Tecnologia da informação

Saiba mais sobre tecnologia da informação e também sobre as responsabilidades no uso das redes sociais!

Você sabia que a tecnologia da informação tem um papel muito importante no mundo em que vivemos, ela está presente em quase todos os aspectos da nossa vida. A maior parte das ações que você realiza envolve tecnologia!

E falando em tecnologia, outro assunto importante a ser discutido são as redes sociais, mais especificamente suas publicações. Você é daquelas pessoas que adora postar o que está fazendo, gosta de compartilhar as notícias e informações que aparecem na sua timeline?  

Se gosta, sabia que é preciso prestar atenção aos seus posts, compartilhamentos e comentários na internet, por mais que você não tenha má intenção ao publicar algo, pode ser mal interpretado e gerar problemas sérios?

Então vamos falar sobre isto! A tecnologia aliada à informação são duas forças magníficas que movimentam toda a sociedade. Podemos comprovar isto se pararmos para pensar no momento de pandemia do Covid-19 em que vivemos, considerando que maior parte da informação que recebemos é por meio da tecnologia, sendo que transformamos os dias desse último ano em dias virtuais, praticando nossas atividades através de aplicativos e plataformas.

Mas o que é tecnologia da informação?

O termo Tecnologia da informação é um conjunto de técnicas que tem como objetivo fundamentar e facilitar o trabalho social quanto à informação, que se refere a um conjunto de dados que possui valor. Sendo assim, a tecnologia da informação é um conjunto de atividades e soluções realizadas através de habilidades e recursos computacionais. Também conhecida como Ti abrange a obtenção, proteção, acesso, processamento, armazenamento, uso das informações e gerenciamento. 

Qual o papel da tecnologia da informação no mundo atual?

A tecnologia faz parte das pessoas e tem um papel essencial que se estende no mundo inteiro. Sua função é oferecer sustentação em vários âmbitos na vida de uma pessoa, seja para que os indivíduos possam interagir uns com os outros ou para adquirir conhecimento e auxiliá-lo na criação de técnicas e aprimoramento de habilidades. 

Considerando esses aspectos pode-se concluir que o papel da tecnologia é o de facilitar e de alguma forma melhorar a vida das pessoas. Esta veio com o objetivo de suprir as necessidades de produção,  informação e interação entre as pessoas.

Visto que a tecnologia da informação pode ser usada para tantos fins, é necessário utilizá-la com responsabilidade e sabedoria, com o intuito de promover melhorias a si próprio e aos outros, sem prejudicar ninguém.

Sobre as publicações nas redes sociais:

As redes sociais se tornaram um meio de desabafo, reclamações e agradecimentos de muitas pessoas. São plataformas de entretenimento que as pessoas usam para interagir. É uma maneira de expor suas opiniões sobre diversos assuntos, pois estar longe encoraja os usuários a falar e postar tudo o que pensam e desejam. Entretanto há de se tomar cuidado com os conteúdos publicados e compartilhados.

Qual é a nossa responsabilidade nas publicações que fazemos nas redes sociais?

No ambiente virtual, aquele que atuar como causador de danos a outra pessoa tem responsabilidade civil e deve responder por isto, devendo haver um vínculo entre a conduta e o próprio dano. Ou seja, se porventura algum usuário se sentir constrangido, ofendido ou até mesmo humilhado, quem provocou tal sentimento tem que reparar o dano causado.

Por isso, é bem importante você pensar antes de expor suas ideias e declarar seus pensamentos, pois na internet ninguém está sozinho, e o que você postar pode viralizar do dia para a noite.

Outro fator que deve sempre estar atento é quanto ao vínculo empregatício, como assim? Se você trabalha em determinada empresa pode ser que ela esteja de olho nas suas redes sociais. Por isso, é importante estar atento às páginas que você curte e aos conteúdos que compartilha e  curte. Por exemplo, alguns recrutadores não aceitam que você possa brincar com  a página dos ‘’preguiçosos de plantão’’…. Portanto, pode não ser uma boa ideia você interagir muito com esta página, pois pode passar a ideia de que é preguiçoso também, negativando sua imagem. Isso também pode ser válido para quem está procurando emprego, pois muitas empresas consultam as redes sociais de seus candidatos antes de contratá-los. Fique atento!

Conheça algumas das penalidades:

De acordo com o Código Penal – Decreto Lei nº 2.848 de 07 de dezembro de 1940

De acordo com

Calúnia: quando é publicado algo com uma falsa acusação a alguma pessoa, organização ou instituição, sem possuir provas configura crime, também para os casos de propagação da mensagem sabendo que a mesma falta com a verdade.

Art. 138 – Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime:

Pena – detenção, de seis meses a dois anos, e multa.

Pena: 6 a 2 anos e multa.

Difamação: quando é realizada uma publicação acusando alguém por meio de uma “fofoca”, não configura crime, mas ato imoral e pode ofender alguém.

Art. 139 – Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação:

Pena: detenção de 3 meses a 1 ano e multa.

Injúria: publicações com a intenção de ofender nessa situação o agressor ofende diretamente.

Art. 140 – Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro:

Pena: detenção de 6 meses ou multa. A pena pode aumentar caso a injúria se dirija à raça, etnia, cor, religião, pessoa idosa ou com deficiência.

Para os casos de imagens publicadas sem autorização, o autor da publicação pode estar sujeito a reparar com a retirada da imagem e também com pagamento de indenização.

É importante lembrar de que se o causador de tais danos for menor de idade, ele terá a obrigação de reparar o dano, sofrendo advertência e/ou cumprindo serviços comunitários.

Antes de publicar algo pense:

  • se realmente existe a necessidade de dividir isso com as outras pessoas;
  • se o conteúdo desta publicação é relevante para os outros usuários;
  • se a informação que está prestes a compartilhar é verídica;
  • se a publicação envolve pessoas além de você;
  • se a forma como está sendo publicado este post pode vir a ter mais de uma interpretação;
  • se a publicação pode de alguma forma ofender ou constranger alguma pessoa, organização ou instituição;
  • se o assunto da sua publicação é um assunto delicado, verifique se está usando as palavras certas e se a sua ortografia está correta.

E aí, achou interessante?! Esperamos que sim.

Mas não pare por aqui, a SMG possui muitos conteúdos legais no blog, continue navegando e confira!

Siga também nossas redes sociais!

Siga nossas redes sociais:

Selecione a modalidade que encaixa no seu perfil e Inscreva-se
plugins premium WordPress