Engenharia Civil РFaculdade Santa Maria da Glória РSMG Engenharia Civil

Engenharia Civil

MATUTINO

NOTURNO

CONCEPÇÃO

O conjunto de conhecimentos da Engenharia Civil da IES √© composto por conte√ļdos que n√£o s√£o abordados de forma linear e fragmentada, mas de modo a oportunizar a cria√ß√£o de uma rede de conhecimentos integrados.

A operacionaliza√ß√£o da proposta, trabalhar√° com metodologias de ensino que alavanquem o desenvolvimento das compet√™ncias do acad√™mico, viabilizando a integra√ß√£o dos conte√ļdos, vistos ao longo de toda a forma√ß√£o do aluno. A proposta metodol√≥gica √© de conhecimento de todo o corpo docente e discente, de modo que os planos de ensino sejam elaborados de forma integrada e melhorados continuamente. Dentro dessa perspectiva, est√£o as seguintes atividades orientadas para alunos e professores:

  • Organiza√ß√£o de disciplinas que se integrem/complementem para fornecer uma oportunidade de desenvolvimento progressivo do aluno;
  • Organiza√ß√£o de laborat√≥rios ligados √† Engenharia Civil que auxiliam o aprendizado de forma did√°tica e possibilitem a√ß√Ķes de pesquisa;
  • Cria√ß√£o de projetos de integra√ß√£o entre os diferentes cursos da Faculdade SMG que possam contribuir para a forma√ß√£o profissional multidisciplinar dos alunos, sobretudo pelas disciplinas de forma√ß√£o complementar;
  • Realiza√ß√£o de atividades extracurriculares (extens√£o) capazes de oferecer maiores informa√ß√Ķes a respeito das atividades do profissional de Engenharia Civil;
  • Participa√ß√£o em projetos na √°rea de Engenharia e/ou √°reas de aplica√ß√£o da tecnologia atrav√©s das parcerias interinstitucionais e interdisciplinares.

MISSÃO

O Curso de Engenharia Civil da Faculdade SMG pretende ser um centro de estudos avançados na área da Engenharia, contribuindo para a formação de um profissional-cidadão, com excelência intelectual, compromisso ético-moral e responsabilidade social.

OBJETIVOS DO CURSO

O Curso de Gradua√ß√£o em Engenharia Civil da SMG visa √† forma√ß√£o de profissionais capazes de oferecer solu√ß√Ķes competentes e eficazes aos problemas identificados em suas diversas √°reas de concentra√ß√£o. As disciplinas do curso possibilitar√£o a s√≥lida forma√ß√£o do egresso, Engenheiro Civil, por meio da aquisi√ß√£o de compet√™ncias e atribui√ß√Ķes profissionais constantes do sistema Confea/CREA, em seus respectivos setores, nas sub√°reas de Constru√ß√£o Civil, Qualidade, Transportes e Log√≠stica, Materiais de Constru√ß√£o Civil, Geot√©cnica, Topografia e Geod√©sia, Mec√Ęnica Aplicada, Engenharia de Recursos H√≠dricos: Hidr√°ulica, Hidrologia Aplicada e Saneamento, Estruturas: Sistemas Estruturais e Teoria das Estruturas, Circuitos El√©tricos e Instala√ß√Ķes Prediais, Ergonomia e Seguran√ßa do Trabalho, Empreendedorismo, Gest√£o de Projetos, Recursos Naturais, Recursos Energ√©ticos e Gest√£o Ambiental.

Deste modo, o curso tem como objetivo promover, de forma ininterrupta, a forma√ß√£o de profissionais para atuarem na Grande √Ārea de Engenharia Civil, conforme as diretrizes do Minist√©rio da Educa√ß√£o (MEC) e em conson√Ęncia com a miss√£o da IES. Para tanto, o Engenheiro Civil receber√° uma s√≥lida forma√ß√£o em matem√°tica, f√≠sica, materiais, estruturas de concreto, met√°licas e madeira, hidr√°ulica, transportes e √°reas correlatas. Durante sua forma√ß√£o, ele ser√° incentivado a desenvolver, entre outras, as seguintes habilidades pessoais: iniciativa, criatividade, responsabilidade, trabalho em equipe (participa√ß√£o e coopera√ß√£o), disciplina, √©tica e autoaprendizado.

