Semana da Enfermagem é aberta com palestra sobre atendimento de emergência

Para os alunos de Enfermagem estes dias são de aprimoramento e networking. A Semana da Enfermagem, evento gratuito e dedicado a todos do curso, foi aberta ontem, dia 22, e seguirá uma programação diversificada até a próxima sexta-feira, 24.

Oferecido pela Faculdade Santa Maria da Glória (SMG) o evento prioriza a atualização dos acadêmicos. “Tirá-los da sala de aula e imergi-los em novos cenários, com profissionais e atividades fora da grade curricular, agrega valor a sua formação e os desperta para a busca de novos conhecimentos”, destacou a coordenadora do curso e anfitriã da noite, Mônica Freiberge.

Ao abrir as atividades, o diretor geral da instituição Edvaldo Soares, parabenizou os participantes pela iniciativa e envolvimento.

Palestra

Chegado o momento mais aguardado da noite, o palestrante Maurício Medeiros Lemos, diretor regional do Samu, conduziu os presentes a diversos momentos de reflexão sobre o papel do Enfermeiro na sociedade e a necessidade de ser isento de julgamentos e padrões de exclusão. “Todos devem ser tratados de igual forma, não importante se está limpo ou sujo, rico ou pobre. Com o mesmo cuidado que quero que cuidem de quem eu amo, assim eu devo cuidar dos meus pacientes, sem julgar ou condenar, apenas atenda-o”.

Emergência

Seguindo a temática proposta: Atendimento pré-hospitalar de emergência, Maurício falou sobre gestão de equipes e exemplificou com sua atuação prática a flexibilidade que o serviço emergencial exibe. Pautando-se nos dados do Ministério da Saúde, que aponta que as Upas, Samu e outros serviços de urgência são porta de entrada (primeiro emprego) para 78% dos profissionais da área, o palestrante lembrou da importância desse setor e de se preparar para ele: “Levem a sério as emergências, pois é lá que vocês se diferenciarão dos demais, sendo humanos, respeitosos e fazendo o melhor para seus pacientes. E para estarem prontos, não esperem do sistema ou da faculdade, preparem-se, busquem conhecimento”.

Homenagens

Ao som de uma dupla de cantores, professores do curso, profissionais e acadêmicos foram homenageados pelos dias do Enfermeiro e do Técnico em Enfermagem, comemorados em 12 e de maio, respectivamente.

Além disso, os alunos foram agraciados com o sorteio de brindes.

Programação

A Semana da Enfermagem continua na SMG. Confira a programação de palestras para hoje, 23:

_ Ventilação Mecânica em Equipe Multiprofissional com o fisioterapeuta Fábio Tormem;

_ Atuação da Enfermagem na Acreditação Hospitalar, Rafhaela Calinca Vidor;

_ Cuidando de Quem Cuida, Diego Alexandre Rosendo.

Conheça o curso de Enfermagem da SMG!