Licenciatura em História РFaculdade Santa Maria da Glória РSMG Licenciatura em História

Licenciatura em História

CONCEPÇÃO

O curso História da Faculdade SMG possui uma proposta diferenciada, visando formar profissionais críticos e atuantes na sociedade, capazes de estabelecer a relação entre pesquisa, ensino e prática social. Esta visão alinha-se com as necessidades relacionadas à formação do profissional da História em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

Em relação a formação docente, busca-se, por meio da articulação entre teoria e prática, preparar os futuros professores para enfrentar os desafios e as mudanças vigentes no contexto educacional brasileiro. Assim, faz-se necessário construir uma consciência profissional que aceite os desafios da profissão e compreenda uma abordagem, além de reflexiva, problematizadora das diferentes realidades a serem vivenciadas pelo aluno da SMG.

A Institui√ß√£o procura responder √†s constantes transforma√ß√Ķes em que se processam os diversos campos de atua√ß√£o profissional no que diz respeito ao perfil de seus formandos, compet√™ncias e habilidades, conte√ļdos curriculares e estrutura√ß√£o de seus cursos em termos de disciplinas e sistema de avalia√ß√£o, como tamb√©m est√° atenta √† leitura cr√≠tica e reflexiva sobre a realidade da forma√ß√£o de seus egressos em conson√Ęncia com a realidade social, pol√≠tica e econ√īmica de Maring√°.

A Faculdade SMG de Tecnologia e Educação de Maringá reconhece como imperativo capacitar profissionais, com formação básica adequada, buscando dotá-los de uma visão crítica, com capacidade plena de avaliação e reavaliação de seu desempenho e de ajustamento, com competência, às novas exigências geradas pelas exigências conjunturais em permanente evolução.

O profissional de História deve ser capaz de dominar o processo de produção do conhecimento e, além disso, ter domínio sobre o processo de socialização e transmissão desse conhecimento. Desta forma, o curso deverá ter como preocupação primordial a formação do professor consciente e capaz do exercício da profissão, atentando para o fato de que o saber histórico é resultado de um trabalho produzido em tempo e espaço delimitados e que, por isso mesmo, pode gerar produtos diferentes. Os recursos didáticos, as ferramentas conceituais para transformarem a sala de aula numa oficina constante, lugar onde se constrói e se reconstrói o conhecimento. Formar sujeitos críticos, leitores do mundo e, principalmente, de suas especificidades dentro de uma visão plural.

OBJETIVO GERAL

O curso de Hist√≥ria da Faculdade SMG prima por fugir das concep√ß√Ķes tradicionalistas do ensino de Hist√≥ria, pois busca integrar ensino, pesquisa e extens√£o. √Č dentro dessa nova concep√ß√£o que o curso de Hist√≥ria da Faculdade SMG de Tecnologia e Educa√ß√£o de Maring√° est√° edificado. Durante os anos de forma√ß√£o, o acad√™mico ir√° se aprofundar em √°reas do conhecimento que ir√£o capacit√°-lo a atuar num mercado de trabalho em expans√£o, e que exige cada vez mais a habilidade de integrar ensino e pesquisa, bem como de constantemente buscar o aperfei√ßoamento e a capacita√ß√£o profissional.

Ao final do curso de Licenciatura, o acadêmico deve apresentar para uma banca de docentes, o trabalho de conclusão de curso (monografia ou artigo) que desenvolveu ao longo de sua formação.

OBJETIVOS ESPEC√ćFICOS

  • Formar profissionais na √°rea de Licenciatura em Hist√≥ria para inser√ß√£o no mercado de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento educacional e social.
  • Proporcionar projetos e cursos de extens√£o, abertos √†s comunidades interna e externa com vista √† amplia√ß√£o e difus√£o do saber hist√≥rico.
  • Propiciar a interdisciplinaridade, objetivando a compreens√£o e apreens√£o do processo hist√≥rico em toda a sua complexidade.
  • Estimular o conhecimento e o dom√≠nio das novas tecnologias associadas aos meios de informa√ß√£o para um exerc√≠cio profissional pleno.
  • Estimular o professor n√£o s√≥ no dom√≠nio do conte√ļdo e de t√©cnicas de determinada √°rea, mas na compreens√£o e na capacidade de intervir no processo de aprendizagem.
  • Aprofundar e ampliar o conhecimento hist√≥rico, especialmente em rela√ß√£o √†s abordagens, conceitos e procedimentos com os quais trabalhar√° na educa√ß√£o b√°sica.
  • Identificar aspectos que caracterizam o processo pelo qual a hist√≥ria se constitui como ci√™ncia. Identificar as principais tend√™ncias da pesquisa no ensino de Hist√≥ria.
  • Conhecer e distinguir as principais caracter√≠sticas das orienta√ß√Ķes curriculares para o ensino. Conhecer problemas enfrentados pelos alunos na aprendizagem de conte√ļdos hist√≥ricos.

