Saiba mais sobre o projeto de extensão de ação social – 2021, da SMG e participe!

Olá acadêmico! Você já ouviu falar em projetos de extensão?

Sabe qual a importância deles para a sua graduação?

Os projetos de extensão têm grande valia para os graduandos e é muito importante para a sociedade. A maioria dos estudantes participam desse tipo de projeto durante a sua vida acadêmica.

Pois bem, a SMG elaborou um projeto de extensão intitulado II Ação social para o atendimento de pessoas em instituições públicas de saúde em período de pandemia pela Covid-19, no município de Maringá.  O projeto insere-se no campo de atividades complementares no processo de formação para os estudantes de Enfermagem, que conta com a participação em doações de toda a comunidade acadêmica e civil.

O que é um projeto de extensão?

Um projeto de extensão visa a interação de uma universidade com a sociedade, na qual ambos os lados são beneficiados com a expansão de um aprendizado.

Qual o objetivo do projeto de extensão?

Estes projetos buscam solucionar problemas de interesse da sociedade, envolvendo ações de conscientização, capacitação, difusão de informação etc.

Para os acadêmicos, o projeto de extensão traz a oportunidade de ampliar seus conhecimentos. E com a participação em um projeto deste gênero é possível aumentar as horas complementares que são exigidas para a conclusão do curso de graduação.

A sociedade também ganha com esse tipo de projeto, pois o objetivo é amenizar  uma situação difícil e dar apoio à sociedade em que estamos inseridos.

Qual a importância dos projetos de extensão?

A troca de conhecimentos é importante para o aluno, pois com base no projeto de extensão, é possível aprender mais sobre a comunidade, bem como com a cultura em relação às dificuldades que possui. Isto auxilia na formação do estudante, contribuindo para formar um profissional  bem preparado e humanizado. Essa interação faz com que o aluno perceba a realidade tal como ela é, em seus aspectos negativos e positivos.

Projeto de extensão – ação social (SMG)

O projeto de extensão II Ação social para o atendimento de pessoas em instituições públicas de saúde em período de pandemia pela Covid-19, no município de Maringá da SMG tem como coordenadores responsáveis Thamires  Fernandes Cardoso da Silva Rodrigues, Luana Cristina Bellini Cardoso e Mônica Fernandes Freiberger.

Esse projeto é muito importante em nossa realidade atual, pois vivenciamos um período muito difícil devido à pandemia. Muitos hospitais encontram-se sem recursos para atender a demanda de pacientes, contando com a ajuda da comunidade em relação a insumos de higiene, mas com o coronavírus muitos dos hospitais não estão permitindo a visitação de familiares, agravando ainda mais a situação. Sendo assim, faz-se necessário este projeto de ação social, que ajudará a suprir as necessidades de produtos de higiene para os pacientes que dependem da saúde pública.

O projeto será desenvolvido durante o primeiro semestre de 2021, arrecadando produtos de higiene até o dia 30 de abril. A ideia é adquirir uma quantidade considerável de produtos que serão distribuídos para um dos hospitais do município de Maringá.

O projeto também visa fazer com que os alunos de Enfermagem exercitem a solidariedade, a empatia e a cidadania, motivando-os a se tornarem profissionais comprometidos com as causas sociais.

Horas complementares

Para os participantes do projeto (discentes e docentes) será concedido um  certificado com 30 horas complementares. E para os participantes que arrecadarem  os produtos lhes será concedido uma certificação de 5 a 10 horas complementares.

Veja o vídeo no Intsagran, em que a professora Thamires fala sobre o projeto:

Um bom profissional se preocupa com as questões sociais e se você é aluno da SMG, com certeza, vai desejar participar deste projeto.

Não fique de fora! Participe você também de nosso projeto de ação social!

Siga-nos nas redes sociais.