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Ciências Contábeis

OBJETIVOS DO CURSO

O curso de Ciências Contábeis da Faculdade SMG tem como objetivo, oferecer educação superior de qualidade, na área de Ciências Contábeis, à população de Maringá e Região, contribuindo para que o universo deste curso, possa suprir os anseios dos interessados, nas diversas oportunidades que o mercado de atuação profissional oferece, e periodicamente venha a se habilitam por meio de processo seletivo, formando profissionais com habilidades e competências que o capacitem a cumprir suas responsabilidades, perante os agentes econômicos produtivos e fiscalizadores, desempenhando com ética e proficiência as funções que lhes são atribuídas pela legislação brasileira e padrões internacionais. O curso de Bacharel em Ciências Contábeis da Faculdade SMG busca formar Contadores com capacidade de desenvolvimento intelectual autônomo e permanente, éticos e comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, dotando os futuros profissionais de conhecimentos técnicos, humanísticos, ambientais e histórico-sociais necessários ao entendimento, interpretação e intervenção na realidade nacional e regional, bem como instrumentalizando-os com métodos, técnicas e recursos que possibilitem uma atuação condigna e competente nas suas funções na Ciência Social aplicada à Contabilidade.

Com base em seu objetivo geral, delinearam-se como objetivos específicos do curso de Ciências Contábeis da Faculdade SMG, os pontos destacados a seguir:

a) Formar um profissional com habilidades e competências que o capacitem a cumprir suas responsabilidades perante os agentes econômicos produtivos e fiscalizadores, no cenário contemporâneo que envolve a atuação do profissional contábil, desempenhando com ética e proficiência as funções que lhe são atribuídas pela legislação brasileira e padrões internacionais da contabilidade;

b) Formar um profissional global e pluralista com formação multidisciplinar e conhecedor das tecnologias pertinentes as práticas contábeis, para o cumprimento de todas as suas normativas, prazos e responsabilidades;

c) Preparar profissionais capacitados a exercer todas as funções clássicas da Contabilidade como orientar, prevenir, planejar, calcular, projetar, organizar, comandar, gerenciar, controlar, entre outras;

d) Formar profissionais criativos, inovadores, líderes, empreendedores e que tenham visão de futuro;

e) Ensejar condições para que o futuro contador seja capacitado a compreender as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e financeiras, em âmbito nacional e internacional e nos diferentes modelos de organização;

f) Preparar profissionais capazes de contribuir para o desenvolvimento de novos modelos empregáveis à profissão e formar profissionais com sólida formação humanística e consciente do seu papel social, seja para atuar no ensino/pesquisa, gestores, analistas, controllers, auditores, peritos e entre as muitas outras possibilidades que o mercado oferece.

g) Proporcionar conhecimentos que possibilitem ao egresso apresentar pleno domínio das responsabilidades funcionais envolvendo apurações, auditorias, perícias, arbitragens, noções de atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, com a plena utilização de inovações tecnológicas; Estimular a prática de análise de modo a permitir que o profissional revele capacidade crítico-analítica de avaliação quanto às implicações organizacionais com o advento da tecnologia da informação.

Os objetivos do curso estão adequadamente correntes em relação aos aspectos: perfil do egresso, estrutura curricular e do contexto educacional.

PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO

A formação do profissional em Ciências Contábeis está pautada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, pelas exigências do mercado de trabalho, pela sociedade internacionalizada e pelos princípios norteadores da Ciência Contábil. Assim, o curso de Ciências Contábeis da Faculdade SMG visa, capacitar o profissional contábil, para que este seja capaz de atuar nas diversas possibilidades oferecidas pelo mercado de trabalho, num cenário socioeconômico globalizado, de forma que sejam fomentadores e competentes para gerirem os negócios empresariais no âmbito das Ciências Contábeis.

As condições do mercado brasileiro na atualidade, atrelado ao extenso rol de oportunidades que oferecem ao Bacharel em Ciências Contábeis, apresenta-se também altamente exigente, no que diz respeito ao preparo desse profissional, no sentido de atender com rapidez, oportunidade e correção à demanda de informações atualizadas. Tais informações, por outro lado, não mais se limitam ao mero produto dos registros contábeis, mas requerem visões aprofundadas das necessidades que envolvem o processo gerencial, levando assim o profissional da contabilidade a comprometer-se definitivamente com esse processo.

