Sabia que estudante pode tirar a carteira OAB de estagiário?

"Mão segurando uma carteira da OAB"

Assim como em todas as áreas, a competitividade é grande no Direito. Estagiar durante a faculdade é um diferencial que coloca o estudante a frente nessa disputa, já que contribui para a consolidação do currículo e da experiência prática. Mas, algumas vagas de estágio exigem OAB. Sem problemas, já que estudantes de Direito podem tirar a sua carteira OAB de estagiário.

Legal, né?

Continue lendo e saiba como fazer a sua!

Quando pedir a carteira de OAB de estagiário?

A partir do 7º semestre, ou 4º ano, do curso.

Qual a importância dela?

Conforme o artigo 13, da lei 8.906/94 do Estatuto da Advocacia o documento de identidade profissional, ou seja a carteira de OAB de estagiário, é obrigatória para o exercício do estágio. Além disso, o mesmo artigo prevê que o documento também vale com prova de identidade civil.

Vantagens da carteira de OAB de estagiário

Mesmo que na prática a carteira possa ser ‘dispensada’, com ela o estudante pode exercer algumas funções específicas, como:

• Retirar e devolver autos em cartório e assinar a carga respectiva;

• Obter certidões de peças ou autos de processo findos ou em curso junto aos escrivães e chefes de secretarias;

• Assinar petições de juntada de documentos a processos administrativos ou judiciais;

• Elaborar peças, levantar alvarás, emitir guias e obter certidões;

• Tirar fotos de processos, fazer cópias, protocolos, consultas e outras diligências;

• Comparecer em atos extrajudiciais;

• Verificar o andamento de processos, acompanhar julgamentos e atuar como preposto em audiências;• Receber procuração ou substabelecimento;

• Distribuir memoriais;

• Postular em órgão do poder Judiciários e juizados especiais.

Certamente, essas funções serão supervisionadas pelo advogado, certo?Além disso, a carteira OAB rende desconto em livrarias.

Como tirar a carteira OAB de estagiário?

A lista de documentos exigidos tem 13 itens. Apesar de parecer extensa, são todos documentos simples de se conseguir, e alguns são eliminados de acordo com seu perfil (certidão de casamento, por exemplo). No site da OAB PR é possível conferir a lista completa. Certamente, é bom lembrar que há um custo de R$90,00 para a carteira OAB de estagiário.

Você é aluno de Direito? Já decidiu a área que irá se especializar? Veja aqui as opções de especialização que oferecemos.

Warning: The account for faculdadesmg needs to be reconnected.
Due to Instagram platform changes on March 2, 2020, this Instagram account needs to be reconnected to allow the feed to continue updating. Reconnect on plugin Settings page

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram access token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.