Engenharia Civil

Engenharia Civil

MATUTINO

NOTURNO

CONCEPÇÃO

O conjunto de conhecimentos da Engenharia Civil da IES é composto por conteúdos que não são abordados de forma linear e fragmentada, mas de modo a oportunizar a criação de uma rede de conhecimentos integrados.

A operacionalização da proposta, trabalhará com metodologias de ensino que alavanquem o desenvolvimento das competências do acadêmico, viabilizando a integração dos conteúdos, vistos ao longo de toda a formação do aluno. A proposta metodológica é de conhecimento de todo o corpo docente e discente, de modo que os planos de ensino sejam elaborados de forma integrada e melhorados continuamente. Dentro dessa perspectiva, estão as seguintes atividades orientadas para alunos e professores:

  • Organização de disciplinas que se integrem/complementem para fornecer uma oportunidade de desenvolvimento progressivo do aluno;
  • Organização de laboratórios ligados à Engenharia Civil que auxiliam o aprendizado de forma didática e possibilitem ações de pesquisa;
  • Criação de projetos de integração entre os diferentes cursos da Faculdade SMG que possam contribuir para a formação profissional multidisciplinar dos alunos, sobretudo pelas disciplinas de formação complementar;
  • Realização de atividades extracurriculares (extensão) capazes de oferecer maiores informações a respeito das atividades do profissional de Engenharia Civil;
  • Participação em projetos na área de Engenharia e/ou áreas de aplicação da tecnologia através das parcerias interinstitucionais e interdisciplinares.

MISSÃO

O Curso de Engenharia Civil da Faculdade SMG pretende ser um centro de estudos avançados na área da Engenharia, contribuindo para a formação de um profissional-cidadão, com excelência intelectual, compromisso ético-moral e responsabilidade social.

OBJETIVOS DO CURSO

O Curso de Graduação em Engenharia Civil da SMG visa à formação de profissionais capazes de oferecer soluções competentes e eficazes aos problemas identificados em suas diversas áreas de concentração. As disciplinas do curso possibilitarão a sólida formação do egresso, Engenheiro Civil, por meio da aquisição de competências e atribuições profissionais constantes do sistema Confea/CREA, em seus respectivos setores, nas subáreas de Construção Civil, Qualidade, Transportes e Logística, Materiais de Construção Civil, Geotécnica, Topografia e Geodésia, Mecânica Aplicada, Engenharia de Recursos Hídricos: Hidráulica, Hidrologia Aplicada e Saneamento, Estruturas: Sistemas Estruturais e Teoria das Estruturas, Circuitos Elétricos e Instalações Prediais, Ergonomia e Segurança do Trabalho, Empreendedorismo, Gestão de Projetos, Recursos Naturais, Recursos Energéticos e Gestão Ambiental.

Deste modo, o curso tem como objetivo promover, de forma ininterrupta, a formação de profissionais para atuarem na Grande Área de Engenharia Civil, conforme as diretrizes do Ministério da Educação (MEC) e em consonância com a missão da IES. Para tanto, o Engenheiro Civil receberá uma sólida formação em matemática, física, materiais, estruturas de concreto, metálicas e madeira, hidráulica, transportes e áreas correlatas. Durante sua formação, ele será incentivado a desenvolver, entre outras, as seguintes habilidades pessoais: iniciativa, criatividade, responsabilidade, trabalho em equipe (participação e cooperação), disciplina, ética e autoaprendizado.

O conceito de arte nas Engenharias pode ser interpretado como uma forma de solucionar um problema de extrema complexidade de modo o mais simples possível. Isso exige uma interpretação detalhada dos fenômenos físicos envolvidos para buscar uma solução condizente com a realidade.

O Curso de Graduação em Engenharia Civil tem como missão incentivar o raciocínio lógico do graduando para que ele seja capaz de interpretar os problemas reais do dia a dia do engenheiro por meio do ferramental de conhecimentos físicos e matemáticos necessários, propondo soluções eficazes aos problemas impostos aos engenheiros.

PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO

O Curso de Graduação em Engenharia Civil objetiva como perfil do formando, egresso/profissional, o engenheiro, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, atuando de forma crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

Desta forma, o Engenheiro formado no Curso de Graduação em Engenharia Civil da Faculdade Santa Maria da Glória terá o perfil generalista e empreendedor dotado de sólida formação técnico-científica, competências e habilidades no domínio das novas tecnologias, de informatização e uso de equipamentos tecnológicos. Será capaz de contar com o ferramental da informática e da programação para resolver problemas de otimização, de pesquisa operacional, de simulação e de engenharia em geral. Terá uma visão crítica, criativa e questionadora, identificando problemas e estabelecendo propostas-soluções. Como um ser político de consciência democrática, será capaz de gerenciar os setores econômico-financeiros, os aspectos sociais, ambientais e culturais dentro de uma perspectiva holística, ética e humanista, com preocupação de melhor atender às necessidades e à evolução da sociedade de modo a priorizar a qualidade e a eficiência.

Considerando o perfil geral da área, com o Curso de Graduação em Engenharia Civil, a Faculdade SMG visa formar profissionais habilitados para desempenhar as atividades de projeto, implantação, operação, otimização e manutenção de sistemas integrados de produção de bens e serviços.

O egresso estará apto a interpretar, de maneira dinâmica, a realidade, identificando e propondo soluções para problemas, bem como produzindo, aprimorando e divulgando conhecimentos, tecnologias, serviços e produtos. Interferindo, desse modo, positivamente na sociedade.

Em função da formação recebida, embasará seus julgamentos e decisões em critérios de rigor técnico-científico, em referenciais éticos e legais bem como em compromissos com a cidadania consciente.

O egresso estará habilitado a avaliar o impacto potencial e real de sua atuação profissional; a buscar a contínua atualização e aperfeiçoamento profissional; e a desenvolver ações estratégicas no sentido de ampliar as suas formas de atuação, contribuindo para o desenvolvimento da área de Engenharia Civil.

Competências e habilidades

A formação do Engenheiro oferecida pelo Curso de Graduação em Engenharia Civil, em consonância com a Resolução CNE/CES nº 11/2012, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia, terá por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:

  • Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia;
  • Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;
  • Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
  • Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia;
  • Identificar, formular e resolver problemas de engenharia;
  • Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
  • Supervisionar a operação e a manutenção de sistemas de engenharia;
  • Avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas de engenharia;
  • Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
  • Atuar de forma ética e assertiva em equipes multidisciplinares;
  • Compreender e aplicar responsavelmente a ética em sua atividade profissional;
  • Avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;
  • Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia;
  • Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.

 

Além disso, a formação do Engenheiro oferecida pelo Curso de Graduação em Engenharia Civil da Faculdade Santa Maria da Glória terá por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades específicas da área de Engenharia Civil:

