Conheça 5 características do aluno EaD

De acordo com informações da consultoria educacional Atmã Educar, o ano de 2019 foi marcado pelo aumento no número de matriculados em cursos superiores à distância (EaD). Foram mais de 1,4 milhão de alunos, 52% do total, superando os cursos presenciais no Brasil.

Por conta dessa porcentagem tão expressiva, fizemos uma compilação de características que definem o perfil dos alunos que optam por essa modalidade de ensino.

Será que você se identifica?

O aluno EaD é econômico

Ao escolher ingressar em um ensino superior, independente de ser presencial ou à distância, o aluno faz uma análise dos custos ao longo do curso. No caso do calouro em EaD, ele está pensando mais além, não apenas no valor integral indicado pela instituição, mas também nas despesas envolvendo gasolina e/ou transporte, alimentação, materiais, entre outros.

O aluno EaD é disciplinado e organizado

Disciplina e organização são características fundamentais, pois são colocadas à prova antes, durante e depois do curso. O aluno sabe que criar a própria agenda é um desafio, por isso tem vários cadernos e listas de afazeres com seus respectivos prazos, segue com atenção e prontidão todo o calendário do curso e, como consequência, tem seu esforço recompensado com ótimas notas.

O aluno EaD é flexível

A flexilidade em um curso à distância permite que o aluno seja quase um super-herói. Ele consegue fazer tudo em menos de 24 horas sem se descuidar da saúde física e mental, e tem a chance de aperfeiçoar cada vez mais as próprias aptidões. Sem todos os deslocamentos comuns da vida, o tempo se torna um aliado e, com a ajuda da internet, os estudos acontecem sem imprevistos.

O aluno EaD é proativo

O EaD usa e abusa da tecnologia, afinal de contas, sem ela não existiria a chance de estudar diretamente do transporte público. Por isso, é essencial que o aluno tenha facilidade e/ou proatividade com relação às ferramentas disponíveis. Caso esse não seja o seu cado, busque fóruns, artigos e vídeos que ensinam tudo o que você precisa saber para se dar bem com a modalidade.

O aluno EaD é motivado

Os desafios surgem de diversas maneiras, seja na falta de um Wi-Fi quando você precisa dar uma olhada naquela disciplina importante, ou quando a rotina deixa você cansado. Apesar disso, o aluno persiste e se mantem motivado para dar continuidade aos estudos. Algumas matérias são mais difíceis que as outras, mas “desmotivação” é uma palavra que não entra em seu vocabulário.

É isso aí =D

Esperamos que tenha gostado e se identificado com as características apontadas nesta matéria. Visite o nosso site, conheça os nossos cursos EaD e inscreva-se já:

>>>>> SMG