Lato Sensu ou Stricto Sensu?

Autor(a):

Entenda o que é cada um e quais são suas diferenças!

Você que está no meio acadêmico já deve ter ouvido falar nas pós-graduações Lato Sensu e Stricto Sensu, ou nem ouviu falar e achava que pós-graduação não tinha tipos diferentes.

E, por conta disso, nós da SMG vamos esclarecer tudo que você precisa saber sobre esse assunto, o que cada programa significa, qual a diferença entre eles, qual o perfil mais indicado pra cada um e como escolher a melhor opção.

Leia mais:

Saiba como escolher o melhor curso EAD para você!

Dicas para manter o foco no ambiente de trabalho

DEFINIÇÃO

  • Lato Sensu

É uma expressão que vem do latim e significa sentido amplo, ou seja, são as pós-graduações voltadas para alguma especialização. Neste tipo, os cursos têm foco no ensino de conhecimentos para melhorar a atuação no mercado de trabalho. São oferecidos por Instituições de Ensino Superior (IES) e não precisam de autorização do Ministério da Educação (MEC) para funcionar. Basta que a faculdade tenha competência comprovada em determinada área para que o curso funcione.

É um formato destinado aos profissionais com interesse em aprendizagem de conteúdos de forma mais objetiva e aplicada. Além disso, o enfoque está no aperfeiçoamento de temas específicos para prática profissional.

Portanto, os estudantes procuram essa pós-graduação com o intuito de melhorar profissionalmente, ocupar cargos mais altos, aumentar o salário ou conseguir a tão sonhada promoção na empresa em que atua.

Dentro desse programa existem dois tipos de formação: especialização e Master Business Administration (MBA). A única diferença entre eles é que o MBA é voltado para o campo administrativo.

  • Stricto Sensu

Também é uma expressão que vem do latim e significa sentido estrito, ou seja, está mais ligado à interpretação acadêmica tradicional do que é uma pós-graduação, voltada para o aspecto acadêmico das áreas profissionais, como cursos de Mestrado e Doutorado. O foco dos estudos é feito em cima de um questionamento central, a ser discutido através de uma dissertação ou defesa de tese. Este tipo de pós-graduação confere ao estudante um diploma e um título.

Os cursos desse gênero correspondem à formação mais exploratória dos conhecimentos, bem como discuti-los de forma a contribuir para o avanço da ciência.

Antigamente, eram qualificações apenas para quem desejava desenvolver suas carreiras no meio acadêmico ou na produção de pesquisa e conteúdo científico para geração de conhecimento.

Hoje, o cenário mudou. O número de mestres e doutores em cargos da alta administração das corporações vem crescendo, principalmente, dentro das organizações que exigem altos padrões e velocidade de inovação.

Portanto, os estudantes procuram essa pós-graduação com o intuito de desenvolver uma carreira no meio acadêmico ou de pesquisa científica.

Dentro desse programa de pós, se encaixam duas formações, mestrado e doutorado.

O Mestrado é destinado a estudantes que desejam seguir carreira acadêmica e, para isso, comprometem-se a ir mais a fundo em uma determinada linha de pesquisa. Para obter o título, além de cumprir os créditos, é preciso defender uma dissertação sobre o tema.

O doutorado é basicamente o último degrau dos estudos. Nele o aluno precisa defender uma tese, ou seja, apresentar uma informação nova a respeito do tema de estudo escolhido.

Tanto no mestrado quanto no doutorado, o estudante conta com a figura do professor orientador, que vai caminhar com ele ao longo da elaboração e execução do projeto de pesquisa.

CONHEÇA A DIFERENÇA ENTRE ELES

Para escolher entre os dois é importante saber seus objetivos profissionais. Sabendo isso, será bem mais fácil definir qual caminho seguir.

Duração:

  • Lato sensu: Mínimo de 360 horas de aula;
  • Stricto sensu: Mestrado: mínimo 2 anos / Doutorado: mínimo 4 anos.

Formação dos docentes:

    • Lato sensu: 50% dos professores devem ser mestres e doutores e 50% dos professores devem ter pelo menos uma especialização ou pós latu sensu;
  • Stricto sensu: Todos os professores devem ter diploma de pós stricto sensu;

Títulos:

  • Lato sensu: Certificado de conclusão não é válido como diploma;
  • Stricto sensu: Diploma com título de mestre ou doutor.

DESCUBRA O TIPO DE PERFIL PARA CADA UMA DELAS

A pós-graduação lato sensu é recomendada para quem precisa de uma atualização rápida. Como o próprio nome indica, “lato sensu” significa sentido amplo. É um conhecimento mais geral.

Já a formação stricto sensu (sentido estrito) vai a um grau de análise bem mais aprofundado do tema.

SAIBA COMO ESCOLHER A MELHOR OPÇÃO

Agora que você entendeu o que é lato sensu e o que é stricto sensu, ficou mais fácil definir qual será a melhor opção para sua carreira. Avalie seus objetivos com base nos critérios que selecionamos abaixo e veja qual será mais benéfico ao seu perfil!

  • Duração

Você pretende ingressar no mercado de trabalho mais rapidamente ou tem tempo para prosseguir nos estudos por mais um ou dois anos? No primeiro caso, a melhor opção é a especialização (lato sensu). Inclusive, ela pode ser cursada à distância (EAD), e você pode trabalhar e estudar ao mesmo tempo.

Se puder dedicar mais tempo à formação, escolha um mestrado acadêmico ou profissional, com prazo maior de duração.

  • Objetivos profissionais

Tenha em mente que tipo de carreira você deseja seguir. Quer continuar na vida acadêmica, lecionando na graduação e desenvolvendo pesquisas? O stricto sensu tem mais a ver com esse perfil. Prefere encarar ambientes empresariais? O lato sensu se adequa mais a esse contexto.

  • Proficiências

Habilidades e competências são desejáveis em qualquer tipo de pós-graduação, mas a opção tem exigências específicas.

Quem tem gosto pela leitura e pelo aprendizado pode escolher a pós mais ampla. Porém, quem tem perfil mais dinâmico vai conseguir a titulação de pós-graduado em menos tempo e investir no trabalho mais rapidamente.

Qualquer que seja sua área, não subestime a relevância de investir na continuidade dos seus estudos com uma pós-graduação para impulsionar a carreira!

E aí, agora que já conhece as pós-graduações, já decidiu qual fazer?

Tenho certeza que sim, né?!

Então, aproveite e acesse nosso site para conferir os cursos oferecidos para essas modalidades.

#insta
This error message is only visible to WordPress admins
Error: No posts found.
#facebook
Faculdades SMG © 2019​