Saiba como funciona aproveitamento de disciplinas na graduação

Esclareça suas dúvidas sobre esse tema!

Você já possui nível superior e está pensando na possibilidade de fazer uma segunda graduação?

Ou você está cursando sua graduação em outra instituição e está pensando em mudar para a SMG?

Sabia que em ambas as situações é possível aproveitar determinadas matérias do seu curso, seja para realizar uma segunda graduação ou para migrar para outra faculdade.

No caso da segunda graduação, você pode reduzir o período de conclusão devido ao aproveitamento de matérias, o que pode fazer com que você obtenha uma segunda graduação em apenas um ano.

Vamos falar mais sobre isto, mas antes conheça mais um pouco de nosso blog, acessando:

Amplie suas chances de crescimento no mercado de trabalho cursando uma graduacao-de-ciencias-humanas

Dicas de como-melhorar seu relacionamento interpessoal

A possibilidade de obter um segundo diploma tem atraído muitos estudantes do ensino superior. E se você está estudando em alguma instituição, que por algum motivo não atende às suas expectativas e quer realizar sua transferência sem perder o que já cursou, fique tranquilo! A Ibirapuera faz uma avaliação das disciplinas cursadas para que não seja necessário você cursar todas novamente.

Veja a seguir como funciona o aproveitamento das disciplinas nos cursos de graduação:

Em primeiro lugar, o que é aproveitamento?

Realizar aproveitamento significa dizer que você já cursou determinada disciplina em um curso anterior ou em uma instituição de ensino superior (IES) diferente e pretende prosseguir com seus estudos sem ter que reiniciar aquela matéria, sendo que já concluiu a mesma e pretende obter uma dispensa.

O aproveitamento de estudos implica no reconhecimento da equidade de disciplinas cursadas em instituições de ensino superior, com a disciplina em que o aluno pretende cursar, ou seja, as modalidades têm que conversar entre si para ser possível considerar o aproveitamento.

Quais são os requisitos para solicitar aproveitamento?

• Carga horária

As disciplinas anteriores têm que possuir carga horária igual ou superior às que serão cursadas. Se for inferior não se encaixa e o aluno terá que cursar novamente toda a matéria, mesmo que já tenha realizado esse estudo.

• Média

Um requisito importante é que as matérias precisam ter sido concluídas com uma nota apropriada, ou seja, acima da média.

• Frequência

É necessário que você tenha sido frequente no seu curso anterior para que possa solicitar o aproveitamento de matérias.

Você sabia que o aproveitamento de disciplinas é autorizado pelo MEC?

Isso mesmo! Você não precisa ter receios pois essa prática é autorizada pelo Ministério da educação.

De acordo com o ministério da educação (MEC): Art. 47 § 2º Os alunos que tenham extraordinário aproveitamento nos estudos, demonstrado por meio de provas e outros instrumentos de avaliação específicos, aplicados por banca examinadora especial, poderão ter abreviada a duração dos seus cursos, de acordo com as normas dos sistemas de ensino.

Aproveitamento de disciplinas para graduados já formados:

Esse aproveitamento funciona da seguinte maneira: o aluno já se formou, porém pretende realizar uma segunda graduação.

Não tem muita relevância estudar o mesmo conteúdo repetidamente, sendo assim pode solicitar o aproveitamento.

A faculdade irá averiguar se suas informações procedem e consolidar isso para você.

Após concluir essa etapa as matérias serão eliminadas e o tempo para a conclusão será reduzido.

Mas então, em qualquer curso poderá ser solicitado o aproveitamento?

Sim, desde que as modalidades dos cursos que o aluno optou tenham o mesmo segmento, pois deve haver matérias iguais em ambos ou cursos, para que possam ser dispensadas.

Agora que o aluno já percebeu que pode ter o aproveitamento de matérias  é só informar na instituição como isto se dá. Pois, como procedimento padrão, ela faz uma análise de equivalência que será realizada através de alguns documentos.

• Documentos a serem entregues para concluir a análise de equivalência:

– histórico da graduação

– diploma de conclusão de curso ( no caso de 2ª graduação)

Após verificação, a secretaria entrará em contato com as informações, e solicitará os documentos para a matrícula.

Aproveitamento para alunos transferidos

O aproveitamento para alunos transferidos funciona quase da mesma maneira, com a conferência das matérias para verificar se é possível realizar o aproveitamento. Sendo assim o aluno poderá continuar de onde tenha parado na instituição anterior.

Após analisados os documentos, a secretaria da faculdade entrará em contato para passar informações, tais como: quais matérias serão reaproveitadas, quais serão dispensadas, valores, entre outras informações que sejam julgadas necessárias.

Quais as vantagens de solicitar aproveitamento?

Uma das vantagens mais evidentes é a redução de tempo que você terá que aplicar para a realização do curso, seja em uma nova graduação ou em uma transferência de instituição.

Outra vantagem, que se aplica a quem já possui uma graduação, é a motivação para ingressar em outro curso, Ainda que seja muito gratificante e compensador ter mais de uma graduação, sabemos que isto exige bastante do aluno, assim obter o reaproveitamento das matérias motiva saber que essa jornada pode ser reduzida.

Você terá um diploma em duas áreas, podendo atuar em qualquer uma delas. As oportunidades de emprego aumentam consideravelmente e seus conhecimentos também.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou desse conteúdo fique atento ao nosso blog para saber mais!