PĆ³s-GraduaĆ§Ć£o lato sensu em SaĆŗde Mental – ĆŖnfase em saĆŗde e educaĆ§Ć£o – Faculdade Santa Maria da GlĆ³ria – SMG PĆ³s-GraduaĆ§Ć£o lato sensu em SaĆŗde Mental – ĆŖnfase em saĆŗde e educaĆ§Ć£o

PĆ³s-GraduaĆ§Ć£o lato sensu em SaĆŗde Mental – ĆŖnfase em saĆŗde e educaĆ§Ć£o

ApresentaĆ§Ć£o

A saĆŗde e o bem-estar da comunidade escolar sĆ£o importantes para o processo do ensino ā€“ aprendizagem. Atribui-se Ć  escola e aos professores grande parte da responsabilidade de atuaĆ§Ć£o, quer de promoĆ§Ć£o das competĆŖncias, quer na detecĆ§Ć£o dos problemas que podem ocorrer no processo de desenvolvimento humano. Considerando recomendaƧƵes contidas nas politicas pĆŗblicas de saĆŗde mental o curso de pĆ³s-graduaĆ§Ć£o proposto, busca incentivar Ć  intersetorialidade e descentralizaĆ§Ć£o das aƧƵes de saĆŗde, ao viabilizar um espaƧo de conhecimento, reflexĆ£o e debate sobre a consonĆ¢ncia entre as polĆ­ticas pĆŗblicas de atenĆ§Ć£o em saĆŗde mental ao conjunto dos profissionais de EducaĆ§Ć£o estendendo-se aos profissionais de SaĆŗde. Intenta-se, desse modo, a facilitar e consolidar o acesso Ć s aƧƵes de promoĆ§Ć£o, prevenĆ§Ć£o e assistĆŖncia em SaĆŗde Mental para a populaĆ§Ć£o escolar.

Objetivo Geral

Proporcionar informaƧƵes para que o agente educacional possa reconhecer e contextualizar a saĆŗde mental em seu campo de atuaĆ§Ć£o, a partir dos novos paradigmas propostos pela Reforma psiquiĆ”trica e SaĆŗde coletiva, a fim de colaborar na prevenĆ§Ć£o e atenĆ§Ć£o em saĆŗde mental.

Objetivos EspecĆ­ficos

– Viabilizar a aproximaĆ§Ć£o entre os campos de saĆŗde coletiva e educaĆ§Ć£o, favorecendo o planejamento e construĆ§Ć£o de projetos que contemplem a atenĆ§Ć£o geral em saĆŗde e reabilitaĆ§Ć£o psicossocial;

 

– Oferecer suporte teĆ³rico-metodolĆ³gico no campo da saĆŗde mental em relaĆ§Ć£o ao processo de adoecimento mental e suas modalidades de profilaxia e intervenĆ§Ć£o com objetivo de qualificar profissionais da educaĆ§Ć£o para atuar integrados Ć  equipe de saĆŗde de seu municĆ­pio e territĆ³rio.

PĆŗblico - alvo

Professores do ensino fundamental , mĆ©dio e superior graduados em curso superior reconhecido pelo Conselho Nacional de EducaĆ§Ć£o e profissionais graduados em: Psicologia, Enfermagem, ServiƧo Social, Terapia Ocupacional e Medicina, NutriĆ§Ć£o, EducaĆ§Ć£o FĆ­sica e GestĆ£o de Recursos Humanos.

Componentes Curriculares

-Fundamentos e bases conceituais da histĆ³ria da loucura, reforma psiquiĆ”trica brasileira 20h/a

-Metodologia da pesquisa cientĆ­fica 20h/a

-Politicas pĆŗblicas em saĆŗde mental e epidemiologia 20h/a

ā€“Estudos de Psicopatologia geral 30h/a

-Bases gerais da neuropsicologia e saĆŗde mental 30h/a

-Psicopatologia infantil e da adolescĆŖncia 20h/a

-Psicopatologia do adulto e idoso 20h/a

-PrincĆ­pios gerais da Psicofarmacologia ā€“ uso/abuso de substĆ¢ncias psicoativas 20h/a

-AtenĆ§Ć£o Psicossocial Ć  DependĆŖncia QuĆ­mica (Ć”lcool e drogas) 20h/a

ā€“PsicossomĆ”tica 20h/a

-RelaƧƵes humanas, processos de trabalho e saĆŗde mental 20h/a

-EducaĆ§Ć£o em saĆŗde 20h/a

-AtenĆ§Ć£o psicossocial ā€“ modalidades de tratamento 20h/a

ā€“Temas contemporĆ¢neos em SaĆŗde e EducaĆ§Ć£o : bullyingĀ  20h/a

ā€“SeminĆ”rios especiais I – 20h/a

-SeminĆ”rios especiais II – 20h/a com prĆ”tica (escola)

-SeminĆ”rios especiais II – 20h/a

 

NotĆ­cias