Como se dar bem no relacionamento interpessoal em sua carreira profissional?

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Como se dar bem no relacionamento interpessoal em sua carreira profissional?

Você, que está iniciando sua carreira, vai aprender que um fator muito importante na vida de um profissional de sucesso é o relacionamento interpessoal.    

As pessoas têm opiniões diferentes e visões diferentes sobre quase tudo! Muitas destas ideias podem não ser comuns entre as pessoas que convivem em um mesmo espaço, e, por isso, é preciso ser bastante flexível para manter um bom relacionamento com todos.

Saiba que ser flexível não é abrir mão das suas ideias, mas sim ter um relacionamento saudável com todos, sabendo como e quando expor uma opinião.

Os relacionamentos dentro de uma empresa refletem na sua imagem profissional, por isso nós da universidade Santa Maria da Glória trouxemos para você um conteúdo muito interessante sobre relacionamentos interpessoais, que aplicados ao seu cotidiano podem ter uma influência muito positiva na sua carreira.

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Saiba como lidar com a pressão e a competitividade no mundo do trabalho

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Todo profissional que almeja obter sucesso na sua carreira deve ter um ótimo relacionamento interpessoal. Sendo assim, é preciso fazer uso de certas habilidades para que isso seja possível.

Mas o que é relacionamento interpessoal?

Por definição, relacionamento interpessoal nada mais é que uma relação entre duas ou mais pessoas com objetivos afins. Seja no meio profissional, acadêmico ou pessoal.

No âmbito profissional, refere-se ao comportamento dos colaboradores entre si, como reagem a conflitos e a divergências de opiniões e como isso pode refletir na imagem da empresa e no desempenho dos funcionários.

O relacionamento interpessoal faz parte do nosso cotidiano e está presente em todas as horas do nosso dia a dia, sendo a forma de como nos relacionamos com as pessoas à nossa volta.

Qual a influência do relacionamento interpessoal?

Em uma empresa, essa relação tem um impacto positivo no ambiente de trabalho. Um bom relacionamento interpessoal dentro da empresa aumenta a produtividade significativamente, influenciando, assim, a área financeira da empresa também.

Um ambiente sem comunicação transmite uma energia negativa para todos aqueles que o habitam, e o trabalho não flui como deveria.  É preciso que todos se empenhem num bom relacionamento para evitar esse tipo de energia que não é favorável a ninguém.

O relacionamento interpessoal vai favorecer o desenvolvimento de habilidades e propiciar a motivação pessoal dos colaboradores.

Network 

Ter boas relações no trabalho é essencial para a sua carreira. Isto impacta no seu ambiente de trabalho e gera ótimos resultados, possibilitando estabelecer conexões futuras. Um bom network influencia a conquista de novos horizontes, seja em um novo emprego ou em uma promoção no seu trabalho atual.

Como ter um bom relacionamento interpessoal

Preparamos para você algumas dicas de como obter um relacionamento interpessoal positivo. Confira:

  • Pratique o autoconhecimento

Um dos primeiros passos para um bom relacionamento é o autoconhecimento. Quando uma pessoa se conhece, sabe dos seus limites e de suas dificuldades pode superar qualquer dificuldade. Observe-se! Tenha percepção de si mesmo e no que precisa melhorar, assim como no que precisa trabalhar no seu comportamento para que possa ser uma companhia agradável e saudável, aceitando as diferentes opiniões que as pessoas possam ter.

  • Transmita confiança

Seja uma pessoa confiável, transmita isso aos que o rodeiam. Esta é uma característica muito importante. Ninguém se sente confortável próximo a alguém que não possua essa qualidade. Se você é confiável, atrai pessoas confiáveis e isso torna o ambiente seguro.

  • Seja uma pessoa comunicativa

Pode parecer óbvio, mas uma pessoa comunicativa sabe sempre a hora certa de falar e o que falar. Tem simpatia e empatia com quem está à sua volta.  Se você tem que resolver algo, não tente fazer tudo sozinho. A comunicação faz milagres, comunique-se!

  • Tenha interesse nos assuntos das outras pessoas

Demonstre interesse no trabalho e nas opiniões das pessoas, seja compreensível e agradável. Faça com que quem te procura sinta-se confortável. Não aja com indiferença, como se o trabalho do seu colega fosse menos importante que o seu.

  • Seja uma pessoa proativa

Não fique esperando que as coisas venham até você. Busque resultados. Seja ágil! Quando uma situação surgir, mesmo não fazendo parte das suas funções, ajude. Seja eficiente e demonstre seu potencial.

  • Críticas são bem-vindas

Aprenda que criticas não são ataques pessoais, elas podem ser construtivas. Tente sempre absorver o melhor de cada situação. 

  • Admita seus erros 

Admitir nossos erros não é uma fraqueza. É uma oportunidade de transformá-los em acertos.  Reconhecer um erro é o primeiro passo para evoluir como pessoa. Anote seu erro, trabalhe nele e  melhore sua ação. 

Uma carreira promissória não é só aplicar os conteúdos aprendidos no seu curso, mas também saber se comunicar com as pessoas que compartilham o mesmo ambiente que você. Assim, desenvolva seus relacionamentos e tenha uma carreira de sucesso!

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