Pedagogia РFaculdade Santa Maria da Glória РSMG Pedagogia

Pedagogia

CONCEPÇÃO

A Faculdade SMG assina seus cursos com responsabilidade e excelência. Ao selecionar professores, livros e materiais pedagógicos sempre prima pela qualidade de ensino. Nosso curso visa proporcionar aos acadêmicos o entendimento de como ocorre o aprendizado das crianças. São vários projetos de extensão, de ensino e vinculados ao social, pois a Faculdade SMG conta com professores que trabalham diariamente com as especificidades da sala de aula com crianças e adolescentes. A consequência é um trabalho sério e eficaz.

O curso de Pedagogia da Faculdade SMG de Maring√° √© um curso voltado para capacitar e profissionalizar os acad√™micos que ir√£o desenvolver suas atividades como pedagogos. Al√©m de todas as disciplinas j√° presentes na grade curricular para forma√ß√£o desse profissional, a Faculdade SMG apresenta algumas disciplinas interdisciplinares, dentre elas, a de Laborat√≥rio de ensino e aprendizagem: brinquedoteca nessa abordagem a Faculdade possibilita ao acad√™mico compreender a import√Ęncia do brincar no desenvolvimento cognitivo da crian√ßa.

√Č importante destacar que os cursos de pedagogia precisam ser respons√°veis pelo processo de constru√ß√£o de diferentes saberes sobre ensino-aprendizagem. Trabalhar com a forma√ß√£o daquele que ir√° desenvolver habilidades e compet√™ncias s√£o significativas, elevando a pr√°tica e fazer superar o n√≠vel de senso comum. Assim, o nosso curso de pedagogia, tem entre seus objetivos revelar a import√Ęncia √©tica e profissional buscando formar profissionais de excel√™ncia na √°rea da Educa√ß√£o.

Além da estrutura de salas de aula a Faculdade SMG conta com laboratórios de informática e uma ampla brinquedoteca, espaço esse que possibilita aos acadêmicos identificar na prática como a criança se desenvolve por meio do brincar.

‚ÄúQuando brinca a crian√ßa assimila o mundo a sua maneira, sem compromisso com a realidade, pois sua intera√ß√£o com o objeto n√£o depende da natureza do objeto, mas da fun√ß√£o que a crian√ßa lhe atribui‚ÄĚ.(PIAGET apud KISHIMOTO, p59).

Venha você também tornar-se um profissional de excelência com a graduação da Faculdade SMG!

OBJETIVOS

A Faculdade SMG, ao propor o presente curso de Pedagogia, pretende formar profissionais comprometidos com a qualidade da educa√ß√£o e que sejam capazes de promover as condi√ß√Ķes necess√°rias para o aprimoramento de conhecimentos relevantes, construindo novos saberes, bem como compreender o processo educacional como um todo, que acontece no contexto da sociedade complexa, global, das comunica√ß√Ķes incessantes, das conting√™ncias e das perspectivas da constru√ß√£o de uma sociedade democr√°tica e solid√°ria.

Formar profissionais, com base nos pressupostos históricos, filosóficos, antropológicos, políticos, psicológicos e sociológicos da educação é um dos objetivos que a Instituição tem, assim como de possibilitar a formação de profissionais com capacidade para desenvolverem um trabalho de ação-reflexão-ação no espaço da organização educacional, além da atuação em outros contextos educativos governamentais, do legislativo, do judiciário, das autarquias, empresas de economia mista, empresas em geral, da igreja, ONGs, podendo ainda atuar em avaliação de sistemas educativos, projetos educacionais, incluindo o setor da comunicação de massa, dentre outros, garantindo aos profissionais da educação um nível de formação pedagógica multidisciplinar e multicultural.

