Como o EAD reinventou algumas profissões

A educação tem sido muito beneficiada com a tecnologia. O ensino EAD possui valores mais acessíveis que os presenciais e ainda permitem que os estudantes realizem seus estudos em qualquer lugar, podendo conciliar com a rotina do dia a dia.

Muitas pessoas ainda questionam sobre a efetividade do ensino remoto, mas se até as profissões estão se reinventando com novos formatos de trabalho, por que o ensino ficaria de fora?

A pandemia de Covid-19 acelerou muitos aspectos tecnológicos e levou profissionais a trabalharem de casa, alguns até de forma permanente. Até setembro do ano passado (2021), o home office ainda fazia parte da vida de 8,2 milhões de profissionais (11% da população total ocupada e não afastada), e a tendência é que muita gente continue assim.

A possibilidade de um bom acesso a internet e uma profissão que permite sua execução à distância, proporciona que você trabalhe na comodidade de sua casa e tenha horários mais flexíveis. Algumas profissões perceberam essa drástica mudança trazida pela pandemia e buscaram outros meios para exercer sua função.

Profissionais de Educação Física

foto: Freepik

Como já dizia Charles Darwin, “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas  o que melhor se adapta às mudanças”. E para se ajustar às mudanças exigidas pelo confinamento, os profissionais de Educação Física utilizaram a tecnologia para para manter suas atividades, renda e alunos.

As plataformas digitais se tornaram grandes aliadas e o trabalho passou a ser realizado de maneira remota. Os treinadores se reinventaram realizando lives com atividades físicas, consultorias on-line, grupos em redes sociais como whatsapp e telegram, para prescrever treinos. Tudo no formato EAD.

Adaptação na Pedagogia

foto: Freepik

A Pedagogia foi uma das áreas mais afetadas.O ensino das escolas e faculdades passou por uma grande mudança e precisou adotar medidas emergenciais para manter o ritmo de aula e não prejudicar os estudantes. O afastamento levou as  instituições a migrar para o ensino à distância.

Os professores, antes acostumados a dar aulas presenciais, passaram a ter a tela do computador como maior aliada e o conforto de sua casa se tornou a instituição de ensino de cada um.

Algumas extensões on-line permitiram a criação de fóruns para debate e envio de atividades. As plataformas de videoconferência se tornaram a sala de aula virtual e os grupos no whatsapp trouxeram a interação com os colegas e professores.

Profissionais de Psicologia

As consultas com os psicólogos não deixaram de acontecer e a procura por esse tipo de auxílio  aumentou. Os profissionais passaram a prestar atendimento online e até gratuito.

Muitas faculdades, por exemplo, separaram dias e horários específicos e disponibilizaram professores e alunos para realizar o atendimento remoto.

O ensino remoto é uma modalidade que só cresce! Traz praticidade, acessibilidade, flexibilidade e autonomia no ensino.

Na graduação, o diploma possui a mesma validade que o de ensino presencial e  também contempla a parte de estágio.

E para fazer parte desse movimento, a SMG também conta com a flexibilidade do EAD nos seguintes cursos: Administração, Ciências Contábeis e Pedagogia. Neles você conta com o suporte de professores e tutores totalmente capacitados para garantir que você seja o diferencial que o mercado precisa.

Não deixe de ficar antenado em nossas redes sociais e no blog da SMG!