  • Obter e sistematizar, de forma autônoma e crítica, informações científicas e tecnológicas necessárias ao exercício profissional;
  • Analisar criticamente os modelos utilizados no estudo de questões de Engenharia Civil, bem como construir modelos matemáticos, físicos, sociais e econômicos a partir de informações sistematizadas;
  • Utilizar a diversidade de instrumentos que a informática e a tecnologia dispõem e renovam intensamente;
  • Reconhecer, formular, avaliar e solucionar problemas de Engenharia Civil, introduzir modificações com eficiência técnico-científica, ambiental e econômica e dentro de uma perspectiva inter/multi/transdisciplinar;
  • Desenvolver e operacionalizar conhecimentos na área utilizando conceitos e aplicações de técnicas numéricas na resolução de problemas de Engenharia Civil;
  • Produzir, aprimorar e divulgar tecnologias, processos, serviços, materiais e equipamentos relacionados à Engenharia Civil;
  • Avaliar a viabilidade de empreendimentos sob diferentes pontos de vista (técnico, social, econômico, ambiental);
  • Interpretar, elaborar e avaliar projetos de Engenharia Civil;
  • Planejar, organizar, orientar, coordenar, supervisionar e avaliar criticamente a implantação de projetos e serviços na área de Engenharia Civil;
  • Gerenciar, supervisionar, operacionalizar e promover a manutenção e melhoria de sistemas de Engenharia Civil;
  • Gerenciar e administrar pessoas e recursos materiais, financeiros e equipamentos necessários ao exercício profissional e à realização de empreendimentos na área de Engenharia Civil;
  • Organizar, coordenar e participar de equipes de trabalho, atuando inter, multi ou transdisciplinarmente sempre que a compreensão dos fenômenos e processos envolvidos o exigir;
  • Organizar, dirigir e manter atualizado os processos educativos que permeiam a prática da Engenheira Civil;
  • Desenvolver formas de expressão e comunicação tanto oral como visual ou escrita, compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nos relacionamentos interpessoais e intergrupais;
  • Identificar a importância da Engenharia Civil para a sociedade e relacioná-la a fatos, tendências, fenômenos ou movimentos da atualidade, como base para reconhecer o contexto e as relações em que sua prática profissional estará incluída;
  • Inserir-se profissionalmente, de forma crítica e reflexiva, compreendendo sua posição e função na estrutura organizacional produtiva sob seu controle e gerenciamento;
  • Administrar a sua própria formação contínua mantendo atualizada a sua cultura geral, científica e técnico-específica, assumindo uma postura de flexibilidade e disponibilidade para mudanças;
  • Enfrentar deveres e dilemas da profissão, pautando sua conduta profissional por princípios de ética, responsabilidade social e ambiental;

Avaliar as possibilidades atuais e futuras da profissão e empreender ações estratégicas capazes de ampliar ou aperfeiçoar as formas de atuação profissional.

MATRIZ CURRICULAR

ADMINISTRAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES
BASES MERCADOLÓGICAS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO
DESENHO TÉCNICO PARA ENGENHARIA
ECONOMIA E CENÁRIOS GLOBALIZADOS
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
ELETROTÉCNICA GERAL
EMPREENDEDORISMO
ENGENHARIA ECONÔMICA
EQUAÇÕES DIFERENCIAIS
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I E II
ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE
ESTRUTURAS DE CONCRETO
ESTRUTURAS DE MADEIRA
ESTRUTURAS METÁLICAS
ESTUDOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS
ÉTICA PROFISSIONAL
FENÔMENOS DE TRANSPORTE
FÍSICA I
FÍSICA II
FÍSICA III
FUNDAÇÕES E OBRAS GEOTÉCNICAS
GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR
GERENCIAMENTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL
GRANDES OBRAS E OBRAS DE ARTE ESPECIAL
HIDRÁULICA E HIDROLOGIA
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS
INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS PREDIAIS
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA
INTRODUÇÃO À RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS
INTRODUÇÃO AO CÁLCULO
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL
MECÂNICA DOS FLUIDOS
MECÂNICA DOS SOLOS I
MECÂNICA DOS SOLOS II
MECÂNICA GERAL
METODOLOGIA CIENTÍFICA DA PESQUISA
MÉTODOS NUMÉRICOS
NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO
OBRAS HIDRÁULICAS E DE SANEAMENTO
QUALIDADE DE VIDA, MEIO AMBIENTE E ECONOMIA SUSTENTÁVEL
QUALIDADE E PRODUTIVIDADE
QUÍMICA GERAL
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS
SANEAMENTO BÁSICO E AMBIENTAL
SEGURANÇA DO TRABALHO
SISTEMAS DE TRANSPORTES
TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO
TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO
TEORIA DAS ESTRUTURAS
TÓPICOS AVANÇADOS EM ENGENHARIA CIVIL
TOPOGRAFIA
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I E II

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