O conceito de arte nas Engenharias pode ser interpretado como uma forma de solucionar um problema de extrema complexidade de modo o mais simples poss√≠vel. Isso exige uma interpreta√ß√£o detalhada dos fen√īmenos f√≠sicos envolvidos para buscar uma solu√ß√£o condizente com a realidade.

O Curso de Gradua√ß√£o em Engenharia Civil tem como miss√£o incentivar o racioc√≠nio l√≥gico do graduando para que ele seja capaz de interpretar os problemas reais do dia a dia do engenheiro por meio do ferramental de conhecimentos f√≠sicos e matem√°ticos necess√°rios, propondo solu√ß√Ķes eficazes aos problemas impostos aos engenheiros.

PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO

O Curso de Gradua√ß√£o em Engenharia Civil objetiva como perfil do formando, egresso/profissional, o engenheiro, com forma√ß√£o generalista, humanista, cr√≠tica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, atuando de forma cr√≠tica e criativa na identifica√ß√£o e resolu√ß√£o de problemas, considerando aspectos pol√≠ticos, econ√īmicos, sociais, ambientais e culturais, com vis√£o √©tica e human√≠stica, em atendimento √†s demandas da sociedade.

Desta forma, o Engenheiro formado no Curso de Gradua√ß√£o em Engenharia Civil da Faculdade Santa Maria da Gl√≥ria ter√° o perfil generalista e empreendedor dotado de s√≥lida forma√ß√£o t√©cnico-cient√≠fica, compet√™ncias e habilidades no dom√≠nio das novas tecnologias, de informatiza√ß√£o e uso de equipamentos tecnol√≥gicos. Ser√° capaz de contar com o ferramental da inform√°tica e da programa√ß√£o para resolver problemas de otimiza√ß√£o, de pesquisa operacional, de simula√ß√£o e de engenharia em geral. Ter√° uma vis√£o cr√≠tica, criativa e questionadora, identificando problemas e estabelecendo propostas-solu√ß√Ķes. Como um ser pol√≠tico de consci√™ncia democr√°tica, ser√° capaz de gerenciar os setores econ√īmico-financeiros, os aspectos sociais, ambientais e culturais dentro de uma perspectiva hol√≠stica, √©tica e humanista, com preocupa√ß√£o de melhor atender √†s necessidades e √† evolu√ß√£o da sociedade de modo a priorizar a qualidade e a efici√™ncia.

Considerando o perfil geral da área, com o Curso de Graduação em Engenharia Civil, a Faculdade SMG visa formar profissionais habilitados para desempenhar as atividades de projeto, implantação, operação, otimização e manutenção de sistemas integrados de produção de bens e serviços.

O egresso estar√° apto a interpretar, de maneira din√Ęmica, a realidade, identificando e propondo solu√ß√Ķes para problemas, bem como produzindo, aprimorando e divulgando conhecimentos, tecnologias, servi√ßos e produtos. Interferindo, desse modo, positivamente na sociedade.

Em fun√ß√£o da forma√ß√£o recebida, embasar√° seus julgamentos e decis√Ķes em crit√©rios de rigor t√©cnico-cient√≠fico, em referenciais √©ticos e legais bem como em compromissos com a cidadania consciente.

O egresso estar√° habilitado a avaliar o impacto potencial e real de sua atua√ß√£o profissional; a buscar a cont√≠nua atualiza√ß√£o e aperfei√ßoamento profissional; e a desenvolver a√ß√Ķes estrat√©gicas no sentido de ampliar as suas formas de atua√ß√£o, contribuindo para o desenvolvimento da √°rea de Engenharia Civil.