Numa sociedade, com essas características o profissional das ciências contábeis não somente ocupa cargos de destaque nas grandes empresas, mas também desponta como principal assessor dos pequenos e médios empresários, seja atuando como empreendedor/empresário do ramo contábil ou como empreendedor/empregado da área contábil/financeira das empresas, fornecendo dados e informações que os auxiliam na tomada de decisão e possibilitem a continuidade de seus negócios.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Exigindo-se desta maneira, um conhecimento não só das especificidades contábeis, mas uma visão geral da organização. Sendo assim o egresso do curso de Ciências Contábeis da Faculdade SMG de Educação, deverá ter as seguintes habilidades/perfil:

a) visão sistêmica em negócios;
b) conhecimento sobre as transformações sociais e econômicas atuais;
c) capacidade para analisar o desempenho das organizações, detectar problemas e propor soluções para a tomada de decisões;
d) conhecimento do mercado das empresas em que atua;
e) capacidade de ter iniciativa, criatividade e reflexão crítica;
f) preparação para utilização da tecnologia informatizada;
g) capacidade de fazer planejamentos;
h) capacidade de liderança e de trabalhos em equipe;
i) consciência da necessidade da utilização constante de outros idiomas;
j) conscientização ética;
k) capacidade de inter-relacionamento;
l) conhecimentos básicos nas diversas especializações das ciências contábeis;
m) Capacidade de planejar, executar e controlar o orçamento nas diversas organizações;
n) Possuir uma visão sistêmica que o habilite a compreender o contexto social onde está inserido;
o) Estar em sintonia com as necessidades do mundo moderno, numa perspectiva de transformá-lo;
p) Capacidade de ter iniciativa, criatividade e reflexão crítica;
q) Gerenciar recursos voltados ao desenvolvimento e à aplicação de sistemas contábeis;
r) Capacidade de inter-relacionamento, liderança e de trabalhos em equipe;
s) Utilizar as ferramentas tecnológicas no uso de sua função;

Nesse diapasão, serão os graduados em Ciências Contábeis, nos termos do Parecer CNE/CES 289/2003, às seguintes competências e habilidades:

a) Saber utilizar adequadamente a terminologia e a linguagem das Ciências Contábeis e Atuariais;

b) Demonstrar visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil;

c) Elaborar pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários, quaisquer que sejam os modelos organizacionais;

d) Aplicar adequadamente a legislação inerente às funções contábeis;

e) Desenvolver, com motivação e através de permanente articulação, a liderança entre equipes multidisciplinares para captação de insumos necessários aos controles técnicos, à geração e disseminação de informações contábeis, com reconhecido nível de precisão;

f) Exercer suas responsabilidades com o expressivo domínio das funções contábeis, incluindo as atividades atuariais e de qualificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, que viabilizem aos agentes econômicos e aos administradores de qualquer segmento produtivo ou institucional o pleno cumprimento de seus encargos quanto ao gerenciamento, aos controles e à prestação de contas de sua gestão perante à sociedade, gerando também informações para a tomada de decisão, organização de atitudes e construção de valores orientados para a cidadania;

g) Desenvolver, analisar e implantar sistemas de informação contábil e de controle gerencial, revelando capacidade crítico-analítica para avaliar as implicações organizacionais com a tecnologia da informação;

h) Exercer com ética e proficiência as atribuições e prerrogativas que lhe são prescritas através da legislação específica, revelando domínios adequados aos diferentes modelos organizacionais.

O egresso estará habilitado para atuar nos seguintes campos ou funções:

a) Contador de entidades privadas ou públicas,
b) Controller,
c) Auditoria,
d) Perícia,
e) Arbitragem,
f) Gerente financeiro,
g) Gerente fiscal,
h) Gerente de carteira de desenvolvimento,
i) Analista econômico-financeiro,
j) Atuária,
k) Empreendedor contábil,
l) Analista de custos,
m) Analista contábil,
n) Analista e Auditor fiscal e
o) Analista de tributos.

