Letras Português/Inglês РFaculdade Santa Maria da Glória РSMG Letras Português/Inglês

Letras Português/Inglês

 

 

CONCEPÇÃO

O curso de Letras Portugu√™s/Ingl√™s foi organizado e elaborado com a perspectiva de oferecer a mais diversa vis√£o de mundo, que proporcionasse a forma√ß√£o de profissionais aptos a enfrentar as desafiadoras situa√ß√Ķes que a atividade profissional do magist√©rio imp√Ķe.

Desde sua implanta√ß√£o, o projeto pedag√≥gico do curso de Letras passou por adequa√ß√Ķes, no que diz respeito √†s propostas das Diretrizes Curriculares da √°rea de Letras. A licenciatura em Letras/Ingl√™s objetiva o exerc√≠cio do magist√©rio nas escolas de ensino fundamental e m√©dio. O curso de Letras/Ingl√™s visa proporcionar ao acad√™mico uma forma√ß√£o geral adequada ao exerc√≠cio profissional a que se destina e, ao mesmo tempo, dot√°-lo de instrumental te√≥rico metodol√≥gico necess√°rio ao desenvolvimento da pesquisa, ou seja, √† produ√ß√£o do saber daqueles compromissos notoriamente sabidos relacionados √† educa√ß√£o.

O curso objetiva a forma√ß√£o de conhecimento cient√≠fico relacionado √† √°rea. √Č importante que o aluno da Institui√ß√£o supere as lacunas ou os equ√≠vocos de sua forma√ß√£o escolar, e progrida no sentido de olhar cientificamente para sua √°rea de estudo e atua√ß√£o. Al√©m de formar profissionais para o magist√©rio dos n√≠veis fundamental e m√©dio, o curso de Letras/Ingl√™s objetiva a atua√ß√£o na produ√ß√£o de material did√°tico ou como profissional aut√īnomo. Isso porque se torna cada vez mais evidente a necessidade de se contar com profissionais na √°rea do curso.
A formação do profissional de Letras/Inglês inclui a sua capacitação para produzir o conhecimento, posicionar-se criticamente frente à produção científica, bem como transmitir aos educandos não somente um saber determinado, mas principalmente ajudá-los a desenvolver uma postura reflexiva, baseada em critérios objetivos. A Matriz Curricular do Curso de Licenciatura Letras/Inglês é formada por disciplinas específicas e de formação geral, que permitem a interdisciplinaridade pelo diálogo entre diferentes áreas do conhecimento. Foi elaborada com a participação da comunidade acadêmica, que viabilizará o curso, mediante as demandas locais e a vocação institucional, atendendo, assim, às demandas regionais/ nacionais.

Assim, o curso de Letras/Ingl√™s da SMG prima por fugir das concep√ß√Ķes tradicionalistas, pois busca integrar ensino e pesquisa. √Č dentro desta nova concep√ß√£o que o curso de Letras/Ingl√™s da Faculdade SMG de Tecnologia e Educa√ß√£o de Maring√° est√° edificado. Durante os anos de curso, o acad√™mico aprofundar-se-√° em √°reas do conhecimento que ir√£o capacit√°-lo a atuar num mercado de trabalho em expans√£o, e que exige cada vez mais a habilidade de integrar ensino e pesquisa. No final do curso de licenciatura, ser√° capaz de apreender um maior n√ļmero de informa√ß√Ķes lingu√≠stico-liter√°rias, intentando formar-se para compreender como esses conhecimentos s√£o produzidos, possibilitando tornar-se um produtor de conhecimento. Igualmente, √© importante fazer-se professor de Letras/Ingl√™s, isto √©, compreender como se ensina e se aprende.

Dessa forma, o curso tem como preocupação primordial a formação do professor consciente e capaz do exercício da profissão, atentando para o fato de que o saber histórico é resultado de um trabalho produzido em tempo e espaço delimitados e que por isso mesmo pode escolher linhas diferentes de trabalho.

OBJETIVOS

Aprofundar em áreas do conhecimento que irão capacitá-lo a atuar num mercado de trabalho em expansão, e que exige cada vez mais a habilidade de integrar ensino e pesquisa, bem como de constantemente buscar o aperfeiçoamento e a capacitação profissional.

