Pós graduação latu-sensu em Saúde mental – ênfase em saúde e educação

Pós graduação latu-sensu em Saúde mental – ênfase em saúde e educação

Apresentação

A saúde e o bem-estar da comunidade escolar são importantes para o processo do ensino – aprendizagem. Atribui-se à escola e aos professores grande parte da responsabilidade de atuação, quer de promoção das competências, quer na detecção dos problemas que podem ocorrer no processo de desenvolvimento humano. Considerando recomendações contidas nas politicas públicas de saúde mental o curso de pós-graduação proposto, busca incentivar à intersetorialidade e descentralização das ações de saúde, ao viabilizar um espaço de conhecimento, reflexão e debate sobre a consonância entre as políticas públicas de atenção em saúde mental ao conjunto dos profissionais de Educação estendendo-se aos profissionais de Saúde. Intenta-se, desse modo, a facilitar e consolidar o acesso às ações de promoção, prevenção e assistência em Saúde Mental para a população escolar.

Objetivo Geral

Proporcionar informações para que o agente educacional possa reconhecer e contextualizar a saúde mental em seu campo de atuação, a partir dos novos paradigmas propostos pela Reforma psiquiátrica e Saúde coletiva, a fim de colaborar na prevenção e atenção em saúde mental.

Objetivos Específicos

– Viabilizar a aproximação entre os campos de saúde coletiva e educação, favorecendo o planejamento e construção de projetos que contemplem a atenção geral em saúde e reabilitação psicossocial;

 

– Oferecer suporte teórico-metodológico no campo da saúde mental em relação ao processo de adoecimento mental e suas modalidades de profilaxia e intervenção com objetivo de qualificar profissionais da educação para atuar integrados à equipe de saúde de seu município e território.

Público - alvo

Professores do ensino fundamental , médio e superior graduados em curso superior reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação e profissionais graduados em: Psicologia, Enfermagem, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Medicina, Nutrição, Educação Física e Gestão de Recursos Humanos.

Componentes Curriculares

-Fundamentos e bases conceituais da história da loucura, reforma psiquiátrica brasileira 20h/a

-Metodologia da pesquisa científica 20h/a

-Politicas públicas em saúde mental e epidemiologia 20h/a

–Estudos de Psicopatologia geral 30h/a

-Bases gerais da neuropsicologia e saúde mental 30h/a

-Psicopatologia infantil e da adolescência 20h/a

-Psicopatologia do adulto e idoso 20h/a

-Princípios gerais da Psicofarmacologia – uso/abuso de substâncias psicoativas 20h/a

-Atenção Psicossocial à Dependência Química (álcool e drogas) 20h/a

–Psicossomática 20h/a

-Relações humanas, processos de trabalho e saúde mental 20h/a

-Educação em saúde 20h/a

-Atenção psicossocial – modalidades de tratamento 20h/a

–Temas contemporâneos em Saúde e Educação : bullying  20h/a

–Seminários especiais I – 20h/a

-Seminários especiais II – 20h/a com prática (escola)

-Seminários especiais II – 20h/a

 

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