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Licenciatura em História

CONCEPÇÃO

O curso História da Faculdade SMG possui uma proposta diferenciada, visando formar profissionais críticos e atuantes na sociedade, capazes de estabelecer a relação entre pesquisa, ensino e prática social. Esta visão alinha-se com as necessidades relacionadas à formação do profissional da História em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

Em relação a formação docente, busca-se, por meio da articulação entre teoria e prática, preparar os futuros professores para enfrentar os desafios e as mudanças vigentes no contexto educacional brasileiro. Assim, faz-se necessário construir uma consciência profissional que aceite os desafios da profissão e compreenda uma abordagem, além de reflexiva, problematizadora das diferentes realidades a serem vivenciadas pelo aluno da SMG.

A Instituição procura responder às constantes transformações em que se processam os diversos campos de atuação profissional no que diz respeito ao perfil de seus formandos, competências e habilidades, conteúdos curriculares e estruturação de seus cursos em termos de disciplinas e sistema de avaliação, como também está atenta à leitura crítica e reflexiva sobre a realidade da formação de seus egressos em consonância com a realidade social, política e econômica de Maringá.

A Faculdade SMG de Tecnologia e Educação de Maringá reconhece como imperativo capacitar profissionais, com formação básica adequada, buscando dotá-los de uma visão crítica, com capacidade plena de avaliação e reavaliação de seu desempenho e de ajustamento, com competência, às novas exigências geradas pelas exigências conjunturais em permanente evolução.

O profissional de História deve ser capaz de dominar o processo de produção do conhecimento e, além disso, ter domínio sobre o processo de socialização e transmissão desse conhecimento. Desta forma, o curso deverá ter como preocupação primordial a formação do professor consciente e capaz do exercício da profissão, atentando para o fato de que o saber histórico é resultado de um trabalho produzido em tempo e espaço delimitados e que, por isso mesmo, pode gerar produtos diferentes. Os recursos didáticos, as ferramentas conceituais para transformarem a sala de aula numa oficina constante, lugar onde se constrói e se reconstrói o conhecimento. Formar sujeitos críticos, leitores do mundo e, principalmente, de suas especificidades dentro de uma visão plural.

OBJETIVO GERAL

O curso de História da Faculdade SMG prima por fugir das concepções tradicionalistas do ensino de História, pois busca integrar ensino, pesquisa e extensão. É dentro dessa nova concepção que o curso de História da Faculdade SMG de Tecnologia e Educação de Maringá está edificado. Durante os anos de formação, o acadêmico irá se aprofundar em áreas do conhecimento que irão capacitá-lo a atuar num mercado de trabalho em expansão, e que exige cada vez mais a habilidade de integrar ensino e pesquisa, bem como de constantemente buscar o aperfeiçoamento e a capacitação profissional.

Ao final do curso de Licenciatura, o acadêmico deve apresentar para uma banca de docentes, o trabalho de conclusão de curso (monografia ou artigo) que desenvolveu ao longo de sua formação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Formar profissionais na área de Licenciatura em História para inserção no mercado de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento educacional e social.
  • Proporcionar projetos e cursos de extensão, abertos às comunidades interna e externa com vista à ampliação e difusão do saber histórico.
  • Propiciar a interdisciplinaridade, objetivando a compreensão e apreensão do processo histórico em toda a sua complexidade.
  • Estimular o conhecimento e o domínio das novas tecnologias associadas aos meios de informação para um exercício profissional pleno.
  • Estimular o professor não só no domínio do conteúdo e de técnicas de determinada área, mas na compreensão e na capacidade de intervir no processo de aprendizagem.
  • Aprofundar e ampliar o conhecimento histórico, especialmente em relação às abordagens, conceitos e procedimentos com os quais trabalhará na educação básica.
  • Identificar aspectos que caracterizam o processo pelo qual a história se constitui como ciência. Identificar as principais tendências da pesquisa no ensino de História.
  • Conhecer e distinguir as principais características das orientações curriculares para o ensino. Conhecer problemas enfrentados pelos alunos na aprendizagem de conteúdos históricos.

PERFIL DO EGRESSO

O curso de História visa a formação de professores para o magistério do ensino fundamental e médio através de uma formação generalista. O binômio ensino/pesquisa sustenta a formação de educadores capazes de se encarregar da produção do material didático de apoio e do conhecimento que vão transmitir.

Dessa maneira, buscamos formar produtores de saber e não simplesmente receptores. Nessa perspectiva, o perfil do profissional em História deve transitar pelas seguintes dimensões:

Dimensão profissional – como um conjunto de conhecimentos adquiridos para o exercício do magistério;

Dimensão epistemológica: como conhecimento e construção crítica do saber histórico;

Quanto às competências e habilidades pretendidas, o formado deve: Conhecer e interpretar as diversas possibilidades historiográficas;

Dominar os procedimentos teóricos e metodológicos do fazer historiográfico;

Atuar na Educação Básica, possibilitando aos alunos adquirir as competências e habilidades no campo da história, apropriadas ao seu nível;

Atuar em diversas áreas da produção da cultura, a partir da percepção do contexto histórico específico;
Desenvolver políticas e projetos de gestão nas áreas de patrimônio histórico, meio ambiente, turismo histórico entre outras;
Ser capaz de criticar e dar tratamento adequado às fontes documentais, reconhecendo sua historicidade;

Estabelecer espaços próprios à comunicação com outros campos do conhecimento social;
Ser capaz de produzir conhecimento acadêmico a partir do domínio da linguagem escrita própria para esse fim;

Explicar o fenômeno histórico em função da correta conceituação das estruturas formativas de uma dada realidade construída no tempo.

MATRIZ CURRICULAR

1º Período

  • Leitura e Produção de Texto;
  • História da Educação;
  • Filosofia da Educação;
  • Organização da Educação Brasileira;
  • Educação Inclusiva.


2º Período

  • Estudos Antropológicos e Sociológicos;
  • Didática;
  • História Antiga I;
  • Fundamentos dos Estudos de Geografia e História;
  • Psicologia da Educação;
  • História Medieval I.


3º Período

  • Qualidade de Vida, Meio Ambiente e Economia Sustentável;
  • História das Américas I;
  • História Medieval II;
  • Historia do Brasil Colonial;
  • História Antiga II;
  • Pratica Pedagógica I.


4º Período

  • Geografia do Brasil;
  • História do Brasil Imperial;
  • Teoria e Historiagrafia I;
  • História das Américas II;
  • Pratica Pedagógica II;
  • Educação para as Relações Étnico Raciais.


5º Período

  • Empreendedorismo;
  • Organização do Trabalho Pedagógico;
  • Geografia Regional;
  • História Regional;
  • Teoria e Historiografia II;
  • Pratica Pedagógica III.


6º Período

  • Metodologia Científica da Pesquisa;
  • Metodologia do Ensino Aplicada;
  • História das Civilizações Africanas;
  • História do Brasil República;
  • Língua Brasileira de Sinais – Libras;
  • Pratica Pedagógica IV.


7º Período

  • Estágio Supervisionado I;
  • História Moderna I;
  • História Contemporânea I;
  • História Econômica Geral;
  • Arqueologia.


8º Período

  • Tópicos Especiais em História;
  • Educação a Distância e Tecnologias Educacionais;
  • História Moderna II;
  • História Contemporânea II;
  • Estágio Supervisionado II.

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