Marketing

Marketing

PERFIL PROFISSIOGRÁFICO

O Tecnólogo em Marketing é um profissional que analisa o mercado a fim de satisfazer o cliente, alcançando retorno para a empresa ou marca a quem responde. Assim, é um estimulador de vendas de produtos e serviços que fideliza o consumidor, um administrador de estratégias para conquistar o público, coletando e analisando dados sobre o perfil de compradores, um consultor de negócios engajado com as mídias sociais e as utilizando como ferramenta de promoção e publicidade. O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Marketing estará apto a:

  • Coordenar equipes de marketing;
  • Assessorar dirigentes de marketing;
  • Gerenciar produtos de marketing, serviços e marcas;
  • Planejar, executar e avaliar pesquisas e estratégias de mercado;
  • Avaliar aspectos econômico-financeiros relacionados ao marketing;
  • Identificar e analisar canais de distribuição;
  • Planejar estratégias de comunicação com os consumidores;
  • Supervisionar as atividades de marketing;
  • Avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação.

MERCADO DE TRABALHO

O Tecnólogo em Marketing tem que estar alinhado com o público consumidor e com as estratégias empresariais atuais. Para tanto, precisa perceber as mudanças de comportamento que ocorrem em todos os segmentos empresariais, portanto, o mercado de trabalho se mostra amplo e, ao mesmo tempo, competitivo, uma vez que grandes empresas contratam tais profissionais para elaboração de projetos e fortalecimento de marcas a médio e longo prazo, enquanto médias e pequenas empresas usam do marketing para se lançarem no mercado. Contudo, o Tecnólogo em Marketing pode ser encontrado, ainda, em agências de publicidade e propaganda, empresas ligadas à área financeira e área educacional ampliando, cada vez mais, as possibilidades de crescimento.

ATUAÇÃO

O profissional graduado em Marketing poderá atuar em:

  • Marketing Empresarial: estimular a venda de produtos e serviços;
  • Marketing Esportivo: atua para uma marca ou empresa, desempenhando atividades relacionadas a eventos, atletas, equipes, calendários esportivos etc.
  • Marketing Político: trabalha com a imagem pública, seja na promoção de um candidato às eleições de um partido político, das ações e programas governamentais ou do próprio governo;
  • Marketing Social: promoção de uma causa, ideia ou comportamento social a fim de conscientizar a população sobre uma causa importante, geralmente relacionada à saúde, fome, política, valores morais etc.
  • Marketing Cultural: envolvimento das marcas com eventos culturais ou promoção da cultura;
  • Marketing Digital: utiliza a internet e outros meios digitais para a promoção de serviços e produtos.

MATRIZ CURRICULAR

  • Administração de Produtos e Serviços
  • Administração Estratégica
  • Consultoria de Marketing
  • Contabilidade Básica
  • Direito Comercial
  • Estudos Culturais e Antropológicos
  • Fundamentos da Administração
  • Fundamentos de Marketing
  • Gestão de Custos
  • Imersão ao Mundo On-line
  • LIBRAS
  • Marketing de Serviços
  • Marketing Pessoal e Social
  • Marketing Público
  • Pesquisa de Marketing
  • Qualidade de Vida, Meio Ambiente e Economia Sustentável
  • Sistemas de Informação para Gestão
  • Temáticas Especiais de Varejo

Perguntas Frequentes

Notícias