Especialização em Psicopedagogia Institucional

Especialização em Psicopedagogia Institucional

Objetivo do Curso

Formar especialistas para atuarem na instituição escolar, para o estudo dos processos de aprendizagem, realizar pareceres, intervenção e prevenção de problemas e dificuldades de aprendizagem, dentro de uma perspectiva institucional voltada para a formação de um trabalho preventivo junto às instituições escolares.

Público-Alvo

O curso se destina aos profissionais de Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Professores licenciados de todas as áreas da Educação e demais profissionais graduados interessados na área.

Período do Curso e Aulas

Carga horária: 390h + 60 horas de TCC

Aulas: Aos sábados – quinzenalmente

Horário: Das 8 às 18h

Estrutura do curso: Modular

Matriz Curricular

  • PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL: TEORIA E PRÁTICA – 30 horas
  • TEORIAS DA APRENDIZAGEM: TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS – 30 horas
  • NEUROCIÊNCIA: APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO – 30 horas
  • PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM – 30 horas
  • DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO AMBIENTE INSTITUCIONAL – 30 horas
  • PROCESSOS DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA – 30 horas
  • A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO – 30 horas
  • RECURSO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM – 30 horas
  • AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA E PREVENTIVA – 30 horas
  • INTERVENÇÃO PREVENTIVA NO AMBIENTE ESCOLAR – 30 horas
  • METODOLOGIA CIENTÍFICA – 30 horas
  • ESTÁGIO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL – 60 horas
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – 60 horas

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO: 450 horas

Certificação

O (a) acadêmico (a) receberá o certificado de Especialista em Psicopedagogia Institucional. Tal título apresentará validade nacional, nos termos da resolução CNE/CES n°1, de 8 de junho de 2007, desde de que cumpra as exigências:

  • Entrega do trabalho final conforme as regras institucionais (monografia ou artigo científico).
  • Nota final igual ou superior a 7 (sete) em cada módulo.
  • Frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária de cada módulo.

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