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Publicidade e Propaganda

Publicidade e Propaganda

CONCEPÇÃO

O curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda da Faculdade SMG oferece a mais diversa visão de mundo, com formação de profissionais aptos a enfrentar as desafiadoras situações dentro das atividades de um publicitário.

O curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade SMG desafia o mercado regional, preparando profissionais publicitários que fomentem a comunicação, transformando a cultura da publicidade e da propaganda nas empresas, organizações, entidades, nas agências e nos veículos de comunicação. Dessa forma, o Curso de Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda (PP) habilita o acadêmico para o desenvolvimento de processos de criação publicitária (para atuar em agências de publicidade) e também para a gestão do planejamento de comunicação mercadológica (de marcas, produtos e organizações).

O aluno na Faculdade SMG é preparado para criar e manter a boa imagem de produtos, serviços, empresas, pessoas ou ideias por meio de diversas atividades curriculares e extracurriculares como: palestras, visitas técnicas, viagens, oficinas, grupos de estudos, debates, mesas redondas, entre outras atividades que fomentam uma comunicação coerente e eficaz no mercado atual.

OBJETIVO GERAL

Formar profissionais criativos e capazes de refletir de forma crítica sobre as principais questões de sua área e de aprimorar, permanentemente, os seus conhecimentos, acompanhando, assim, as transformações e tendências do mercado e de sua área de comunicação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Propiciar a formação, em sintonia com a realidade do meio, de profissionais da publicidade no seu contexto teórico, técnico e prático.
  • Oferecer uma formação que permita a compreensão do mundo contemporâneo, o domínio do conhecimento para compor, criar e manipular imagens dos softwares de multimídia, expressão gráfica digital, gráfica, infográfica e vídeo que caracterizam a área publicitária em suas diversas aplicações.
  • Formar profissionais capazes de gerenciar o fluxo de informação e necessidades da sociedade contemporânea impulsionada pelo consumo, tendo por base princípios éticos que atendam aos interesses da comunidade.
  • Formar profissionais com informação fundamental para compreenderem o mundo em que estão situados, bem como as técnicas para compor a linguagem artística no desenvolvimento de projetos publicitários marcados pela percepção crítica e criativa.

PERFIS ESPECÍFICOS

Os perfis específicos resultam das habilitações diferenciadas do campo da Comunicação, que se caracteriza por uma abrangência sobre diferentes meios, linguagens e práticas profissionais e de pesquisa e, na atualidade, por envolver um acelerado dinamismo social e tecnológico. Para assegurar o desenvolvimento histórico desta área de formação, estudos e exercício profissional, serão desenvolvidas habilitações com uma variedade de perfis específicos. Estas habilitações, definidoras dos perfis específicos, se organizam conforme as seguintes premissas:

a) é mantida a referência básica às habilitações historicamente estabelecidas: jornalismo, relações públicas, publicidade e propaganda, radialismo, editoração, e cinema (assim como à sua denominação alternativa, cinema e vídeo);

b) podem ser criadas ênfases específicas em cada uma destas habilitações, que serão então referidas pela denominação básica, acrescida de denominação complementar que caracterize a ênfase adotada;

c) podem ser criadas novas habilitações pertinentes ao campo da Comunicação.

Voltados ao próprio curso na diretriz, os Perfis Específicos da Habilitação

1. Pelo conhecimento e domínio de técnicas e instrumentos necessários para a proposição e execução de soluções de comunicação eficazes para os objetivos de mercado, de negócios de anunciantes e institucionais;

2. Pela tradução em objetivos e procedimentos de comunicação apropriados os objetivos institucionais, empresariais e mercadológicos;

3. Pelo planejamento, criação, produção, difusão e gestão da comunicação publicitária, de ações promocionais e de incentivo, eventos e patrocínio, atividades de marketing, venda pessoal, design de embalagens e de identidade corporativa, e de assessoria publicitária de informação.

MATRIZ CURRICULAR

1º Período

  • Economia e Cenários Globalizados;
  • Ética Profissional;
  • Filosofia;
  • Leitura e Produção de Texto;
  • Psicologia.

2º Período

  • Comportamento do Consumidor;
  • Computação Gráfica I;
  • Estatística e Indicadores Regionais;
  • Estudos Antropológicos e Sociológicos;
  • Redação Publicitária;
  • Teoria e História da Comunicação.

3º Período

  • Computação Gráfica II;
  • Criação Publicitária;
  • Materiais e Processos Gráficos;
  • Pesquisa de Marketing;
  • Produção Publicitária Em Radio e TV I;
  • Qualidade de Vida, Meio Ambiente e Economia Sustentável.

4º Período

  • Computação Gráfica III;
  • Educação das Relações Étnico-Raciais;
  • Marketing de Varejo;
  • Planejamento em Comunicação;
  • Planejamento Estratégico e de Marketing;
  • Produção Publicitária em Radio e TV II.

5º Período

  • Computação Gráfica IV;
  • Comunicação Visual;
  • Empreendedorismo;
  • Mídia I;
  • Princípios da Fotografia;
  • Produção Publicitária em Audiovisual.

6º Período

  • Branding;
  • Criação e Produção Digital;
  • Fotografia Publicitária;
  • Metodologia Científica da Pesquisa;
  • Mídia II;
  • Promoção de Vendas e Merchandising.

7º Período

  • Comunicação Integrada de Marketing;
  • Estagio Supervisionado I;
  • Marketing Digital;
  • Planejamento de Mídia;
  • Projeto Experimental: Pesquisa e Planejamento.

8º Período

  • Direção de Arte;
  • Estágio Supervisionado II;
  • Legislação Publicitária;
  • Projeto Experimental: Criação e Produção;
  • Tópicos Especiais em Comunicação Social.

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