PERFIL DO EGRESSO

O curso de Hist√≥ria visa a forma√ß√£o de professores para o magist√©rio do ensino fundamental e m√©dio atrav√©s de uma forma√ß√£o generalista. O bin√īmio ensino/pesquisa sustenta a forma√ß√£o de educadores capazes de se encarregar da produ√ß√£o do material did√°tico de apoio e do conhecimento que v√£o transmitir.

Dessa maneira, buscamos formar produtores de saber e n√£o simplesmente receptores. Nessa perspectiva, o perfil do profissional em Hist√≥ria deve transitar pelas seguintes dimens√Ķes:

Dimensão profissional Рcomo um conjunto de conhecimentos adquiridos para o exercício do magistério;

Dimensão epistemológica: como conhecimento e construção crítica do saber histórico;

Quanto às competências e habilidades pretendidas, o formado deve: Conhecer e interpretar as diversas possibilidades historiográficas;

Dominar os procedimentos teóricos e metodológicos do fazer historiográfico;

Atuar na Educação Básica, possibilitando aos alunos adquirir as competências e habilidades no campo da história, apropriadas ao seu nível;

Atuar em diversas áreas da produção da cultura, a partir da percepção do contexto histórico específico;
Desenvolver pol√≠ticas e projetos de gest√£o nas √°reas de patrim√īnio hist√≥rico, meio ambiente, turismo hist√≥rico entre outras;
Ser capaz de criticar e dar tratamento adequado às fontes documentais, reconhecendo sua historicidade;

Estabelecer espaços próprios à comunicação com outros campos do conhecimento social;
Ser capaz de produzir conhecimento acadêmico a partir do domínio da linguagem escrita própria para esse fim;

Explicar o fen√īmeno hist√≥rico em fun√ß√£o da correta conceitua√ß√£o das estruturas formativas de uma dada realidade constru√≠da no tempo.

MATRIZ CURRICULAR

1¬ļ Per√≠odo

  • Leitura e Produ√ß√£o de Texto;
  • Hist√≥ria da Educa√ß√£o;
  • Filosofia da Educa√ß√£o;
  • Organiza√ß√£o da Educa√ß√£o Brasileira;
  • Educa√ß√£o Inclusiva.


2¬ļ Per√≠odo

  • Estudos Antropol√≥gicos e Sociol√≥gicos;
  • Did√°tica;
  • Hist√≥ria Antiga I;
  • Fundamentos dos Estudos de Geografia e Hist√≥ria;
  • Psicologia da Educa√ß√£o;
  • Hist√≥ria Medieval I.


3¬ļ Per√≠odo

  • Qualidade de Vida, Meio Ambiente e Economia Sustent√°vel;
  • Hist√≥ria das Am√©ricas I;
  • Hist√≥ria Medieval II;
  • Historia do Brasil Colonial;
  • Hist√≥ria Antiga II;
  • Pratica Pedag√≥gica I.


4¬ļ Per√≠odo

  • Geografia do Brasil;
  • Hist√≥ria do Brasil Imperial;
  • Teoria e Historiagrafia I;
  • Hist√≥ria das Am√©ricas II;
  • Pratica Pedag√≥gica II;
  • Educa√ß√£o para as Rela√ß√Ķes √Čtnico Raciais.


5¬ļ Per√≠odo

  • Empreendedorismo;
  • Organiza√ß√£o do Trabalho Pedag√≥gico;
  • Geografia Regional;
  • Hist√≥ria Regional;
  • Teoria e Historiografia II;
  • Pratica Pedag√≥gica III.


6¬ļ Per√≠odo

  • Metodologia Cient√≠fica da Pesquisa;
  • Metodologia do Ensino Aplicada;
  • Hist√≥ria das Civiliza√ß√Ķes Africanas;
  • Hist√≥ria do Brasil Rep√ļblica;
  • L√≠ngua Brasileira de Sinais – Libras;
  • Pratica Pedag√≥gica IV.


7¬ļ Per√≠odo

  • Est√°gio Supervisionado I;
  • Hist√≥ria Moderna I;
  • Hist√≥ria Contempor√Ęnea I;
  • Hist√≥ria Econ√īmica Geral;
  • Arqueologia.


8¬ļ Per√≠odo

  • T√≥picos Especiais em Hist√≥ria;
  • Educa√ß√£o a Dist√Ęncia e Tecnologias Educacionais;
  • Hist√≥ria Moderna II;
  • Hist√≥ria Contempor√Ęnea II;
  • Est√°gio Supervisionado II.

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