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Administração

Concepção

O administrador atua no planejamento, na organização, gestão e controle das empresas, gerenciando aspectos financeiros, mercadológicos, materiais e humanos. Nos processos de tomada de decisão, o administrador gerencia a circulação de informações, apresentando soluções adequadas ao contexto organizacional.

Tem ainda como função fixar metas e objetivos, organizar e alocar recursos financeiros e tecnológicos, liderar pessoas e equipes, negociar, controlar e avaliar resultados, de acordo com o contexto sociopolítico em que atua.

Objetivos

O curso de Administração da Faculdade SMG tem por meta oferecer ao egresso o conhecimento dos principais métodos e instrumentos que possibilitem os melhores resultados na gestão organizacional. Visa despertar o espírito empreendedor, preparando-o tanto conceitual como instrumentalmente para empreender seu próprio negócio ou levar ao sucesso o empreendimento já existente. O curso de Administração irá capacitar o aluno a aprender e, ativamente, a aplicar criticamente conceitos de estratégia de negócios para diagnosticar, gerenciar e propor mudanças frente aos desafios comumente enfrentados pelas organizações.

Também objetiva propiciar ao aluno o desenvolvimento de competências que consolidem a capacidade crítica e reflexiva para a formação de um profissional empreendedor e gerenciador de negócios, com condições de compreender a complexidade e as contradições que delineiam a dinâmica organizacional do mercado e da sociedade, valorizando a inovação e o desenvolvimento sustentável.

Perfil do programa

O programa coloca uma forte ênfase nas habilidades essenciais para carreiras de gestão empreendedoras bem sucedidas. Além das disciplinas curriculares, o aluno irá participar de cursos, workshops e exercícios de simulação de gestão.

Isto lhe dará a oportunidade de ir além do conhecimento puramente teórico e obter uma compreensão mais prática dos problemas de gestão da vida real. Também irá fornecer oportunidades valiosas para a prática de estratégias de trabalho em equipe e soluções de problemas.
Durante o curso de seus estudos os alunos irão desenvolver:

  • Um quadro de conhecimento que engloba diversas perspectivas e disciplinas dentro da administração para compreender a complexidade da gestão de uma organização em um ambiente de negócios em constante mudança.
  • Uma compreensão de como os conhecimentos teóricos adquiridos podem ser postos em prática. A consciência crítica de conceitos e abordagens baseadas em disciplina para analisar e dominar problemas de gestão contemporânea.
  • Conhecimento em profundidade e discernimento em áreas relacionadas com as especificidades da gestão.
  • A capacidade de adquirir e analisar dados e informações, avaliar a sua relevância e validade, e para sintetizar uma variedade de fontes de informação necessária para desenvolver uma compreensão sofisticada de um contexto de negócios em rápida e constante mudança.

No final do programa, os alunos serão esperados para:

  • Empreender seu próprio negócio ou alavancar um empreendimento já constituído.
  • Demonstrar uma capacidade de aplicação geral de gestão em situações práticas de negócios.
  • Demonstrar habilidades na análise interdisciplinar, baseando-se em diferentes fontes empíricas, e perspectivas analíticas dentro dos estudos de gestão.
  • Demonstrar capacidade para conduzir a pesquisa metodológica em questões corporativas e de gestão, que podem dizer respeito a estratégia global ou uma função de gestão específica, que exigem familiaridade com uma gama de dados, fontes de pesquisa e metodologias apropriadas.
  • Ser capaz de se comunicar de forma eficaz e convincente em uma base conceitual forte, de forma oral e escrita.
  • Capacidade de se auto dirigir, tendo adquirido habilidades de aprendizagem e competências de desenvolvimento pessoal.
  • Procurar informações usando diferentes meios de comunicação, incluindo a Internet, bancos de dados e bibliotecas.
  • Ter habilidades em gestão de tempo e atribuições de trabalho de planejamento.

Matriz Curricular

1° Período

  • Economia e Cenários Globalizados;
  • Ética Profissional;
  • Filosofia;
  • Leitura e Produção de Texto;
  • Psicologia.

2º Período

  • Ciência Política;
  • Contabilidade Básica;
  • Estudos Antropológicos e Sociológicos;
  • Legislação Social e Trabalhista;
  • Matemática;
  • Teoria Geral da Administração I.

3º Período

  • Contabilidade de Custos;
  • Gestão da Produção I;
  • Gestão de Pessoas I;
  • Matemática Financeira;
  • Qualidade de Vida, Meio Ambiente e Economia Sustentável;
  • Teoria Geral da Administração II.

4º Período

  • Educação das Relações Étnico-Raciais;
  • Estatística e Indicadores Regionais;
  • Gestão da Produção II;
  • Gestão de Pessoas II;
  • Gestão Financeira;
  • Legislação Empresarial.

5º Período

  • Empreendedorismo;
  • Gestão da Qualidade;
  • Gestão de Projetos;
  • Gestão de Recursos Materiais;
  • Gestão Orçamentária;
  • Marketing Estratégico.

6º Período

  • Gestão de Sistemas de Informação;
  • Gestão Estratégica;
  • Gestão Mercadológica;
  • Logística;
  • Metodologia Científica da Pesquisa;
  • Sustentabilidade na Estratégia de Negócios;

7º Período

  • Avaliação de Investimentos Estratégicos;
  • Comércio Exterior;
  • Estágio Supervisionado I;
  • Gestão de Serviços;
  • Jogos de Empresa;
  • Pesquisa Operacional.

8º Período

  • Auditoria Empresarial;
  • Estágio Supervisionado II;
  • Gestão Pública;
  • Planejamento Tributário;
  • Tópicos Especiais em Administração.

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