Geografia

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Perfil Profissiográfico

O egresso do Curso de Licenciatura em Geografia terá condições de exercer uma docência consciente, crítica e reflexiva, pautada em sua formação científica em que prezará pela qualidade do ensino em busca da formação de um cidadão articulado. Deste modo, o licenciado em Geografia tem formação sólida e proporciona aos seus alunos uma educação conscientizadora acerca do equilíbrio social e ambiental do Brasil, como também dos outros países.

Mercado de Trabalho

A carreira acadêmica traz grandes índices de empregabilidade aos profissionais, uma vez que o número de professores na educação básica se encontra cada vez menor, principalmente em locais afastados dos centros urbanos. Contudo, o licenciado em Geografia pode, ainda, trabalhar com a área de cartografia, análises e estudo de relevo para empresas especializadas.

 No campo profissional a (o) Licenciado em Geografia estará apto a:

  • Lecionar no Ensino Médio e no Ensino Fundamental, tanto em escolas públicas como em escolas do setor privado;
  • Prestar serviços para instituição públicas e ou privadas;
  • Trabalhar em empresas de consultoria, na elaboração de planos de uso e ocupação do solo;
  • Emissão de pareceres técnicos e em projetos específicos na área ambiental para elaboração de Estudos e Relatórios de Impactos Ambientais;

Atuação

  • Cartografia digital – Fazer mapas com base em imagens capturadas por satélites;
  • Ecoturismo – Preparar roteiros, organizar e guiar excursões em parques e áreas de preservação ambiental;
  • Ensino – Elaborar e avaliar material didático (maquetes, globos, mapas) nos Ensinos Fundamental e Médio ou em cursos pré-vestibulares, com a pós-graduação adequada poderá chegar ao magistério do Ensino Superior;
  • Geografia humana – Analisar as questões sociais, econômicas e políticas de grupos, sociedades e nações;
  • Geografia dos transportes – Delinear redes de trânsito e sistemas de transportes, considerando a mobilidade, a inclusão social e a sustentabilidade;
  • Geopolítica Observar a organização social, política e econômica de países e regiões;
  • Geoprocessamento – Organizar mapas e bancos de dados geográficos com a utilização de softwares específicos;
  • Planejamento agrícola – Desenvolver a estratégia de ocupação de uma região com o mínimo de impacto ambiental;
  • Planejamento urbano – Trabalhar com planos diretores, estruturação urbana, planejamento do uso do solo, organização socioespacial, mobilidade urbana, sustentabilidade e inclusão social;
  • Sensoriamento remoto – Analisar imagens de satélites e fotografas aéreas para a preparação de mapas e o levantamento de dados de solo, relevo, recursos hídricos, vegetação, clima e densidade de ocupação de áreas, cidades e regiões.

Matriz Curricular

  • Atividades Complementares
  • Biogeografia e Impactos Ambientais
  • Cartografia Sistemática e Temática
  • Concepções Interdisciplinares
  • Didática e Planejamento
  • Diversidade e Educação
  • Epistemologia da Geografia
  • Escola e Currículo
  • Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental
  • Estágio Supervisionado no Ensino Médio
  • Filosofia da Educação
  • Formação Econômica e Territorial do Brasil
  • Fundamentos de Climatologia
  • Geografia Afro-brasileira e das Sociedades Indígenas
  • Geografia da Mobilidade
  • Geografia dos Recursos Hídricos
  • Geografia no Mundo Contemporâneo
  • Geografia Política, Econômica e Industrial
  • Geografia Regional do Brasil
  • Geografia Rural
  • Geografia Urbana e da População
  • Geologia Geral e Pedologia
  • Geomorfologia
  • História da Educação
  • Introdução à Educação a Distância
  • Libras
  • Metodologia do Ensino de Geografia
  • Organização do Espaço Mundial
  • Organização do Trabalho Pedagógico
  • Práticas de Ensino I
  • Práticas de Ensino II
  • Práticas de Ensino III
  • Psicologia da Educação
  • Qualidade de Vida, Meio Ambiente e Economia Sustentável

Perguntas Frequentes

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