Publicidade e Propaganda РFaculdade Santa Maria da Glória РSMG Publicidade e Propaganda

Publicidade e Propaganda

CONCEPÇÃO

O curso de Comunica√ß√£o Social com habilita√ß√£o em Publicidade e Propaganda da Faculdade SMG oferece a mais diversa vis√£o de mundo, com forma√ß√£o de profissionais aptos a enfrentar as desafiadoras situa√ß√Ķes dentro das atividades de um publicit√°rio.

O curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade SMG desafia o mercado regional, preparando profissionais publicit√°rios que fomentem a comunica√ß√£o, transformando a cultura da publicidade e da propaganda nas empresas, organiza√ß√Ķes, entidades, nas ag√™ncias e nos ve√≠culos de comunica√ß√£o. Dessa forma, o Curso de Comunica√ß√£o Social, com habilita√ß√£o em Publicidade e Propaganda (PP) habilita o acad√™mico para o desenvolvimento de processos de cria√ß√£o publicit√°ria (para atuar em ag√™ncias de publicidade) e tamb√©m para a gest√£o do planejamento de comunica√ß√£o mercadol√≥gica (de marcas, produtos e organiza√ß√Ķes).

O aluno na Faculdade SMG é preparado para criar e manter a boa imagem de produtos, serviços, empresas, pessoas ou ideias por meio de diversas atividades curriculares e extracurriculares como: palestras, visitas técnicas, viagens, oficinas, grupos de estudos, debates, mesas redondas, entre outras atividades que fomentam uma comunicação coerente e eficaz no mercado atual.

OBJETIVO GERAL

Formar profissionais criativos e capazes de refletir de forma cr√≠tica sobre as principais quest√Ķes de sua √°rea e de aprimorar, permanentemente, os seus conhecimentos, acompanhando, assim, as transforma√ß√Ķes e tend√™ncias do mercado e de sua √°rea de comunica√ß√£o.

OBJETIVOS ESPEC√ćFICOS

  • Propiciar a forma√ß√£o, em sintonia com a realidade do meio, de profissionais da publicidade no seu contexto te√≥rico, t√©cnico e pr√°tico.
  • Oferecer uma forma√ß√£o que permita a compreens√£o do mundo contempor√Ęneo, o dom√≠nio do conhecimento para compor, criar e manipular imagens dos softwares de multim√≠dia, express√£o gr√°fica digital, gr√°fica, infogr√°fica e v√≠deo que caracterizam a √°rea publicit√°ria em suas diversas aplica√ß√Ķes.
  • Formar profissionais capazes de gerenciar o fluxo de informa√ß√£o e necessidades da sociedade contempor√Ęnea impulsionada pelo consumo, tendo por base princ√≠pios √©ticos que atendam aos interesses da comunidade.
  • Formar profissionais com informa√ß√£o fundamental para compreenderem o mundo em que est√£o situados, bem como as t√©cnicas para compor a linguagem art√≠stica no desenvolvimento de projetos publicit√°rios marcados pela percep√ß√£o cr√≠tica e criativa.

PERFIS ESPEC√ćFICOS

Os perfis espec√≠ficos resultam das habilita√ß√Ķes diferenciadas do campo da Comunica√ß√£o, que se caracteriza por uma abrang√™ncia sobre diferentes meios, linguagens e pr√°ticas profissionais e de pesquisa e, na atualidade, por envolver um acelerado dinamismo social e tecnol√≥gico. Para assegurar o desenvolvimento hist√≥rico desta √°rea de forma√ß√£o, estudos e exerc√≠cio profissional, ser√£o desenvolvidas habilita√ß√Ķes com uma variedade de perfis espec√≠ficos. Estas habilita√ß√Ķes, definidoras dos perfis espec√≠ficos, se organizam conforme as seguintes premissas:

a) √© mantida a refer√™ncia b√°sica √†s habilita√ß√Ķes historicamente estabelecidas: jornalismo, rela√ß√Ķes p√ļblicas, publicidade e propaganda, radialismo, editora√ß√£o, e cinema (assim como √† sua denomina√ß√£o alternativa, cinema e v√≠deo);

b) podem ser criadas √™nfases espec√≠ficas em cada uma destas habilita√ß√Ķes, que ser√£o ent√£o referidas pela denomina√ß√£o b√°sica, acrescida de denomina√ß√£o complementar que caracterize a √™nfase adotada;

c) podem ser criadas novas habilita√ß√Ķes pertinentes ao campo da Comunica√ß√£o.

