Confira o calendário do Prouni 2021!

Confira o calendário do Prouni 2021 e não perca nenhuma!

Desde que o MEC lançou o cronograma do Prouni 2021, muitos estudantes ficaram preocupados com o fato de que o Enem 2020 só vai acontecer após as inscrições no programa. Mas depois ficaram mais tranquilos quando foram informados que as notas do Enem 2019 podem ser utilizadas, e caso você não tenha feito a prova no ano de 2019, é só esperar para se inscrever no segundo semestre.

Se você ainda viu sobre as datas do Prouni, confira abaixo:

Inscrição

• as inscrições para o primeiro processo seletivo do Prouni de 2021 serão realizadas do dia 12 ao dia 15 de janeiro;
  • elas acontecem de forma online e totalmente gratuita, e é muito fácil. É só seguir o passo a passo abaixo:
  1. Acesse o site do programa, clique em “fazer inscrição” e em seguida preencha os campos coma o seu número de inscrição e a senha do ENEM;
  2. Uma guia de preenchimento de dados pessoais será aberta, e nela você deve preencher todos os campos corretamente com as suas informações. Ao concluir, clique em “salvar e prosseguir”;
  3. A próxima guia é um questionário sobre os seus dados escolares, raciais e outras informações pertinentes aos requisitos obrigatórios para concorrer a uma vaga. Preencha todos os campos sem exceção, e no final não esqueça de marcar a declaração de nacionalidade e não portador de diploma de ensino superior. Após isso, clique novamente em “salvar e avançar”;
  4. O próximo campo diz respeito às suas informações de renda familiar. Preencha os campos com as informações de todas as pessoas que moram com você, um de cada vez. Após listar todos os membros da sua família, prossiga para a próxima tela;
  5. Na última tela você deve escolher dois cursos de seu interesse. Os cursos podem ser encontrados por nome, instituição de ensino ou ainda por município. Para selecioná-los basta clicar em “selecionar essa opção”;
  6. Após selecionadas as duas opções, clique em “ver sua ficha de inscrição” para confirmar todos os seus dados e concluir a inscrição no Prouni 2021.

Resultado da primeira chamada

• está previsto para ocorrer no dia 19 de janeiro de 2021;
  • a primeira chamada é para aqueles aprovados de primeira, ou seja, os que tiveram as maiores notas do Enem;
  • a relação é divulgada no site do ProUni poucos dias após o encerramento da seleção;
  • quando o estudante é aprovado, ele tem um prazo para a entrega da documentação requisitada pela instituição onde conseguiu vaga.

Comprovação de informações dos pré-selecionados

• os candidatos terão de 19 a 27 de janeiro para a comprovação;
  • eles deveram se dirigir à instituição para a qual foi pré-selecionado, levando os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição. A perda do prazo ou a não comprovação das informações implicarão, automaticamente, em reprovação.

Resultado da segunda chamada

• o resultado da segunda chamada tem data marcada para o dia 1º de fevereiro;
  • conforme os candidatos da primeira chamada vão sendo desclassificados, por desistência ou não comprovação de documentos, novos nomes são convocados para ocupar as vagas que sobraram.
  • a segunda chamada vigora por um período determinado. Depois disso o ProUni abre uma terceira chance, conhecida como lista de espera.

Comprovação de informações dos pré-selecionados

• quem for pré-selecionado na segunda chamada terá de 1º a 9 de fevereiro de 2021 para a comprovação das informações requeridas.

Lista de espera

• as inscrições para a lista de espera serão abertas do dia 18 de fevereiro e fechadas no dia 19;
  • o resultado da lista de espera será divulgado no dia 22 de fevereiro;
  • e a comprovação da documentação por parte dos candidatos pré-selecionados por meio da lista de espera acontece 22 a 25 de fevereiro;

Agora que você está por dentro do calendário do Prouni 2021, nós da Faculdade SMG temos uma pergunta: Você sabe como funciona a lista de espera?

A lista de espera é a última chance para o candidato conseguir bolsa naquela edição. Ela comporta todas as vagas não preenchidas depois da primeira e segunda chamadas do ProUni. E fique ligado, pois a lista de espera não é preenchida automaticamente, você terá de selecionar seu interesse!

Para você ser selecionado, existem alguns requisitos:

• para quem está na seleção da primeira opção de curso, não pode ter sido pré-selecionado nas duas chamadas regulares, e ter sido pré-selecionado em sua segunda opção de curso, mas reprovado por não formação de turma.
  • já quem está na seleção da segunda opção de curso, não pode ter sido pré-selecionado nas duas chamadas regulares em que tenha ocorrido não formação de turma na sua primeira opção de curso, e nem ter sido pré-selecionado nas duas chamadas regulares e que não existam bolsas disponíveis na sua primeira opção de curso. Mas se você foi pré-selecionado em sua primeira opção de curso, mas reprovado por não formação de turma, pode participar.

Como faço pra entrar na lista de espera?

Para entra nessa lista é muito simples, basta você entrar no site do ProUni com seu número de inscrição e senha do Enem mais recente. Depois de entrar, basta clicar na a opção “Manifestar interesse em participar da lista de espera”. Depois, é só aguardar a confirmação do sistema. Muito simples, né?!

Agora que você está por dentro do calendário do Prouni 2021, não perca tempo e faça sua inscrição!