Pedagogia

Pedagogia

PERFIL PROFISSIOGRÁFICO

O licenciado em Pedagogia desempenha múltiplas competências acerca da educação. Seu conhecimento teórico é a base para seu pensamento crítico-reflexivo, o qual sustenta sua intervenção problematizadora às práticas educacionais especializadas aos ambientes escolares ou não-escolares. Deste modo, o pedagogo não é apenas um alfabetizador, mas um proporcionador do desenvolvimento humano em todas as suas etapas.

MERCADO DE TRABALHO

Os pedagogos, em geral, trabalham com educação e aprendizagem, ou seja, trabalham com o magistério dos anos iniciais e com a administração escolar. Contudo, a profissão foi se modernizando e ultrapassou o âmbito escolar, sendo necessária em ONGs, museus, brinquedotecas, mídias educativas, pesquisa, produção de material pedagógico, políticas educacionais e qualquer outro espaço que tenha algum tipo de educação envolvida. Assim, os formados em Pedagogia encontraram outros campos de atividade, incluindo setores empresariais de Recursos Humanos. A atuação do Pedagogo envolve:

  • Compreender de forma ampla e consistente o fenômeno e a prática educativos que se dão em diferentes âmbitos e especialidades;
  • Compreender o processo de construção do conhecimento do indivíduo inserido em seu contexto social e cultural, em espaços escolares e não-escolares;
  • Compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir para o seu desenvolvimento integral;
  •  Promover a aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis de escolarização e modalidades do processo educativo;
  • Ensinar saberes para promover uma leitura interdisciplinar e crítica de mundo às crianças dos anos iniciais do ensino fundamental, bem como àqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
  • Formular e encaminhar soluções de problemas educacionais condizentes com a realidade sociocultural;
  • Problematizar a realidade do fenômeno educativo, buscando refletir a relação teoria-prática que condiciona esse fenômeno;
  • Identificar e valorizar as diferentes linguagens manifestas na sociedade contemporânea e de sua função na produção do conhecimento;
  • Valorizar os diferentes padrões e produções culturais existentes na sociedade contemporânea;
  • Apreender a dinâmica cultural e atuar produtivamente em relação ao conjunto de significados que a constituem;
  • Estabelecer diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
  • Articular ensino e pesquisa na produção do conhecimento e na prática pedagógica;
  • Desenvolver metodologias e materiais pedagógicos adequados ao uso crítico das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educativas;
  • Demonstrar ética e consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais e escolhas sexuais, entre outras;
  • Participar da atividade educacional nas diferentes formas de gestão educacional, na organização do trabalho pedagógico, no planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas;
  • Participar da elaboração do Projeto Pedagógico, sistematizando as atividades pedagógicas por categorias comuns (planejamento, organização, coordenação e avaliação) e por valores comuns (solidariedade, cooperação, responsabilidade social e compromisso);
  • Identificar e propor respostas criativas aos problemas socioculturais e educacionais em áreas específicas de atuação, como educação especial, educação de jovens e adultos, educação indígena, educação ambiental e outras áreas emergentes do campo educacional.

ATUAÇÃO

O profissional graduado em Pedagogia poderá atuar em:

  • Consultoria e Assessoria Educacional para escolas, faculdades, cursos e etc.;
  • Gestão escolar, gerenciando recursos humanos, materiais e financeiros de escolas, faculdades e outros estabelecimentos de ensino;
  • Coordenação Pedagógica, avaliando, orientando e acompanhando os professores e alunos na rotina escolar;
  • Especial (educação de portadores de necessidades especiais);
  • Edição e criação de materiais didáticos;
  • Orientação vocacional;
  • Formação de ensino à distância;
  • Desenvolvimento de atividades educacionais em Organizações Não-governamentais para Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, bem como alfabetização de jovens e adultos (EJA);
  • Desenvolvimento de atividades educacionais e treinamentos para funcionários de empresas;
  • Escola de Idiomas;
  • Trabalho na área educacional de hospitais para crianças e jovens internados;
  • Implantação de projetos educativos em museus e bibliotecas;
  • Treinamentos na área educacional;
  • Brinquedotecas e etc.

MATRIZ CURRICULAR

  • Alfabetização e Letramento
  • Atividades Complementares
  • Avaliação Educacional
  • Concepções Interdisciplinares
  • Currículo e Cultura Escolar
  • Didática e Concepções Pedagógicas
  • Diversidade e Educação
  • Estágio Supervisionado em Educação Infantil
  • Estágio Supervisionado em Gestão
  • Estágio Supervisionado nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental
  • Estatística
  • Filosofia da Educação
  • Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação de Jovens e Adultos
  • Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Inclusiva
  • Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil
  • Fundamentos Teóricos e Metodológicos das Linguagens Artísticas
  • Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino da Educação Física
  • Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino da Língua Portuguesa
  • Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino da Matemática
  • Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Ciências Naturais
  • Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Ciências Sociais
  • Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino Médio e Profissionalizante
  • Gestão dos Processos Educacionais Não escolares
  • História da Educação
  • Introdução à Educação a Distância
  • Leitura e Produção de Texto
  • Libras
  • Organização do Trabalho Pedagógico
  • Políticas Públicas da Educação Básica
  • Práticas de Ensino I
  • Práticas de Ensino II
  • Práticas de Ensino III
  • Práticas de Ensino IV
  • Psicologia da Educação
  • Psicopedagogia
  • Qualidade de Vida, Meio Ambiente e Economia Sustentável

Perguntas Frequentes

Notícias