Dia do Cinema Brasileiro! Saiba mais sobre a Telona!

Você gosta de cinema? 

Dia 19 de junho é comemorado o dia do cinema brasileiro!

A data foi escolhida em virtude da primeira transmissão de cinema no Brasil em 1898. As primeiras transmissões realizadas eram curtas e a produção se viu limitada pela escassez das salas de exibição; ainda assim o cinema brasileiro encontrou meios para crescer e evoluir.

Cinema no Brasil: primeiras transmissões.

A primeira transmissão feita no Brasil foram imagens a bordo de um navio que o Italiano Afonso Segreto gravou, mostrava vistas da Baía de Guanabara. Já o primeiro “cinema” que se instalou no Brasil, foi o Salão de Novidades de Paris, seu proprietário era Paschoal Segreto, que misturou o que já havia do cinema com outras formas de entretenimento como shows de mágica e jogos de azar.

A produção do cinema brasileiro era basicamente de filmes documentais e ficcionais que eram realizados a partir de encomendas de famílias e fábricas que desejavam registrar cerimônias, datas comemorativas ou as instalações das empresas ou se baseavam em acontecimentos reais publicados no jornal e fatos históricos para a produção.

Os anos de 1908 a 1911 foi um período muito próspero e ficou conhecido como a “idade de ouro” do cinema brasileiro. Neste período foram produzidos mais de cem filmes nacionais.

 Estúdios de filmagem

Em 1930 foi criado o primeiro grande estúdio de filmagens brasileiro. O CINÉDIA foi uma grande evolução para o cinema brasileiro, trazendo estrutura para as montagens de cenários e um espaço maior para as gravações, abandonando as filmagens feitas em galpões improvisados.

No ano de 1941 foi criado o ATLÂNTIDA, este foi fundado por realizadores do cinema e pelo dono do Jornal Brasil. Assim como o Cinédia, teve papel importante na história do cinema. Em seus 20 anos de produção, foram 62 filmes, dos quais sobraram 27. Os outros foram perdidos em um incêndio nas instalações da empresa.

No ano de 1949 foi criado o estúdio VERA CRUZ em São Bernardo do Campo, apostando em filmes mais sérios e na perfeição técnica. Em 5 anos, produziu 22 filmes e alguns destes participaram de importantes festivais de cinema, alcançando projeção internacional.

Cinema Novo, Cinema Marginal e A Retomada

Nos anos 60 temos o CINEMA NOVO. Neste cenário os cineastas procuravam levar às telas contextos sociais e políticos. A ideia era apresentar um cinema mais realista, mais ousado e com baixos orçamentos. O seu lema era: Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça. O filme Rio, 40 Graus é considerado o ponto de partida do movimento.

E no final dos anos 60 surge o CINEMA MARGINAL, com a produção de filmes com orçamento pequeno e ainda mais ousados. O Cinema Marginal foi inspirado pelo filme A Margem. O movimento não durou muito tempo e terminou no início dos anos 70 com sérias repercussões, sendo vários diretores condenados ao exílio em outros países devido à ditadura militar.

A Lei do Audiovisual e a Lei Rouanet contribuíram para que o cinema brasileiro voltasse à ativa. O primeiro filme produzido no movimento A RETOMADA foi Carlota Joaquina, em 1995, dirigido por Carla Camurati. Este filme foi responsável por levar mais de um milhão de espectadores ao cinema. Desde então o Cinema Brasileiro vem evoluindo e produzindo cada vez mais e os filmes produzidos aqui circulam em festivais internacionais de cinema.

Cinema em um cenário de pandemia

O Brasil, assim como outros países, vem atravessando um momento difícil, o cinema também se viu obrigado a parar um pouco com as produções, os cinemas foram fechados e quem ganhou maior visibilidade durante este período foram às plataformas streaming, estas viraram uma das melhores opções de entretenimento em meio à pandemia, às plataformas streaming investiram nas suas produções, com a intenção de se manter atrativas.

Cinema e conhecimento

Se você precisa se preparar para o vestibular, ENEM ou alguma prova de concurso, o cinema pode te ajudar! Existem vários filmes brasileiros que além de entretenimento são também uma forma de ampliar seus  conhecimentos.

A relação entre o audiovisual e a literatura não é novidade, são muitos os livros que se tornaram filme, séries e novelas. É claro que não substitui a leitura, afinal, são mídias diferentes e cada uma tem seu valor próprio. As séries, por exemplo, são uma ótima opção para aperfeiçoar o conhecimento, por um período mais longo. O livro Dom Casmurro, de Machado de Assis e a série Capitu, é um bom exemplo de transposição midiática, propondo novas leituras, preservando a essência da história.

Viu só, é possível fazer do seu momento de lazer um momento produtivo!

Dicas de filmes

A SMG destacou algumas dicas de filmes brasileiros para você ampliar seus conhecimentos. Confira!

  • Jango – Neste documentário é possível acompanhar a biografia do ex-presidente João Goulart, deposto em 1964, pelo golpe da ditadura militar.
  • Holocausto Brasileiro – Baseado no livro de Daniela Arbex, retrata os acontecimentos dos anos de 1930 a 1980, onde mais de 60mil pessoas faleceram em um hospital psiquiatrico de Barbacena, Minas Gerais, onde recebiam maus tratos.
  • Cine Holliúdy – Este filme é uma comédia brasileira que retrata a época em que os televisores começaram a se tornar populares. O proprietário de um pequeno cinema na cidade de Ceará, luta para manter seu negócio prosperando. Recentemente a Rede Globo adaptou o filme para uma série de televisão.
  • Olga – Conta a história de uma mulher, militante e comunista que é perseguida pela polícia. Se vendo obrigada a fugir, Olga vai para Moscou. Retorna ao Brasil encubida de acompanhar Luis Carlos Prestes, após o fracasso da revolução, Olga é presa pelo Governo de Vargas e é deportada para a Alemanha Nazista, grávida com sete meses. Sua filha nasce na prisão.
  • Que horas ela volta? Este filme relata a história de uma mãe que muda de cidade a fim de proporcionar uma vida melhor para sua filha. Nesse processo, se vê obrigada a deixar a filha e só consegue reencontrá-la treze anos depois. Mas a nova vida não será nada fácil.

E aí curtiu? Continue explorando os conteúdos do blog da SMG! Boa leitura!

Siga nossas redes sociais:

Selecione a modalidade que encaixa no seu perfil e Inscreva-se
plugins premium WordPress