Competências e habilidades

A forma√ß√£o do Engenheiro oferecida pelo Curso de Gradua√ß√£o em Engenharia Civil, em conson√Ęncia com a Resolu√ß√£o CNE/CES n¬ļ 11/2012, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Gradua√ß√£o em Engenharia, ter√° por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exerc√≠cio das seguintes compet√™ncias e habilidades gerais:

  • Aplicar conhecimentos matem√°ticos, cient√≠ficos, tecnol√≥gicos e instrumentais √† engenharia;
  • Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;
  • Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
  • Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e servi√ßos de engenharia;
  • Identificar, formular e resolver problemas de engenharia;
  • Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e t√©cnicas;
  • Supervisionar a opera√ß√£o e a manuten√ß√£o de sistemas de engenharia;
  • Avaliar criticamente a opera√ß√£o e a manuten√ß√£o de sistemas de engenharia;
  • Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gr√°fica;
  • Atuar de forma √©tica e assertiva em equipes multidisciplinares;
  • Compreender e aplicar responsavelmente a √©tica em sua atividade profissional;
  • Avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;
  • Avaliar a viabilidade econ√īmica de projetos de engenharia;
  • Assumir a postura de permanente busca de atualiza√ß√£o profissional.

 

Além disso, a formação do Engenheiro oferecida pelo Curso de Graduação em Engenharia Civil da Faculdade Santa Maria da Glória terá por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades específicas da área de Engenharia Civil:

  • Obter e sistematizar, de forma aut√īnoma e cr√≠tica, informa√ß√Ķes cient√≠ficas e tecnol√≥gicas necess√°rias ao exerc√≠cio profissional;
  • Analisar criticamente os modelos utilizados no estudo de quest√Ķes de Engenharia Civil, bem como construir modelos matem√°ticos, f√≠sicos, sociais e econ√īmicos a partir de informa√ß√Ķes sistematizadas;
  • Utilizar a diversidade de instrumentos que a inform√°tica e a tecnologia disp√Ķem e renovam intensamente;
  • Reconhecer, formular, avaliar e solucionar problemas de Engenharia Civil, introduzir modifica√ß√Ķes com efici√™ncia t√©cnico-cient√≠fica, ambiental e econ√īmica e dentro de uma perspectiva inter/multi/transdisciplinar;
  • Desenvolver e operacionalizar conhecimentos na √°rea utilizando conceitos e aplica√ß√Ķes de t√©cnicas num√©ricas na resolu√ß√£o de problemas de Engenharia Civil;
  • Produzir, aprimorar e divulgar tecnologias, processos, servi√ßos, materiais e equipamentos relacionados √† Engenharia Civil;
  • Avaliar a viabilidade de empreendimentos sob diferentes pontos de vista (t√©cnico, social, econ√īmico, ambiental);
  • Interpretar, elaborar e avaliar projetos de Engenharia Civil;
  • Planejar, organizar, orientar, coordenar, supervisionar e avaliar criticamente a implanta√ß√£o de projetos e servi√ßos na √°rea de Engenharia Civil;
  • Gerenciar, supervisionar, operacionalizar e promover a manuten√ß√£o e melhoria de sistemas de Engenharia Civil;
  • Gerenciar e administrar pessoas e recursos materiais, financeiros e equipamentos necess√°rios ao exerc√≠cio profissional e √† realiza√ß√£o de empreendimentos na √°rea de Engenharia Civil;
  • Organizar, coordenar e participar de equipes de trabalho, atuando inter, multi ou transdisciplinarmente sempre que a compreens√£o dos fen√īmenos e processos envolvidos o exigir;
  • Organizar, dirigir e manter atualizado os processos educativos que permeiam a pr√°tica da Engenheira Civil;
  • Desenvolver formas de express√£o e comunica√ß√£o tanto oral como visual ou escrita, compat√≠veis com o exerc√≠cio profissional, inclusive nos processos de negocia√ß√£o e nos relacionamentos interpessoais e intergrupais;
  • Identificar a import√Ęncia da Engenharia Civil para a sociedade e relacion√°-la a fatos, tend√™ncias, fen√īmenos ou movimentos da atualidade, como base para reconhecer o contexto e as rela√ß√Ķes em que sua pr√°tica profissional estar√° inclu√≠da;
  • Inserir-se profissionalmente, de forma cr√≠tica e reflexiva, compreendendo sua posi√ß√£o e fun√ß√£o na estrutura organizacional produtiva sob seu controle e gerenciamento;
  • Administrar a sua pr√≥pria forma√ß√£o cont√≠nua mantendo atualizada a sua cultura geral, cient√≠fica e t√©cnico-espec√≠fica, assumindo uma postura de flexibilidade e disponibilidade para mudan√ßas;
  • Enfrentar deveres e dilemas da profiss√£o, pautando sua conduta profissional por princ√≠pios de √©tica, responsabilidade social e ambiental;

