Foco no #homeoffice! 5 dicas para você manter a produtividade

Por conta da pandemia do novo coronavírus, as principais autoridades do país estão fazendo recomendações para a diminuição do contágio. Além das medidas preventivas envolvendo a higienização das mãos, uma saída para evitar aglomerações é o home office, prática que desde a semana passada já está sendo adotada pelas empresas.

Leia: #ForaCOVID-19: dicas para deixar a sua casa segura!

Leia: 5 dicas de podcasts que vão turbinar o estudo, inspirar, divertir e informar!

Reforçar o isolamento dos colaboradores é importante para o bem-estar dele e da família, mas como seguir a rotina da empresa e manter a produtividade de sempre? Confira as dicas abaixo para você mandar bem no home office:

Conforto acima de tudo

Você não precisa recriar com perfeição o seu escritório. Afinal de contas, não são todos os colaboradores que têm um espaço adequado para colocar a mão na massa, mas faça adaptações seguindo a ergonomia abaixo:

• Encontre uma cadeira com regulagem de altura do assento e ajuste do encosto;
  • Tenha um apoio para os pés debaixo da mesa;
  • O seu campo de visão para leitura do computador precisa estar de acordo com a sua postura. Assim, use uma caixa ou outro objeto que permita regular a altura do monitor;
  • Apoie o punho e o braço com o auxílio de almofadinhas de espuma.

Iluminação, ventilação e decoração também são itens que precisam da sua atenção. Com luz natural ou artificial, o seu local de trabalho dentro de casa precisa ser bem ventilado, conforme orientações já divulgadas pelo Ministério da Saúde.

Se você está ao lado de outros familiares por conta da quarentena, avise que o ambiente escolhido é o seu escritório para os próximos dias. Peça para que não haja interrupções desnecessárias em seu horário de trabalho e desfrute do que conseguiu adaptar.

Mantenha a rotina

A única diferença que existe no home office é que você está em casa, todas as outras questões precisam seguir exatamente a sua rotina dentro da empresa. Faça o seu horário normal, vista-se como se realmente estivesse saindo e mostre empolgação apesar das reuniões serem restritas a videochamadas. Você também precisa respeitar os momentos de intervalos, incluindo pausas para ir ao banheiro, tomar água, esticar as pernas e, claro, almoçar.

Faça um cronograma

Por estar em casa, muitas vezes você vai se sentir confortável para trabalhar depois do horário. Limite-se ao que foi indicado pela empresa e burle esse esquema apenas se for algo muito urgente. Que tal fazer um cronograma de tudo o que você pretende colocar em prática durante o dia? Assim, o pessoal e o profissional continuam com suas próprias identidades e seu rendimento não sofre alterações.

Interaja com a equipe

O isolamento social é por uma questão de saúde, mas você ainda tem recursos virtuais para interagir com amigos e sua equipe de trabalho. Não perca essas conexões, esteja sempre online e disponível para falar ou ouvir. Compartilhe informações e esclareça dúvidas sempre que possível. Uma dica é fazer reuniões todos os dias no começo da manhã ou final da tarde, assim a equipe já alinha todas as tarefas. WhatsApp, Skype, Google Hangouts Meet… são muitas opções!

Mantenha o foco

Apesar de um ambiente confortável, a rotina delimitada e todas os outros itens bem resolvidos, manter o foco talvez seja o maior desafio do home office. Desviar da rotina fica mais fácil com as crianças em casa (já que as aulas também foram suspensas), com os bichinhos de estimação andando para lá e para cá, com o barulho da televisão ligada no outro cômodo… mas você precisa ficar policiando as próprias ações, mantendo a postura de sempre apesar do novo cenário.

Esperamos que o nosso conteúdo de hoje seja eficaz para você. Ao longo das próximas semanas, fique ligado (a) no blog da SMG para ler mais dicas envolvendo o nosso cenário atual.