Especialização em Segurança Pública Municipal

Especialização em Segurança Pública Municipal

Público-alvo

Graduados em Direito, Profissionais da Segurança Pública, portadores de Diploma de IES reconhecidas pelo MEC.

Sobre o Curso

Este projeto tem como objetivo promover o conhecimento científico que lhe é característico, além de garantir uma formação jurídica basilar com Direitos Humanos, habilitando os profissionais pelos conceitos norteadores da Segurança Pública Municipal, fundamentando-se pelos princípios e direitos fundamentais nas mais diversas relações, possibilitando uma reflexão crítica das relações sociais para uma aplicação mais humanística e justa.

Justificativa

As instituições de Ensino de Maringá oferecem diversos programas de Pós-graduação, em nível de especialização, porém, ainda que exista mais de 20 programas de especialização em área jurídica, ainda carece de um programa de qualidade que versa sobre a segurança pública, e mais, com ênfase em segurança pública municipal, possibilitando uma formação diferenciada aos profissionais que trabalham com segurança, e com o objetivo de ampliar conhecimento sobre as metodologias aplicadas à segurança. Com isso, torna-se necessário a implementação do programa de especialização na Faculdade Santa Maria da Glória.

OBJETIVO GERAL

A discussão da Segurança Pública Municipal com instrumentos de ampliação aos programas de proteção social, conscientização, e metodologias amplificadoras de segurança, alinhadas à parceria público-privada, garantindo assim, uma reflexão sobre as metodologias públicas de segurança, no âmbito privado, e também público, em especial, a guarda municipal e a polícia militar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1– Adquirir qualificação profissional para a aplicação dos princípios e direitos fundamentais nas diversas relações sociais, em especial na Segurança Pública.

2- Realizar pesquisa jurídica sobre os temas polêmicos e corriqueiros da mídia nacional e internacional;

3– Formar uma visão crítica, tanto dos profissionais da área jurídica, como quaisquer interessados, para que atuem de acordo com os valores humanos, proporcionando a justiça.

4– Desenvolver na comunidade acadêmica, a observação, reflexão e aplicação dos princípios e direitos fundamentais nas relações sociais, de acordo com a grande relevância atual do temam, procurando a melhor aplicação dos sistemas de Direito e contribuindo para a solução de conflitos sociais.

MATRIZ CURRICULAR

 

COMPONENTES CURRICULARES

FORMAÇÃO FUNDAMENTAL

 

MÓDULO I – Metodologia de pesquisa e ensino no Direito 30 h/a

MÓDULO II – Teoria do Direito e Direitos Fundamentais 30 h/a

MÓDULO III- Docência no Ensino Superior 30 h/a

FORMAÇÃO ESPECÍFICA 90 h/a

MÓDULO IV – DIREITO PENAL APLICADO À SEGURANÇA PÚBLICA

Teoria do Direito Penal 30 h/a

Teoria do Processo Penal 30 h/a

Direito Penal Militar 30 h/a

MÓDULO V – TECNOLOGIA, E GESTÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA 90 h/a

Cybersecurity: Prevenção e Investigação de Crimes Digitais 30 h/a

Gestão Pública de contratos administrativo em Segurança Pública 30 h/a

Gestão do Trânsito Municipal e seu reflexo na Segurança Pública 30 h/a

MÓDULO VI – CRIMINOLOGIA E SEGURANÇA PÚBLICA 90 h/a

Psicologia Criminal e Sociologia Criminal 30 h/a

Criminologia, violência urbana 30 h/a

Políticas de Segurança Pública Municipal 30 h/a

TOTAL

390 h/a

 

Notícias