Administração РFaculdade Santa Maria da Glória РSMG Administração

Administração

CONCEPÇÃO

O administrador atua no planejamento, na organiza√ß√£o, gest√£o e controle das empresas, gerenciando aspectos financeiros, mercadol√≥gicos, materiais e humanos. Nos processos de tomada de decis√£o, o administrador gerencia a circula√ß√£o de informa√ß√Ķes, apresentando solu√ß√Ķes adequadas ao contexto organizacional.

Tem ainda como função fixar metas e objetivos, organizar e alocar recursos financeiros e tecnológicos, liderar pessoas e equipes, negociar, controlar e avaliar resultados, de acordo com o contexto sociopolítico em que atua.

Objetivos

O curso de Administra√ß√£o da Faculdade SMG tem por meta oferecer ao egresso o conhecimento dos principais m√©todos e instrumentos que possibilitem os melhores resultados na gest√£o organizacional. Visa despertar o esp√≠rito empreendedor, preparando-o tanto conceitual como instrumentalmente para empreender seu pr√≥prio neg√≥cio ou levar ao sucesso o empreendimento j√° existente. O curso de Administra√ß√£o ir√° capacitar o aluno a aprender e, ativamente, a aplicar criticamente conceitos de estrat√©gia de neg√≥cios para diagnosticar, gerenciar e propor mudan√ßas frente aos desafios comumente enfrentados pelas organiza√ß√Ķes.

Tamb√©m objetiva propiciar ao aluno o desenvolvimento de compet√™ncias que consolidem a capacidade cr√≠tica e reflexiva para a forma√ß√£o de um profissional empreendedor e gerenciador de neg√≥cios, com condi√ß√Ķes de compreender a complexidade e as contradi√ß√Ķes que delineiam a din√Ęmica organizacional do mercado e da sociedade, valorizando a inova√ß√£o e o desenvolvimento sustent√°vel.

Perfil do programa

O programa coloca uma forte ênfase nas habilidades essenciais para carreiras de gestão empreendedoras bem sucedidas. Além das disciplinas curriculares, o aluno irá participar de cursos, workshops e exercícios de simulação de gestão.

Isto lhe dar√° a oportunidade de ir al√©m do conhecimento puramente te√≥rico e obter uma compreens√£o mais pr√°tica dos problemas de gest√£o da vida real. Tamb√©m ir√° fornecer oportunidades valiosas para a pr√°tica de estrat√©gias de trabalho em equipe e solu√ß√Ķes de problemas.
Durante o curso de seus estudos os alunos ir√£o desenvolver:

  • Um quadro de conhecimento que engloba diversas perspectivas e disciplinas dentro da administra√ß√£o para compreender a complexidade da gest√£o de uma organiza√ß√£o em um ambiente de neg√≥cios em constante mudan√ßa.
  • Uma compreens√£o de como os conhecimentos te√≥ricos adquiridos podem ser postos em pr√°tica. A consci√™ncia cr√≠tica de conceitos e abordagens baseadas em disciplina para analisar e dominar problemas de gest√£o contempor√Ęnea.
  • Conhecimento em profundidade e discernimento em √°reas relacionadas com as especificidades da gest√£o.
  • A capacidade de adquirir e analisar dados e informa√ß√Ķes, avaliar a sua relev√Ęncia e validade, e para sintetizar uma variedade de fontes de informa√ß√£o necess√°ria para desenvolver uma compreens√£o sofisticada de um contexto de neg√≥cios em r√°pida e constante mudan√ßa.

No final do programa, os alunos ser√£o esperados para:

  • Empreender seu pr√≥prio neg√≥cio ou alavancar um empreendimento j√° constitu√≠do.
  • Demonstrar uma capacidade de aplica√ß√£o geral de gest√£o em situa√ß√Ķes pr√°ticas de neg√≥cios.
  • Demonstrar habilidades na an√°lise interdisciplinar, baseando-se em diferentes fontes emp√≠ricas, e perspectivas anal√≠ticas dentro dos estudos de gest√£o.
  • Demonstrar capacidade para conduzir a pesquisa metodol√≥gica em quest√Ķes corporativas e de gest√£o, que podem dizer respeito a estrat√©gia global ou uma fun√ß√£o de gest√£o espec√≠fica, que exigem familiaridade com uma gama de dados, fontes de pesquisa e metodologias apropriadas.
  • Ser capaz de se comunicar de forma eficaz e convincente em uma base conceitual forte, de forma oral e escrita.
  • Capacidade de se auto dirigir, tendo adquirido habilidades de aprendizagem e compet√™ncias de desenvolvimento pessoal.
  • Procurar informa√ß√Ķes usando diferentes meios de comunica√ß√£o, incluindo a Internet, bancos de dados e bibliotecas.
  • Ter habilidades em gest√£o de tempo e atribui√ß√Ķes de trabalho de planejamento.

Matriz Curricular

1¬į Per√≠odo

  • Economia e Cen√°rios Globalizados;
  • √Čtica Profissional;
  • Filosofia;
  • Leitura e Produ√ß√£o de Texto;
  • Psicologia.

2¬ļ Per√≠odo

  • Ci√™ncia Pol√≠tica;
  • Contabilidade B√°sica;
  • Estudos Antropol√≥gicos e Sociol√≥gicos;
  • Legisla√ß√£o Social e Trabalhista;
  • Matem√°tica;
  • Teoria Geral da Administra√ß√£o I.

3¬ļ Per√≠odo

  • Contabilidade de Custos;
  • Gest√£o da Produ√ß√£o I;
  • Gest√£o de Pessoas I;
  • Matem√°tica Financeira;
  • Qualidade de Vida, Meio Ambiente e Economia Sustent√°vel;
  • Teoria Geral da Administra√ß√£o II.

4¬ļ Per√≠odo

  • Educa√ß√£o das Rela√ß√Ķes √Čtnico-Raciais;
  • Estat√≠stica e Indicadores Regionais;
  • Gest√£o da Produ√ß√£o II;
  • Gest√£o de Pessoas II;
  • Gest√£o Financeira;
  • Legisla√ß√£o Empresarial.

5¬ļ Per√≠odo

  • Empreendedorismo;
  • Gest√£o da Qualidade;
  • Gest√£o de Projetos;
  • Gest√£o de Recursos Materiais;
  • Gest√£o Or√ßament√°ria;
  • Marketing Estrat√©gico.

6¬ļ Per√≠odo

  • Gest√£o de Sistemas de Informa√ß√£o;
  • Gest√£o Estrat√©gica;
  • Gest√£o Mercadol√≥gica;
  • Log√≠stica;
  • Metodologia Cient√≠fica da Pesquisa;
  • Sustentabilidade na Estrat√©gia de Neg√≥cios;

7¬ļ Per√≠odo

  • Avalia√ß√£o de Investimentos Estrat√©gicos;
  • Com√©rcio Exterior;
  • Est√°gio Supervisionado I;
  • Gest√£o de Servi√ßos;
  • Jogos de Empresa;
  • Pesquisa Operacional.

8¬ļ Per√≠odo

  • Auditoria Empresarial;
  • Est√°gio Supervisionado II;
  • Gest√£o P√ļblica;
  • Planejamento Tribut√°rio;
  • T√≥picos Especiais em Administra√ß√£o.

Notícias