O profissional egresso estará apto para a sua inserção no campo do desenvolvimento social, consoante às peculiaridades curriculares do Curso, resultando em um Contador apto às mudanças. Todas essas habilitações têm que ter em seu escopo e como objetivo final as características éticas e a evidenciação, que leva à maior transparência da informação, atendendo à função social e o respeito à cidadania com o fito de se alcançar ou contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária. Portanto, o perfil profissional do curso de Ciências Contábeis expressa de maneira adequada às competências do egresso.

CAMPOS DE ATUAÇÃO

O profissional com formação técnica e científica para atuar na contabilidade das organizações, além de desenvolver atividades específicas da prática profissional em consonância com as demandas mundiais, nacionais e regionais, deve possuir competência para: empreender, analisando criticamente as organizações, antecipando e promovendo suas transformações, capacidade de atuar em equipes multidisciplinares, capacidade de compreensão da necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional e do desenvolvimento da autoconfiança.

O mercado de trabalho para o contador é desafiador e caracteriza-se como um dos mais amplos, uma vez que a informação contábil é indispensável no processo gestão das organizações e ao mundo dos negócios de um modo geral. Mais do que fechar balanços, preencher formulários de Imposto de Renda e executar auditorias e perícias, o contador é um elo fundamental na cadeia da modernidade. Portanto o bacharel em Ciências Contábeis, formado pela Faculdade SMG, terá aptidão para atuar nas seguintes áreas:

a) Na Empresa, atuando no planejamento tributário, como analista financeiro, contador geral, auditor interno, contador de custos, gerencial;

b) Como profissional Autônomo, podendo atuar como Auditor Independente, Consultor, Empresário Contábil, Mediador e Árbitro, Perito Contábil, Investigador de Fraude;

c) Nas atividades de Ensino, como Professor de graduação, pós-graduação, ensino técnico e profissionalizante;

d) Órgão Público como Contador Público, Agente Fiscal de Renda, Tribunal de Contas.

e) Ao Bacharel em Ciências Contábeis cabe exercer: planejamento, controle, tomada de decisão e mensuração patrimonial das entidades jurídicas, com ou sem finalidade lucrativa, governamental, como também de pessoas físicas.

ESTRUTURA CURRICULAR

1° Período

  • Economia e Cenários Globalizados;
  • Ética Profissional;
  • Filosofia;
  • Leitura e Produção de Texto;
  • Psicologia.

2º Período

  • Ciência Política;
  • Contabilidade Básica I;
  • Estudos Antropológicos e Sociológicos;
  • Legislação Empresarial;
  • Matemática;
  • Teoria Geral da Administração.

3º Período

  • Contabilidade Básica II;
  • Contabilidade de Custos I;
  • Finanças Corporativas;
  • Legislação Social E Trabalhista;
  • Matemática Financeira;
  • Qualidade de Vida, Meio Ambiente e Economia Sustentável.

4º Período

  • Contabilidade de Custos II;
  • Contabilidade Intermediária I;
  • Educação das Relações Étnico-Raciais;
  • Estatística e Indicadores Regionais;
  • Legislação Tributária;
  • Mercado Financeiro e de Capitais.

5º Período

  • Contabilidade Intermediária II;
  • Elaboração e Análise Das Demonstrações Contábeis I;
  • Empreendedorismo;
  • Gestão e Finanças Públicas;
  • Laboratório de Contabilidade;
  • Rotinas e Escrita Fiscal de Tributos I (Estaduais E Municipais).

6º Período

  • Contabilidade Aplicada ao Setor Público;
  • Contabilidade Avançada;
  • Elaboração e Análise das Demonstrações Contábeis II;
  • Metodologia Científica da Pesquisa;
  • Rotinas e Escrita Fiscal de Tributos II (Federais);
  • Teoria e Normas Contábeis.

7º Período

  • Auditoria Contábil;
  • Contabilidade de Entidades Diversas;
  • Contabilidade e Planejamento Tributário;
  • Contabilidade Internacional;
  • Estágio Supervisionado I;
  • Perícia e Arbitragem Contábil.