Avaliar as possibilidades atuais e futuras da profiss√£o e empreender a√ß√Ķes estrat√©gicas capazes de ampliar ou aperfei√ßoar as formas de atua√ß√£o profissional.

MATRIZ CURRICULAR

ADMINISTRA√á√ÉO DAS ORGANIZA√á√ēES
BASES MERCADOL√ďGICAS DA TECNOLOGIA DA INFORMA√á√ÉO
C√ĀLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I
C√ĀLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO
DESENHO T√ČCNICO PARA ENGENHARIA
ECONOMIA E CEN√ĀRIOS GLOBALIZADOS
EDUCA√á√ÉO DAS RELA√á√ēES √ČTNICO-RACIAIS
ELETROT√ČCNICA GERAL
EMPREENDEDORISMO
ENGENHARIA ECON√ĒMICA
EQUA√á√ēES DIFERENCIAIS
EST√ĀGIO SUPERVISIONADO I E II
ESTAT√ćSTICA E PROBABILIDADE
ESTRUTURAS DE CONCRETO
ESTRUTURAS DE MADEIRA
ESTRUTURAS MET√ĀLICAS
ESTUDOS ANTROPOL√ďGICOS E SOCIOL√ďGICOS
√ČTICA PROFISSIONAL
FEN√ĒMENOS DE TRANSPORTE
F√ćSICA I
F√ćSICA II
F√ćSICA III
FUNDA√á√ēES E OBRAS GEOT√ČCNICAS
GEOMETRIA ANAL√ćTICA E √ĀLGEBRA LINEAR
GERENCIAMENTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL
GRANDES OBRAS E OBRAS DE ARTE ESPECIAL
HIDR√ĀULICA E HIDROLOGIA
INSTALA√á√ēES EL√ČTRICAS PREDIAIS
INSTALA√á√ēES HIDR√ĀULICAS PREDIAIS
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA
INTRODUÇÃO À RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS
INTRODU√á√ÉO AO C√ĀLCULO
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL
MEC√āNICA DOS FLUIDOS
MEC√āNICA DOS SOLOS I
MEC√āNICA DOS SOLOS II
MEC√āNICA GERAL
METODOLOGIA CIENT√ćFICA DA PESQUISA
M√ČTODOS NUM√ČRICOS
NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO
OBRAS HIDR√ĀULICAS E DE SANEAMENTO
QUALIDADE DE VIDA, MEIO AMBIENTE E ECONOMIA SUSTENT√ĀVEL
QUALIDADE E PRODUTIVIDADE
QU√ćMICA GERAL
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS
SANEAMENTO B√ĀSICO E AMBIENTAL
SEGURANÇA DO TRABALHO
SISTEMAS DE TRANSPORTES
T√ČCNICAS DE CONSTRU√á√ÉO
T√ČCNICAS DE PROGRAMA√á√ÉO
TEORIA DAS ESTRUTURAS
T√ďPICOS AVAN√áADOS EM ENGENHARIA CIVIL
TOPOGRAFIA
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I E II

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