Voltados ao próprio curso na diretriz, os Perfis Específicos da Habilitação

1. Pelo conhecimento e dom√≠nio de t√©cnicas e instrumentos necess√°rios para a proposi√ß√£o e execu√ß√£o de solu√ß√Ķes de comunica√ß√£o eficazes para os objetivos de mercado, de neg√≥cios de anunciantes e institucionais;

2. Pela tradução em objetivos e procedimentos de comunicação apropriados os objetivos institucionais, empresariais e mercadológicos;

3. Pelo planejamento, cria√ß√£o, produ√ß√£o, difus√£o e gest√£o da comunica√ß√£o publicit√°ria, de a√ß√Ķes promocionais e de incentivo, eventos e patroc√≠nio, atividades de marketing, venda pessoal, design de embalagens e de identidade corporativa, e de assessoria publicit√°ria de informa√ß√£o.

MATRIZ CURRICULAR

1¬ļ Per√≠odo

  • Economia e Cen√°rios Globalizados;
  • √Čtica Profissional;
  • Filosofia;
  • Leitura e Produ√ß√£o de Texto;
  • Psicologia.

2¬ļ Per√≠odo

  • Comportamento do Consumidor;
  • Computa√ß√£o Gr√°fica I;
  • Estat√≠stica e Indicadores Regionais;
  • Estudos Antropol√≥gicos e Sociol√≥gicos;
  • Reda√ß√£o Publicit√°ria;
  • Teoria e Hist√≥ria da Comunica√ß√£o.

3¬ļ Per√≠odo

  • Computa√ß√£o Gr√°fica II;
  • Cria√ß√£o Publicit√°ria;
  • Materiais e Processos Gr√°ficos;
  • Pesquisa de Marketing;
  • Produ√ß√£o Publicit√°ria Em Radio e TV I;
  • Qualidade de Vida, Meio Ambiente e Economia Sustent√°vel.

4¬ļ Per√≠odo

  • Computa√ß√£o Gr√°fica III;
  • Educa√ß√£o das Rela√ß√Ķes √Čtnico-Raciais;
  • Marketing de Varejo;
  • Planejamento em Comunica√ß√£o;
  • Planejamento Estrat√©gico e de Marketing;
  • Produ√ß√£o Publicit√°ria em Radio e TV II.

5¬ļ Per√≠odo

  • Computa√ß√£o Gr√°fica IV;
  • Comunica√ß√£o Visual;
  • Empreendedorismo;
  • M√≠dia I;
  • Princ√≠pios da Fotografia;
  • Produ√ß√£o Publicit√°ria em Audiovisual.

6¬ļ Per√≠odo

  • Branding;
  • Cria√ß√£o e Produ√ß√£o Digital;
  • Fotografia Publicit√°ria;
  • Metodologia Cient√≠fica da Pesquisa;
  • M√≠dia II;
  • Promo√ß√£o de Vendas e Merchandising.

7¬ļ Per√≠odo

  • Comunica√ß√£o Integrada de Marketing;
  • Estagio Supervisionado I;
  • Marketing Digital;
  • Planejamento de M√≠dia;
  • Projeto Experimental: Pesquisa e Planejamento.

8¬ļ Per√≠odo

  • Dire√ß√£o de Arte;
  • Est√°gio Supervisionado II;
  • Legisla√ß√£o Publicit√°ria;
  • Projeto Experimental: Cria√ß√£o e Produ√ß√£o;
  • T√≥picos Especiais em Comunica√ß√£o Social.

Notícias