8º Período

  • Contabilidade Gerencial;
  • Controladoria;
  • Estágio Supervisionado II;
  • Jogos de Empresas;
  • Tópicos Especiais Em Contabilidade.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

As atividades complementares têm por finalidade propiciar ao aluno a oportunidade de realizar, em prolongamento ao currículo pleno, uma trajetória autônoma e particular, com conteúdos extracurriculares que lhe permitam enriquecer o conhecimento propiciado pelo curso.

Estas caracterizam-se como práticas acadêmicas apresentadas sob múltiplos formatos, tendo em vista essencialmente complementar e sintonizar o currículo pedagógico proposto, ampliar os horizontes do conhecimento e sua aplicação e prática para além da sala de aula, favorecer o relacionamento entre grupos e a convivência com as diferenças sociais, favorecer a tomada de iniciativa dos alunos, dentre várias possibilidades.

O aluno do curso de graduação em Ciências Contábeis deverá cumprir obrigatoriamente no mínimo 360 horas de atividades complementares que fazem parte do currículo do curso.

As atividades complementares oferecidas pela Instituição são orientadas pela Coordenação dos Cursos e Estabelecidas no Calendário Acadêmico no Início de cada semestre letivo.

Os alunos podem desenvolver atividades complementares a partir do 1º ano de matrícula no curso e realizá-las a qualquer momento, inclusive durante as férias escolares, desde que respeitados os procedimentos estabelecidos pela Instituição.

As Atividades Complementares devem ser desenvolvidas em três níveis:

– Instrumento de integração e conhecimento do aluno da realidade social, cultural, artística, econômica e do trabalho de sua área/curso;
– Instrumento de iniciação à pesquisa;
– Instrumento de iniciação profissional;

O controle do cumprimento dos créditos referentes às atividades complementares e a avaliação de documentos exigidos para validação da atividade são responsabilidade do coordenador do curso.

Realizada a atividade, o aluno deve submeter os comprovantes ao coordenador do curso, que os apreciará, podendo recusar a atividade se considerar insatisfatória a documentação ou o desempenho do aluno. Uma vez aceita a atividade acadêmico-científico-cultural, realizada pelo aluno, cabe ao coordenador do curso atribuir a carga horária correspondente.

A carga horária atribuída pelo coordenador do curso a cada uma das atividades obedecerá a uma escala variável até o limite daquela solicitada para análise, atendendo a critérios de desempenho e qualidade estabelecido (tabela in loco).

O não cumprimento da carga horária prevista para as atividades complementares constará no histórico escolar do aluno. As Atividades Complementares se trata de atividade obrigatória e deverá ser realizada durante o transcorrer do curso.

O acadêmico somente poderá colar grau com a conclusão da carga horária total constante na respectiva grade curricular.

Alguns dos Projetos desenvolvidos pela IES:

PROJETOS DE PESQUISA E EXTENSÃO

Os Projetos de Extensão são conjuntos de ações processuais e contínuas de caráter educativo, social, desportivo, cultural, científico ou tecnológico, com objetivo definido e prazo determinado.

Mostra de Profissões

Palestras Itinerantes nas Escolas Municipais e Estaduais

Semana Interdisciplinar da Faculdade SMG

Minicursos:

Escrita fiscal
Departamento de Pessoal
Planilhas Eletrônicas para Contadores
Simulado para Exame de Suficiência
Uso da HP 12c

Nivelamentos:

Português e Matemática
Contabilidade Básica
Entre Outros

Projeto de Iniciação Científica:

Encontro de Iniciação Cientifica da Faculdade SMG

Ciclo de Pesquisas em Ciências Contábeis da Faculdade SMG

Mostra de Resumos Estendidos

PROJETOS DE ENSINO

O projeto de ensino é um processo de desenvolvimento educacional. Tem por finalidade promover o desenvolvimento intelectual do aluno, com atividades supervisionadas que promovam o aprofundamento de estudos em tópicos específicos do conteúdo programático de disciplinas. O Projeto de Ensino caracteriza-se pelo desenvolvimento de atividades extra sala de aula, com orientação de um ou mais professores responsáveis.

