Administração

Administração

PERFIL PROFISSIOGRÁFICO

O Bacharel em Administração é o profissional responsável pela análise, planejamento, organização e desenvolvimento de estratégias de coordenação e controle dos negócios nas diferentes áreas organizacionais. Assim, o administrador exerce atividades voltadas à gestão, respeitando as questões sociais, ambientais e, sobretudo, éticas em todos os níveis hierárquicos das empresas.

MERCADO DE TRABALHO

A versatilidade das atividades desempenhadas pelos administradores dão a estes profissionais um mercado de trabalho abrangente, porém, competitivo. As organizações exigem profissionais especializados para cada tipo de mercado e de negócios e os programas de treinee, por exemplo, são ótimas opções para quem está começando a carreira. O Bacharel em Administração, formado pela IES, estará apto a:

  • Desempenhar funções de gestão nas diversas áreas da administração
  • Elaborar projetos, relatórios e planos, tanto em contextos de atividades rotineiras como empreendedoras;
  • Prestar de serviços de assessoria e consultoria;
  • Exercer cargos de gestão e de direção superior;
  • Elaborar estratégias políticas, programas e métodos de trabalho, planejando e utilizando com eficiência os recursos disponíveis;
  • Planejar, implementar e controlar atividades no campo administrativo, orientado por resultados de produtividade, rentabilidade e qualidade, conforme planos e metas estabelecidos pela empresa;
  • Elaborar de pesquisas, análises, estudos e interpretações na área empresarial;
  • Analisar e implementar novos negócios.

ATUAÇÃO

  • Gestão empresarial: Administrar as funções interdepartamentais de uma organização, abrangendo a organização estratégica, financeira, material, e de recursos humanos. Administra os orçamentos, custos e projeções, se valendo da auditoria interna.
  • Recursos humanos: Se o administrador for direcionado para o departamento de recursos humanos, pode funcionar gerindo o relacionamento da organização com os colaboradores e sindicatos, além de coordenar os processos de admissão, treinamento, benefícios, planos de carreira e gestão de conflitos, por exemplo.
  • Departamento de compras: Administra fornecedores, controla orçamentos, pesquisa preços, negocia preços, define as compras de produtos e equipamentos diversos.
  • Marketing, publicidade e vendas: Planejamento e gestão de ações variadas de marketing e publicidade. Pesquisa sobre as necessidades dos clientes, supervisão de equipe para vendas, definição de metas e estratégias de negociação com clientes.
  • Departamento financeiro: Administração dos recebimentos e pagamentos, da quitação de impostos e do departamento de cobrança. Organiza e coordena os procedimentos financeiros, gerindo o patrimônio, análise de orçamentos, capital de giro e fluxo de caixa.
  • Setor industrial: Responsável pelo controle de qualidade, controle de estoque, gestão das rotinas da linha de produção, administra o processo produtivo e a logística para distribuição do produto final.
  • Setor Hoteleiro: Administração de hotéis, motéis, pousadas, parques temáticos e afins. Supervisiona o funcionamento de toda a logística do estabelecimento, incluindo os serviços, a manutenção, as reservas e a limpeza.
  • Setor Hospitalar: Gestão dos processos administrativos de hospitais, prontos-socorros, empresas de convênio médico ou seguro-saúde, sendo o responsável por todos os procedimentos necessários para o funcionamento da organização.
  • Terceiro Setor: Administrar as operações de ONGs, gerindo a captação de recursos e suas aplicações em projetos ambientais, profissionalizantes, educacionais ou comunitários.
  • Comércio Exterior: Administração de procedimentos relacionados a negociações diversas com empresas no exterior, como compra, venda, fusão e outros.

MATRIZ CURRICULAR

  • Administração de Marketing
  • Administração de Produtos e Serviços
  • Comportamento Organizacional
  • Contabilidade Avançada
  • Contabilidade Básica
  • Direito Comercial
  • Direito do Trabalho e Legislação Social
  • Empreendedorismo
  • Estágio Supervisionado I
  • Estágio Supervisionado II
  • Estatística
  • Estudos Culturais e Antropológicos
  • Filosofia e Ética
  • Fundamentos da Economia
  • Fundamentos da Matemática
  • Gestão da Produção
  • Gestão de Custos
  • Gestão de Estoque e Compras
  • Gestão de Pessoas
  • Gestão de Políticas Públicas
  • Gestão de Projetos
  • Gestão Financeira
  • Imersão ao Mundo On-line
  • Leitura e Produção de Textos
  • Logística
  • Matemática Financeira
  • Negociação
  • Orçamento Empresarial
  • Pesquisa Operacional
  • Planejamento Estratégico
  • Qualidade de Vida, Meio Ambiente e Economia Sustentável
  • Sistemas de Informação para Gestão
  • Teoria Geral da Administração I
  • Teoria Geral da Administração II
  • Teorias e Técnicas de Grupo

Perguntas Frequentes

Notícias