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Letras Português/Inglês

 

 

CONCEPÇÃO

O curso de Letras Português/Inglês foi organizado e elaborado com a perspectiva de oferecer a mais diversa visão de mundo, que proporcionasse a formação de profissionais aptos a enfrentar as desafiadoras situações que a atividade profissional do magistério impõe.

Desde sua implantação, o projeto pedagógico do curso de Letras passou por adequações, no que diz respeito às propostas das Diretrizes Curriculares da área de Letras. A licenciatura em Letras/Inglês objetiva o exercício do magistério nas escolas de ensino fundamental e médio. O curso de Letras/Inglês visa proporcionar ao acadêmico uma formação geral adequada ao exercício profissional a que se destina e, ao mesmo tempo, dotá-lo de instrumental teórico metodológico necessário ao desenvolvimento da pesquisa, ou seja, à produção do saber daqueles compromissos notoriamente sabidos relacionados à educação.

O curso objetiva a formação de conhecimento científico relacionado à área. É importante que o aluno da Instituição supere as lacunas ou os equívocos de sua formação escolar, e progrida no sentido de olhar cientificamente para sua área de estudo e atuação. Além de formar profissionais para o magistério dos níveis fundamental e médio, o curso de Letras/Inglês objetiva a atuação na produção de material didático ou como profissional autônomo. Isso porque se torna cada vez mais evidente a necessidade de se contar com profissionais na área do curso.
A formação do profissional de Letras/Inglês inclui a sua capacitação para produzir o conhecimento, posicionar-se criticamente frente à produção científica, bem como transmitir aos educandos não somente um saber determinado, mas principalmente ajudá-los a desenvolver uma postura reflexiva, baseada em critérios objetivos. A Matriz Curricular do Curso de Licenciatura Letras/Inglês é formada por disciplinas específicas e de formação geral, que permitem a interdisciplinaridade pelo diálogo entre diferentes áreas do conhecimento. Foi elaborada com a participação da comunidade acadêmica, que viabilizará o curso, mediante as demandas locais e a vocação institucional, atendendo, assim, às demandas regionais/ nacionais.

Assim, o curso de Letras/Inglês da SMG prima por fugir das concepções tradicionalistas, pois busca integrar ensino e pesquisa. É dentro desta nova concepção que o curso de Letras/Inglês da Faculdade SMG de Tecnologia e Educação de Maringá está edificado. Durante os anos de curso, o acadêmico aprofundar-se-á em áreas do conhecimento que irão capacitá-lo a atuar num mercado de trabalho em expansão, e que exige cada vez mais a habilidade de integrar ensino e pesquisa. No final do curso de licenciatura, será capaz de apreender um maior número de informações linguístico-literárias, intentando formar-se para compreender como esses conhecimentos são produzidos, possibilitando tornar-se um produtor de conhecimento. Igualmente, é importante fazer-se professor de Letras/Inglês, isto é, compreender como se ensina e se aprende.

Dessa forma, o curso tem como preocupação primordial a formação do professor consciente e capaz do exercício da profissão, atentando para o fato de que o saber histórico é resultado de um trabalho produzido em tempo e espaço delimitados e que por isso mesmo pode escolher linhas diferentes de trabalho.

OBJETIVOS

Aprofundar em áreas do conhecimento que irão capacitá-lo a atuar num mercado de trabalho em expansão, e que exige cada vez mais a habilidade de integrar ensino e pesquisa, bem como de constantemente buscar o aperfeiçoamento e a capacitação profissional.

Objetivos específicos:

– Domínio do uso da língua portuguesa ou de uma língua estrangeira, nas suas manifestações oral e escrita, em termos de recepção e produção de textos;

– Reflexão analítica e crítica sobre a linguagem como fenômeno psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico;

– Visão crítica das perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias, que fundamentam sua formação profissional;

– Preparação profissional atualizada, de acordo com a dinâmica do mercado de trabalho;
– Percepção de diferentes contextos interculturais;

– Utilização dos recursos da informática para pesquisa e prática de ensino-aprendizagem de línguas e literatura;

– Domínio dos conteúdos básicos que são objeto dos processos de ensino e aprendizagem no ensino fundamental e médio;

– Domínio dos métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transposição dos conhecimentos para os diferentes níveis de ensino.

PERFIL DO EGRESSO

O Curso de Letras tem como finalidade formar profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos oral e escrito, e conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro.

O profissional em Letras deve ter domínio do uso das línguas as quais são objeto de seus estudos, em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, além de ter consciência das variedades linguísticas e culturais. Deve ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem, de fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente. A iniciação científica e as extensões, além do ensino, devem articular-se neste processo. O profissional deve, ainda, ter capacidade de reflexão crítica sobre temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários.

MATRIZ CURRICULAR

1º Período

  • Leitura e Produção de Texto;
  • História da Educação;
  • Filosofia da Educação;
  • Organização da Educação Brasileira;
  • Educação Inclusiva.

2º Período

  • Estudos Antropológicos e Sociológicos;
  • Psicologia da Educação;
  • Introdução ao Estudos Linguísticos e Literários;
  • Teoria Literária;
  • Didática;
  • Língua Inglesa I: Descrição e Uso.

3º Período

  • Qualidade de Vida, Meio Ambiente e Economia Sustentável;
  • Língua Portuguesa I : Fonologia/Morfologia;
  • Língua Portuguesa II: Sintaxe;
  • Literatura Portuguesa I: Prosa;
  • Língua Inglesa II: Gramática Descritiva;
  • Prática Pedagógica I.

4º Período

  • Língua Portuguesa III: Semântica Lexical e Argumentativa;
  • Literatura Brasileira I: Formação da Identidade Nacional;
  • Literatura Portuguesa II: Poesia e Teatro;
  • Língua Inglesa III: Leitura E Fonologia;
  • Prática Pedagógica II;
  • Educação Das Relações Étnico-Raciais.

5º Período

  • Linguística: Texto e Discurso;
  • Literatura Brasileira II: Prosa;
  • Empreendedorismo;
  • Língua Inglesa IV: Prática Oral;
  • História da Língua e da Filologia Românica;
  • Prática Pedagógica III.

6º Período

  • Metodologia Científica da Pesquisa;
  • Língua Portuguesa IV: Análise Do Discurso;
  • Prática Pedagógica IV;
  • Língua Inglesa V: Tradução e Interpretação de Texto;
  • Literatura Norte-Americana I: Narrativa;
  • Literatura Brasileira III: Poesia e Teatro.

7º Período

  • Crítica Literária;
  • Literatura Portuguesa e Luso Africana;
  • Literatura Infanto-Juvenil;
  • Estágio Supervisionado I – Lingua Portuguesa;
  • Literatura Inglesa I: Narrativa;
  • Literatura Norte-Americana II: Poesia e Teatro.

8º Período

  • Tópicos Especiais em Letras;
  • Literatura: Outras Mídias;
  • Trabalho de Conclusão de Curso;
  • Literatura Inglesa II: Poesia e Teatro;
  • Língua Brasileira de Sinais Libras;
  • Estágio Supervisionado II – Língua Inglesa.

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