Objetivos específicos:

– Dom√≠nio do uso da l√≠ngua portuguesa ou de uma l√≠ngua estrangeira, nas suas manifesta√ß√Ķes oral e escrita, em termos de recep√ß√£o e produ√ß√£o de textos;

– Reflex√£o anal√≠tica e cr√≠tica sobre a linguagem como fen√īmeno psicol√≥gico, educacional, social, hist√≥rico, cultural, pol√≠tico e ideol√≥gico;

– Vis√£o cr√≠tica das perspectivas te√≥ricas adotadas nas investiga√ß√Ķes lingu√≠sticas e liter√°rias, que fundamentam sua forma√ß√£o profissional;

– Prepara√ß√£o profissional atualizada, de acordo com a din√Ęmica do mercado de trabalho;
РPercepção de diferentes contextos interculturais;

РUtilização dos recursos da informática para pesquisa e prática de ensino-aprendizagem de línguas e literatura;

– Dom√≠nio dos conte√ļdos b√°sicos que s√£o objeto dos processos de ensino e aprendizagem no ensino fundamental e m√©dio;

РDomínio dos métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transposição dos conhecimentos para os diferentes níveis de ensino.

PERFIL DO EGRESSO

O Curso de Letras tem como finalidade formar profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar, de forma cr√≠tica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos oral e escrito, e conscientes de sua inser√ß√£o na sociedade e das rela√ß√Ķes com o outro.

O profissional em Letras deve ter dom√≠nio do uso das l√≠nguas as quais s√£o objeto de seus estudos, em termos de sua estrutura, funcionamento e manifesta√ß√Ķes culturais, al√©m de ter consci√™ncia das variedades lingu√≠sticas e culturais. Deve ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem, de fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua forma√ß√£o profissional como processo cont√≠nuo, aut√īnomo e permanente. A inicia√ß√£o cient√≠fica e as extens√Ķes, al√©m do ensino, devem articular-se neste processo. O profissional deve, ainda, ter capacidade de reflex√£o cr√≠tica sobre temas e quest√Ķes relativas aos conhecimentos lingu√≠sticos e liter√°rios.

MATRIZ CURRICULAR

1¬ļ Per√≠odo

  • Leitura e Produ√ß√£o de Texto;
  • Hist√≥ria da Educa√ß√£o;
  • Filosofia da Educa√ß√£o;
  • Organiza√ß√£o da Educa√ß√£o Brasileira;
  • Educa√ß√£o Inclusiva.

2¬ļ Per√≠odo

  • Estudos Antropol√≥gicos e Sociol√≥gicos;
  • Psicologia da Educa√ß√£o;
  • Introdu√ß√£o ao Estudos Lingu√≠sticos e Liter√°rios;
  • Teoria Liter√°ria;
  • Did√°tica;
  • L√≠ngua Inglesa I: Descri√ß√£o e Uso.

3¬ļ Per√≠odo

  • Qualidade de Vida, Meio Ambiente e Economia Sustent√°vel;
  • L√≠ngua Portuguesa I : Fonologia/Morfologia;
  • L√≠ngua Portuguesa II: Sintaxe;
  • Literatura Portuguesa I: Prosa;
  • L√≠ngua Inglesa II: Gram√°tica Descritiva;
  • Pr√°tica Pedag√≥gica I.

4¬ļ Per√≠odo

  • L√≠ngua Portuguesa III: Sem√Ęntica Lexical e Argumentativa;
  • Literatura Brasileira I: Forma√ß√£o da Identidade Nacional;
  • Literatura Portuguesa II: Poesia e Teatro;
  • L√≠ngua Inglesa III: Leitura E Fonologia;
  • Pr√°tica Pedag√≥gica II;
  • Educa√ß√£o Das Rela√ß√Ķes √Čtnico-Raciais.

5¬ļ Per√≠odo

  • Lingu√≠stica: Texto e Discurso;
  • Literatura Brasileira II: Prosa;
  • Empreendedorismo;
  • L√≠ngua Inglesa IV: Pr√°tica Oral;
  • Hist√≥ria da L√≠ngua e da Filologia Rom√Ęnica;
  • Pr√°tica Pedag√≥gica III.

6¬ļ Per√≠odo

  • Metodologia Cient√≠fica da Pesquisa;
  • L√≠ngua Portuguesa IV: An√°lise Do Discurso;
  • Pr√°tica Pedag√≥gica IV;
  • L√≠ngua Inglesa V: Tradu√ß√£o e Interpreta√ß√£o de Texto;
  • Literatura Norte-Americana I: Narrativa;
  • Literatura Brasileira III: Poesia e Teatro.

7¬ļ Per√≠odo

  • Cr√≠tica Liter√°ria;
  • Literatura Portuguesa e Luso Africana;
  • Literatura Infanto-Juvenil;
  • Est√°gio Supervisionado I – Lingua Portuguesa;
  • Literatura Inglesa I: Narrativa;
  • Literatura Norte-Americana II: Poesia e Teatro.

8¬ļ Per√≠odo

  • T√≥picos Especiais em Letras;
  • Literatura: Outras M√≠dias;
  • Trabalho de Conclus√£o de Curso;
  • Literatura Inglesa II: Poesia e Teatro;
  • L√≠ngua Brasileira de Sinais Libras;
  • Est√°gio Supervisionado II – L√≠ngua Inglesa.

Notícias