estudos anteriores.  É o momento de se referir à ideia de um autor que você leu e que falou sobre o mesmo tema que você.

Agora, as formas de fazer uma citação no seu trabalho são variadas, se liga:

1. Citação direta

Na citação direta você vai copiar exatamente as palavras do autor, usando aspas e indicando o nome do autor antes ou depois, sempre seguido do ano da publicação entre parenteses.  Mas, tem uma um outro detalhe: a citação direta tem duas “modalidades”. Confira:

Citação direta curta

A citação curta aparece no meio do texto como uma cópia do texto do autor, mas ela não pode ultrapassar 3 linhas. Você pode fazê-la assim: Segundo João Silva (2020), “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura” ou, ainda, “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura” SILVA (2020).

 

Citação direta longa

Se a sua citação for grande, com mais de 3 linhas, ela é considerada uma citação direta longa e precisa obedecer a regras específicas. Esse tipo de citação vem separada do texto, com um recuo de 4 centímetros, espaçamento simples e letra menor que o restante do texto, tamanho 10 ou 11. E lembre-se sempre: não se usa aspas nas citações longas. Você pode fazer assim:

Água mole em pedra dura tanto bate até que fura? Sim. Água mole em pedra dura tanto bate até que fura.Água mole em pedra dura tanto bate até que fura? Sim. Água mole em pedra dura tanto bate até que fura. Água mole em pedra dura tanto bate até que fura? Sim. Água mole em pedra dura tanto bate até que fura. Água mole em pedra dura tanto bate até que fura? (SILVA, 2020)

2.Citações indiretas 

Você vai se lembrar das citações indiretas também como paráfrases, ou seja, você usa as suas palavras para mencionar aquilo que foi dito por outra pessoa. Não é necessário usar aspas, apenas citar o autor e o ano da obra.  Por exemplo: João Silva (2020) afirmou em seus estudos que a água, embora seja de natureza mole, tanto bate na pedra dura que pode chegar a perfurá-la. Entendeu?!

3. Citação da citação ou APUD

Essa aqui gera bastante dúvida! apud em latim quer dizer “junto a, perto de, em”, o que significa que essa é a famosa citação da citação. Esse tipo de citação é usado para quando você quer usar as palavras ou a ideia de um autor que você não leu, mas você leu outro autor que leu e citou o autor em questão. Ou seja, você vai citar um autor que está citado em outra obra que não é a dele.

Como fazer?

Você pode por exemplo dizer que de acordo com Gough (1972, p. 59, apud NARDI, 1993, p. 94), “o ato de ler envolve um processamento serial que começa com uma fixação ocular sobre o texto, prosseguindo da esquerda para a direita de forma linear.”, o que significa que você não leu Gough, mas leu Nardi.

Entendeu?! Agora foco nos trabalhos que a gente só quer ver nota 10!!!

Siga nossas redes sociais:

Selecione a modalidade que encaixa no seu perfil e Inscreva-se
plugins premium WordPress