O que são soft skills? Vamos falar a respeito?

Você, estudante, está na fase de adquirir conhecimento para incrementar seu currículo e poder ter sucesso no mercado de trabalho, mas já parou para pensar em como está desenvolvendo suas habilidades pessoais e profissionais?

Você já ouviu falar no termo Soft SKills? Se estiver curioso, continue sua leitura, porque a SMG preparou um conteúdo específico que vai abordar este assunto para satisfazer a sua curiosidade.

Veja também:

Confira algumas dicas da língua portuguesa que sempre nos causam duvidas 

Como se dar bem no relacionamento interpessoal em sua carreira profissional

 Cinco habilidades essenciais para uma carreira de sucesso  

Cinco habilidades que você desenvolve estudando em casa

 Os termos soft skill lhe são estranhos? Já sabe como desenvolver suas habilidades?

Vamos entender melhor o que é tudo isso?

Com tantas transformações acontecendo ao mesmo tempo, as empresas estão cada vez mais exigentes ao contratar um funcionário e já não é suficiente ter certificados e diplomas. É preciso mais.

As entrevistas de hoje prestam tanta atenção nas habilidades pessoais do candidato quanto em seu currículo e conhecimentos. Este é um processo de complementação entre habilidades e conhecimentos. E as habilidades têm tanto peso quanto as outras questões.

O que são soft skills?

Softs skills são um conjunto de habilidades interpessoais que dizem respeito ao comportamento profissional, consideradas como características essenciais para todo bom profissional de sucesso. Esse conjunto de habilidades torna possível a conquista de objetivos traçados para a carreira profissional.

O desenvolvimento de soft skills é determinante para o sucesso profissional do indivíduo. 

E quais seriam essas habilidades?

Existem várias habilidades e todas elas são de suma importância, porém vamos listar apenas algumas:

  • Empatia: a habilidade  de se pôr no lugar do outro, de compreender o que o outro está propondo e de se comunicar com mais facilidade com pessoas diferentes. 
  •  Comunicação: é uma das habilidades essenciais, pois com a capacidade de se comunicar corretamente é possível tornar qualquer discussão em diálogo, extinguir os ruídos que atrapalham o entendimento de mensagens e facilitar a resolução dos problemas. 
  • Resiliência: é a habilidade que o ser humano possui de se adaptar a situações difíceis ou se adaptar a mudanças e, ainda assim, continuar sendo uma pessoa produtiva. 
  •  Inteligência emocional: essa é a habilidade de conseguir controlar as próprias emoções, independentemente da situação, e conseguir canalizar essas emoções em algo produtivo. É uma soft skill muito importante. 
  • Criatividade: uma pessoa criativa não gosta de fazer somente o trivial, gosta de inovar, de arriscar e resolver as coisas da forma menos tradicional. 
  • Proatividade: essa habilidade pertence àquela pessoa que não tem medo de serviço, está sempre apta a produzir e gerar resultados. 
  • Ética: é a respeitabilidade às  regras e exigências da empresa, é ter um senso moral e responsável. É uma habilidade muito valiosa. 
  • Liderança: a capacidade de conseguir motivar e inspirar as pessoas ao seu redor, de orientá-las a que caminho seguir.  A pessoa que possui essa habilidade transmite confiança aos seus colegas de trabalho.
  •  

Essas habilidades são determinadas de acordo com o comportamento humano quando inserido no mercado de trabalho.

E não necessariamente cada pessoa precisa possuir essas habilidades, elas podem ser desenvolvidas no decorrer do tempo. 

Estamos falando de habilidades comportamentais, ou seja, qualquer pessoa pode aprender a desenvolver. Claro, que para desenvolver estas habilidades é preciso haver interesse, mas considerando os benefícios que elas propiciam, temos certeza que você vai querer desenvolvê-las!

E quais são os benefícios de desenvolver soft skills?

Ao desenvolver suas habilidades comportamentais estará ao mesmo tempo ampliando suas chances de crescimento dentro da empresa, além de desenvolver um relacionamento saudável com seus colegas de trabalho.

E se você ainda não estiver familiarizado com estas habilidades, pode começar a desenvolvê-las antes de entrar no mercado de trabalho. Isto será útil para sua vida acadêmica e, quando finalmente começar a trabalhar, estará muito bem preparado, munido de todas as ferramentas necessárias.

Qual a importância de desenvolver tais habilidades?

O desenvolvimento das soft skills se tornou um pré-requisito para os profissionais de todas as áreas de atuação. Estas são habilidades que não se aplicam à apresentação de um diploma como comprovação, mas, ainda assim, os recrutadores examinam seriamente cada candidato à procura de tais habilidades.

Uma pessoa que possui as soft skills tem maiores probabilidades de apresentar um melhor desempenho na sua função em relação à pessoa que não as possui. E quando o profissional as exerce dentro de uma empresa tende a continuar mais tempo dentro dela.

Como desenvolver soft skills?

O desenvolvimento de tais habilidades é muito pessoal.

  • Primeiramente, defina quais as habilidades que precisa desenvolver. Talvez tenha algumas que você já tenha desenvolvido, então vá direto aquelas que têm mais dificuldade.
  • Insira-se em um ambiente que exija as habilidades que quer desenvolver. É uma maneira de poder trabalhar melhor suas dificuldades e aperfeiçoar as soft skills.
  • Administre seu tempo, não foque horas excessivas em um projeto, apenas o necessário para ser produtivo. Se sua mente se cansar além de seus limites pode causar stress, o que atrapalha e muito no desempenho das suas atividades.
  • Policie-se e encontre os pontos que precisa melhorar. Se achar difícil fazer isso sozinho, peça para um amigo ou alguém próximo alertá-lo a respeito.

O desenvolvimento de habilidades pode parecer menos crucial, se comparado ao conhecimento que se obtém na vida acadêmica. Mas não se engane! Essas habilidades ajudam a criar o profissional perfeito, sendo um complemento, um adicional aos seus conhecimentos e diplomas. Quando uma pessoa domina essas habilidades, o impacto positivo em sua carreira é amplamente visível. Faça um esforço, para desenvolvê-las! Você não vai se arrepender!

E agora que você já sabe o que são as tão faladas softs skills, navegue pelo nosso blog para descobrir mais assuntos interessantes. 

A Faculdade Santa Maria da Glória está sempre postando conteúdos novos para te manter informado!

Siga-nos nas redes sociais e fique ligado!

Siga nossas redes sociais:

Selecione a modalidade que encaixa no seu perfil e Inscreva-se
plugins premium WordPress