Publicidade e Propaganda

Publicidade e Propaganda

CONCEPÇÃO

O curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda da Faculdade SMG de Tecnologia e Educação de Maringá oferece a mais diversa visão de mundo, com formação de profissionais aptos a enfrentar as desafiadoras situações dentro das atividades de um publicitário.

O curso de Publicidade e Propaganda da FACULDADE SMG desafia o mercado regional, preparando profissionais publicitários que fomentem a comunicação, transformando a cultura da publicidade e da propaganda nas empresas, organizações, entidades, nas agências e nos veículos de comunicação. Dessa forma, o Curso de Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda (PP) habilita o acadêmico para o desenvolvimento de processos de criação publicitária (para atuar em agências de publicidade) e também para a gestão do planejamento de comunicação mercadológica (de marcas, produtos e organizações).

O aluno na Faculdade SMG é preparado para criar e manter a boa imagem de produtos, serviços, empresas, pessoas ou ideias por meio de diversas atividades curriculares e extracurriculares como: palestras, visitas técnicas, viagens, oficinas, grupos de estudos, debates, mesas redondas, entre outras atividades que fomentam uma comunicação coerente e eficaz no mercado atual.

OBJETIVO GERAL

Formar profissionais criativos e capazes de refletir de forma crítica sobre as principais questões de sua área e de aprimorar, permanentemente, os seus conhecimentos, acompanhando, assim, as transformações e tendências do mercado e de sua área de comunicação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Propiciar a formação, em sintonia com a realidade do meio, de profissionais da publicidade no seu contexto teórico, técnico e prático.
  • Oferecer uma formação que permita a compreensão do mundo contemporâneo, o domínio do conhecimento para compor, criar e manipular imagens dos softwares de multimídia, expressão gráfica digital, gráfica, infográfica e vídeo que caracterizam a área publicitária em suas diversas aplicações.
  • Formar profissionais capazes de gerenciar o fluxo de informação e necessidades da sociedade contemporânea impulsionada pelo consumo, tendo por base princípios éticos que atendam aos interesses da comunidade.
  • Formar profissionais com informação fundamental para compreenderem o mundo em que estão situados, bem como as técnicas para compor a linguagem artística no desenvolvimento de projetos publicitários marcados pela percepção crítica e criativa.

PERFIS ESPECÍFICOS

Os perfis específicos resultam das habilitações diferenciadas do campo da Comunicação, que se caracteriza por uma abrangência sobre diferentes meios, linguagens e práticas profissionais e de pesquisa e, na atualidade, por envolver um acelerado dinamismo social e tecnológico. Para assegurar o desenvolvimento histórico desta área de formação, estudos e exercício profissional, serão desenvolvidas habilitações com uma variedade de perfis específicos. Estas habilitações, definidoras dos perfis específicos, se organizam conforme as seguintes premissas:

a) é mantida a referência básica às habilitações historicamente estabelecidas: jornalismo, relações públicas, publicidade e propaganda, radialismo, editoração, e cinema (assim como à sua denominação alternativa, cinema e vídeo);

b) podem ser criadas ênfases específicas em cada uma destas habilitações, que serão então referidas pela denominação básica, acrescida de denominação complementar que caracterize a ênfase adotada;

c) podem ser criadas novas habilitações pertinentes ao campo da Comunicação.

Voltados ao próprio curso na diretriz, os Perfis Específicos da Habilitação

1. Pelo conhecimento e domínio de técnicas e instrumentos necessários para a proposição e execução de soluções de comunicação eficazes para os objetivos de mercado, de negócios de anunciantes e institucionais;

2. Pela tradução em objetivos e procedimentos de comunicação apropriados os objetivos institucionais, empresariais e mercadológicos;

3. Pelo planejamento, criação, produção, difusão e gestão da comunicação publicitária, de ações promocionais e de incentivo, eventos e patrocínio, atividades de marketing, venda pessoal, design de embalagens e de identidade corporativa, e de assessoria publicitária de informação.

MATRIZ CURRICULAR

  • Publicidade e Propaganda
  • Ética Profissional
  • Filosofia
    Leitura e Produção de Texto
  • Política Econômica e Desenvolvimento
  • Psicologia
  • Computação Gráfica- I
  • Direção de Arte
  • Estatística Aplicada
  • Redação Publicitária
  • Teoria e História da Comunicação
  • Optativa I
  • Computação Gráfica- II
  • Criação Publicitária
  • Materiais e Processos Gráficos
  • Pesquisa de Marketing
  • Prod. Pub. em Radio e Tv – I
  • Optativa II
  • Computação Gráfica- III
  • Criação e Produção Digital
  • Optativa III
  • Planejamento Comunicação Social
  • Planejamento Estratégico de Marketing
  • Prod. Pub. Em Radio E Tv – II
  • Antropologia Cultural
  • Comunicação Visual
  • Mídia I
  • Princípios da Fotografia
  • Produção Publicitária Audiovisual
  • Optativa IV
  • Branding
  • Comportamento do Consumidor
  • Fotografia Publicitária
  • Mídia II
  • Promoção de Vendas e Merchandising
  • Comunicação Integrada de Marketing
  • Língua Brasileira de Sinais
  • Planejamento de Mídia
  • Projeto Experimental: Pesquisa e Planejamento
  • Arte, Comunicação e Espetáculo.
  • Marketing Digital
  • Tópicos Especiais em Comunicação
  • Projeto Experimental: Criação e Produção
  • Projeto Experimental: Técnicas de Apresentação
  • Estágio Supervisionado
  • Atividades Complementares (*)

(*) Os alunos deverão participar de forma integrada, por meio das atividades complementares do Seminário de Educação Ambiental e nas ações realizadas na SMG sobre a temática prevista no calendário acadêmico da IES, assim como no calendário de atividades do curso de Publicidade e Propaganda também do Seminário de Consciência Negra.

 

Optativa para todos os Cursos

  • Educação das Relações Étnico Raciais
  • Empreendedorismo
  • Estudos Antropológicos e Sociológicos
  • Formação Política Cidadã
  • Gestão Pessoas
  • Método Científico e Normas de Pesquisa
  • Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação
  • Políticas Públicas e Meio Ambiente
  • Raciocínio Lógico e Quantitativo

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