Mesa redonda marca comemoração do Dia da Contabilidade

Os alunos do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Santa Maria da Glória (SMG) comemoraram o Dia da Contabilidade mais cedo este ano. A data, registrada nos calendários no dia 25 de abril, foi marcada na instituição por uma Mesa Redonda, realizada nesta segunda-feira, dia 22.

Participaram da mesa: o analista tributário da Receita Federal, Marcos Luchiancenkol; o delegado do Conselho Regional de Contabilidade (CRC/PR) na região de Maringá, Joel Azevedo de Oliveira; a coordenadora do curso na SMG, Denisa Borsato e Sérgio Gaiogotto, professor na mesma instituição.

Entre os temas abordados, teve destaque a evolução no perfil do profissional da Contabilidade nos últimos anos. Por estamos em tempos da Declaração do Imposto de Renda (IR) 2019, a atuação do profissional da área na organização dos dados e qualidade das informações prestadas também recebeu atenção por parte dos integrantes da mesa. Luchiancenkol lembrou que o avanço digital favorece a integração dos dados do contribuinte e que isso ressalta ainda mais a importância do contador no processo.

Para Oliveira esse cruzamento de dados é vital para a mudança (positiva) no perfil do profissional e sua valorização. Quanto ao papel do CRC, que é de fiscalizar a atuação dos contadores, o delegado atribuiu dados que elevam a qualidade do serviço prestado localmente. “Dos 2.800 profissionais registrados na nossa base regional tivemos apenas dois casos de suspensão do direito de exercer a profissão”, destacou ele.

Já quanto aos rumos futuros e esperados da Contabilidade, Borsato ressalta que, a valorização da categoria só será completa quando o profissional alcançar o nível máximo de representatividade nas decisões da empresa. “Os empresários que ainda não pensam assim, devem aceitar que o contador não tem apenas a função de prestar contas ao Fisco, ele precisa ser consultado, previamente, sobre as ações pretendidas”, ponderou a coordenadora do curso.