Destina-se exclusivamente à comunidade interna (docentes, discentes, técnicos e/ou funcionários).

Oratória

Elaboração e Orientações sobre a Declaração Anual do Imposto de Renda

Técnicas de elaboração de Curriculum e Técnicas de Entrevista para o primeiro emprego

Projeto Integrador

Monitorias

ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DESENVOLVIDO NO ESCRITÓRIO MODELO COM A UTILIZAÇÃO DE SISTEMA ERP (DOMÍNIO)

Estágio Supervisionado I do Curso de Ciências Contábeis são atividades em que se aplicam os conceitos teóricos adquiridos ao longo do curso, em que o aluno constitui uma empresa (fictícia), com acompanhamento de um Professor Orientador, de acordo com o Regulamento do Estágio Supervisionado do Curso de Ciências Contábeis. Ensino teórico-prático, com a utilização do ERP – Domínio Sistemas, registrando os fatos de abertura de uma empresa fictícia com todas as operações (Integralização de Capital, Compras, Comercialização, Controle de Estoques, Apuração e Geração das Obrigações, Registro de Funcionários, Elaboração de Folha de Pagamento e Encargos) no Escritório Modelo e Laboratório de Informática.

O Estágio Supervisionado II, é a Continuação e conclusão das atividades iniciadas no Estágio Supervisionado I. Elaboração e entrega do relatório das atividades de estágio, conforme Regulamento do Estágio Supervisionado do Curso de Ciências Contábeis. A Orientação supervisionada das práxis profissionais, permitem a avaliação do projeto de trabalho a ser realizado pelo aluno de acordo com o Regulamento de Estágio Curricular Supervisionado, com orientação do docente responsável pelo Projeto. Objetiva propiciar a complementação do ensino e da aprendizagem. Atividades realizadas em Laboratório de Informática e Escritório Modelo, com a utilização do ERP – Domínio Sistema, em que o aluno realiza as operações mais avançadas da Contabilidade, tais como fechamento de Balanço e Elaboração dos Demonstrativos Contábeis Obrigatórios, nesta oportunidade o aluno realiza análises comparativas quanto ao regime tributário adotado (LR) e os demais permitidos pela legislação brasileira.

EMPREGABILIDADE

Possuímos convênio com empresas e Centro de Integração Empresa-Escola, mantemos um acompanhamento contínuo e conjunto entre coordenação e professores dos acadêmicos e egressos, incentivando e conduzindo-os ao mercado de trabalho.

DIFERENCIAIS COMPETITIVOS

O processo pedagógico do curso, deve garantir que o graduando, demonstre ao final do curso, um perfil que envolva a internalização de valores de responsabilidade social, a justiça e ética profissional, a formação humanística e visão global que o habilite a compreender o meio social, político, econômico e cultural onde está inserido e a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente.

O aluno que opta pela Faculdade SMG para sua formação tem a possibilidade, desde os primeiros períodos dos cursos, de uma complementação de seu aprendizado, por meio de eventos oferecidos pela IES, iniciação à pesquisa por meio do Projeto Integrador, palestras, estágios, monitorias, visitas técnicas, seminários, cursos de extensão, entre outras.

A estrutura curricular permite integração e inter-relação de conteúdos abordados nas disciplinas básicas e profissionalizantes, possibilitando a consolidação dos conhecimentos e progressiva autonomia intelectual do acadêmico, bem como o desenvolvimento das habilidades e competências exigidas para o exercício da profissão Contábil.

Todos os professores são altamente qualificados, no entanto os professores que atuam nas disciplinas específicas da contabilidade passam por rigorosa análise curricular e precisam ser atuantes no mercado de trabalho, focados na educação continuada exigida pela profissão, possibilitando à adoção de ferramentas pedagógicas atualizadas e a aproximação do acadêmico a realidade da profissão.

As disciplinas de Perícia, Auditoria, Controladoria, Jogos de Empresas, entre outras são aulas teórico-práticas, ministradas com recursos tecnológicos e softwares de ponta, nos Laboratórios de Informática e Escritório Modelo, permitindo a aproximação do acadêmico ao cenário contábil, mesmo que em ambiente acadêmico.

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