Alunos de Enfermagem e Publicidade e Propaganda produzem videoaula

No último dia 5, os alunos de Enfermagem e Publicidade e Propaganda deram vida a mais um Projeto Integrador. A união entre os dois cursos possibilitou a produção de uma vídeo aula da técnica de enfermagem de sondagem nasogástrica, que ficará disponível no acervo da biblioteca aqui da SMG.

Orientados pela Profª. Me. Mônica Fernandes Freiberger, os alunos de Enfermagem descreveram e simularam a técnica de sondagem nasográstica, enquanto a turma de PP ficou responsável por filmar, editar e disponibilizar o vídeo, contribuindo para a composição de uma videoteca de Semiotécnica  em Enfermagem.

Recurso audiovisual como estratégia de aprendizagem

A SMG e os coordenadores dos respectivos cursos envolvidos na ação acreditam que a utilização do recurso audiovisual é uma estratégia que facilita o processo de ensino-aprendizagem e produz estímulos de diferentes recursos pedagógicos auxiliando no processo cognitivo. Quanto mais estímulos o aluno tem, melhor é sua aprendizagem.

Além disso, a vídeo-aula é um recurso midiático extremamente eficiente quando falamos de estímulo para
retenção da memória. Ela associa em um mesmo objeto didático elementos visuais, sonoros, e pode
também envolver a leitura. Além de todos esses estímulos audiovisuais, os vídeos aulas são
importantes porque podem ter diferentes funções. Podem ser meramente informativos, motivadores,
expressivos, avaliadores, investigativos, lúdicos ou ainda metalinguísticas.

Outro aspecto relevante é que a tecnologia de vídeo pode ser também interativa. Isso complementa os estímulos, uma vez que além de ver, ouvir e ler, o aluno pode também interagir, por exemplo, tomando decisões nos desafios apresentados pelo professor / instrutor na apresentação do vídeo, pois somente a apresentação de conceitos dentro da temática abordada não é o suficiente para que o aluno possa adquirir competência e habilidades na passagem de uma sonda nasogástrica, sendo necessária a utilização de aulas práticas com reforço audiovisual, como por exemplo, o método de demonstração por vídeo aula.

Já aos alunos de Publicidade e Propaganda, a construção do vídeo aula promove o desenvolvimento de habilidades na utilização de recursos tecnológicos, visto que são fundamentais na dinamização do processo de ensino na atualidade.