Aluno de Saúde:
O Brasil conta com VOCÊ

Em atendimento ao Edital nº 04, de 31 de março de 2020, a SMG informa que o Ministério da Saúde está convocando alunos dos cursos de graduação em ENFERMAGEM, FARMÁCIA e FISIOTERAPIA para se cadastrarem na Ação Estratégica “O Brasil Conta Comigo” e atuarem no enfrentamento à pandemia do Coronavírus (COVID-19), como cobertura assistencial à população no Sistema Único de Saúde (SUS).

A contratação é uma adoção de medida estratégica e temporária. Os alunos convocados poderão trabalhar em unidades de Atenção Primária à Saúde, unidades de Pronto Atendimento, estabelecimentos da rede hospitalar, estabelecimentos de saúde voltados ao atendimento dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas, das comunidades remanescentes de quilombos e das comunidades ribeirinhas.

O Brasil precisa de você. Inscreva-se e ajude a salvar vidas!

COMO PARTICIPAR

Para participar, o aluno deverá acessar o site :
http://sgtes.unasus.gov.br/apoiasus/ e preencher a “Ficha do Aluno”, acessível no sistema “O Brasil Conta Comigo – Acadêmico”.

No momento do seu cadastro, informe:

 – Nome completo;
 – Cadastro de Pessoa Física (CPF);
 – E-mail;
 – Data de nascimento;
 – Número de telefone celular;
 – Instituição de Ensino em que está matriculado (no caso a SMG);
 – Ano em que se encontra cursando;
 – Município para atuar, em caso de recrutamento.

ATENÇÃO: A confirmação de cadastro só ocorre com o recebimento de e-mail atestando a aprovação do preenchimento do formulário “Ficha do Aluno”.

BONIFICAÇÃO AOS ALUNOS RECRUTADOS

Os participantes recrutados terão direito a uma bonificação, que inclui o recebimento de uma bolsa, enquanto durar a medida, de acordo com a carga horária do estágio supervisionado:

 – 40h – um salário mínimo (R$ 1.045,00)
 – 20h – meio salário mínimo (R$ 522,50)

DÚVIDAS SOBRE O CADASTRAMENTO
O QUE É O CADASTRAMENTO?

O cadastro de alunos é um documento de compromisso para futuro recrutamento, em que se registram os alunos, através de sistema eletrônico, para atuarem no enfrentamento à pandemia do Coronavírus (COVID-19) no Sistema Único de Saúde (SUS).

QUEM É OBRIGATÓRIO SE CADASTRAR?

É obrigatório efetuar o cadastramento para a Ação Estratégica os alunos devidamente matriculados no ÚLTIMO ANO dos cursos de graduação em ENFERMAGEM, FARMÁCIA e FISIOTERAPIA.

OUTROS ALUNOS PODEM SE CADASTRAR?

Poderão participar do cadastramento alunos que estejam regularmente matriculados no curso de graduação de Enfermagem, Farmácia, ou de Fisioterapia, sem a obrigatoriedade de participação na Ação Estratégica.

QUAIS OS PRAZOS PARA O CADASTRAMENTO?

Os procedimentos de adesão, habilitação e cadastramento terão início a partir do dia 02/04/2020 e perdurarão enquanto vigorar a declaração de emergência em saúde pública no Brasil.

DÚVIDAS SOBRE O RECRUTAMENTO
O QUE É O RECRUTAMENTO?

O recrutamento é o chamamento dos alunos devidamente cadastrados no âmbito da Ação Estratégica que possam atender a demanda emergencial por serviços de saúde, além daqueles já prestados pelos profissionais de saúde.

COMO É FEITA A SELEÇÃO PARA RECRUTAMENTO?

O Ministério da Saúde, como medida de razoabilidade, prioriza em suas notificações os alunos que se encontrem nos estágios mais avançados dos cursos de graduação de Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, conforme previsto no Edital nº 04/2020.

FUI NOTIFICADO, O QUE DEVO FAZER?

O aluno, com o perfil compatível e que for selecionado pelo órgão competente, será notificado por e-mail para apresentar-se em até 48 (quarenta e oito) horas no estabelecimento de saúde correspondente.

E SE EU NÃO ME APRESENTAR?

Transcorrendo o prazo estabelecido, contado do envio da notificação sem a confirmação da apresentação no estabelecimento de saúde a ser atendido, os efeitos da notificação decaem. Com a decadência da notificação, o aluno permanecerá no Cadastro de Alunos estando sujeito a eventual notificação.

QUE ATIVIDADES SERÃO DESENVOLVIDAS?

Os alunos recrutados atuarão exclusivamente, no âmbito da Ação Estratégica, nas áreas compatíveis com os estágios e as práticas específicas dos seus cursos de graduação.

QUAIS OS CASOS DE CANCELAMENTO DA BOLSA?

A bolsa será cancelada se o aluno injustificadamente abandonar o curso de graduação ou não atestar a carga horária durante a participação na Ação Estratégica.

POR QUANTO TEMPO DURARÁ O RECRUTAMENTO?

A suplementação excepcional e temporária dos alunos das áreas da saúde terá vigência enquanto vigorar a declaração de emergência em saúde pública no Brasil.

POSSO ABONAR AS HORAS DO MEU ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO?

A carga horária cumprida pelos alunos no âmbito da Ação Estratégica poderá ser utilizada como substituta de horas devidas em sede de estágio curricular obrigatório.

HAVERÁ CERTIFICAÇÃO PARA ALUNOS RECRUTADOS?

Os alunos que atuarem na Ação Estratégica receberão certificado de participação no esforço de contenção da pandemia da COVID-19, com a respectiva carga horária. Além disso, o certificado de participação garantirá ao aluno por 2 (dois) anos – a contar da data de sua expedição – pontuação adicional de 10% no processo de seleção pública para Programas de Residências em Saúde promovidos pelo Ministério da Saúde.

DOCUMENTOS OFICIAIS

Edital nº 4, de 31 de março de 2020

Portaria nº 492, de 23 de março de 2020

MAIS INFORMAÇÕES

Para esclarecimentos e informações adicionais utilize os canais do Ministério da Saúde:
 – E-mail: sgtes@unasus.gov.br
 – Central de telefone: Disque Saúde 136.

Você também pode tirar suas dúvidas com o seu coordenador ou através do nosso WhatsApp: 44 9890-0052

WhatsApp chat