Enfermagem: alunos aprendem cuidados práticos com feridas artificiais

As feridas afetam a qualidade de vida e o convívio social dos pacientes.

Inegavelmente, acolhê-los e tratá-los é responsabilidade do profissional de Enfermagem, bem como, sua assistência impacta diretamente no sucesso do tratamento, por isso, preparar os estudantes da área é um trabalho de máxima relevância. Até por que, a prática deve ser baseada em experiências científicas, respeitando o grau de habilitação profissional previsto pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Atuação prática

A fim de repassar aos alunos do curso de Enfermagem da Faculdade Santa Maria da Glória (SMG) osconhecimentos necessários para a boa prática no cuidado com as feridas, realizou-se uma aula especial, com requintes de realidade, onde os acadêmicos simularam feridas pelos seus próprios corpos e posteriormente aprenderam sobre as melhores formas de tratá-las. “Diante a diversidade de produtos e tecnologias para cobertura e tratamento das lesões, o enfermeiro precisa de diversos conhecimentos para a avaliar e indicar o melhor tratamento”, destacou a docente Lúcia Margarete, responsável pela disciplina: Enfermagem em Feridas e Estomas.

A atividade

A prática de simulação de feridas, que teve o objetivo de aproximar o acadêmico da realidade da sua atuação, foi realizada na última sexta-feira, dia 3. De acordo com a docente a aula proporcionou um ambiente para que os alunos apreendessem sobre a fisiopatologia das lesões e as intervenções de enfermagem para casos reais encontrados no contexto da assistência de enfermagem.

Semana da Enfermagem

A aula simulada não deve parar por aí, o intuito é transformar o conteúdo em uma oficina sobre ‘Feridas e Estomas’, que acontecerá durante a Semana de Enfermagem da SMG, de 22 a 24 de maio.

O evento é gratuito para alunos de Enfermagem da SMG.

Clique aqui e saiba mais sobre o curso de Enfermagem.