PERFIL DO EGRESSO

O Curso de Pedagogia, Licenciatura com Habilita√ß√£o em Magist√©rio dos anos iniciais do Ensino Fundamental e Gest√£o Educacional pretende formar profissionais da educa√ß√£o capacitados a levar para as institui√ß√Ķes os conhecimentos das ci√™ncias pedag√≥gicas, garantindo que o processo educativo ocorra a partir dos fundamentos te√≥rico-metodol√≥gicos das ci√™ncias que servem de base √† pr√°tica educativa.

Esse profissional dever√° ser capaz de organizar o trabalho pedag√≥gico em suas m√ļltiplas dimens√Ķes, com capacidade para dominar as compet√™ncias e habilidades da √°rea de uma forma ampla, conscientizado da necessidade de aprimorar-se permanentemente, com vistas a contribuir, de forma consistente, com o processo educativo.

MATRIZ CURRICULAR

1¬ļ Per√≠odo

  • Educa√ß√£o Inclusiva;
  • Filosofia da Educa√ß√£o;
  • Hist√≥ria da Educa√ß√£o;
  • Leitura e Produ√ß√£o de Texto;
  • Organiza√ß√£o da Educa√ß√£o Brasileira.

2¬ļ Per√≠odo

  • Arte e Educa√ß√£o;
  • Constru√ß√£o da Linguagem Oral e Escrita;
  • Did√°tica;
  • Estudos Antropol√≥gicos e Sociol√≥gicos;
  • Literatura Infanto Juvenil;
  • Psicologia da Educa√ß√£o.

3¬ļ Per√≠odo

  • Estat√≠stica;
  • Fundamentos da Educa√ß√£o Infantil;
  • Fundamentos Te√≥ricos e Metodol√≥gicos do Ensino da L√≠ngua Portuguesa;
  • Pr√°tica Pedag√≥gica I – Brinquedoteca;
  • Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem;
  • Qualidade de Vida, Meio Ambiente e Economia Sustent√°vel.

4¬ļ Per√≠odo

  • Alfabetiza√ß√£o;
  • Educa√ß√£o das Rela√ß√Ķes √Čtnico-Raciais;
  • Educa√ß√£o Musical;
  • Fundamentos da Psicopedagogia;
  • Fundamentos Te√≥ricos e Metodol√≥gicos do Ensino da Matem√°tica;
  • Pr√°tica Pedag√≥gica II.

5¬ļ Per√≠odo

  • Empreendedorismo;
  • Fundamentos Te√≥ricos e Metodol√≥gicos do Ensino de Ci√™ncias Sociais;
  • Metodologia do Ensino da Educa√ß√£o Infantil;
  • Movimento e Educa√ß√£o;
  • Organiza√ß√£o do Trabalho Pedag√≥gico;
  • Pr√°tica Pedag√≥gica III.

6¬ļ Per√≠odo

  • Curriculo e Cultura Escolar;
  • Est√°gio Supervisionado I – Educa√ß√£o Infantil;
  • Fundamentos Te√≥ricos e Metodol√≥gicos do Ensino de Ci√™ncias Naturais;
  • Fundamentos Te√≥ricos Metodol√≥gicos dos Anos Iniciais;
  • Libras;
  • Metodologia Cient√≠fica da Pesquisa;
  • Pr√°tica Pedag√≥gica IV.

7¬ļ Per√≠odo

  • Avalia√ß√£o Educacional;
  • Educa√ß√£o a Dist√Ęncia e Tecnologias Educacionais;
  • Est√°gio Supervisionado II-Anos Iniciais;
  • Gest√£o Educacional;
  • Pedagogia Hospitalar, Social e Empresarial.

8¬ļ Per√≠odo

  • Est√°gio Supervisionado III – Gest√£o;
  • Fundamentos Te√≥ricos e Metodol√≥gicos do Ensino de Jovens e Adultos;
  • Fundamentos Te√≥ricos e Metodol√≥gicos do Ensino M√©dio e Profissionalizante;
  • Rela√ß√£o entre Institui√ß√£o Educativa, Fam√≠lia e Comunidade;
  • T√≥picos Especiais em Pedagogia;
  • Trabalho de Conclus√£o de Curso.

Notícias