Veja como é feita a divisão dos cursos de graduação entre as áreas do conhecimento!

Você pensa em começar uma graduação, mas não sabe qual curso escolher, qual área seguir, fique tranquilo! Vamos te ajudar nisso. Leia o que temos para você!

A escolha de uma graduação depende de pesquisa, de leitura e de uma boa dose de autoconhecimento. A escolha certa de um curso vai determinar a escolha de uma profissão e o sucesso de sua carreira. Uma das estratégias para entender qual é o curso ideal, passa por conhecer as diferentes áreas do conhecimento e quais são as graduações com as quais você mais se afiniza.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) considerou que existem oito áreas de conhecimento.

As oito áreas do conhecimento são:

• Ciências Exatas e da Terra;
  • Ciências Biológicas;
  • Engenharias;
  • Ciências da Saúde;
  • Ciências Agrárias;
  • Ciências Humanas;
  • Linguística, Letras e Artes;
  • Ciências Sociais Aplicadas.

Agora que já sabe quais são elas, que tal conhecer cada uma delas?

Ciências Exatas e da Terra

São ideais para quem gosta de cálculos e raciocínio lógico, pois os profissionais dessa área fazem  predições, medições precisas, usando expressões matemáticas e métodos rigorosos. O foco é resolver problemas e testar hipóteses.

Em relação ao mercado de trabalho, é uma área promissora, e não deve decepcionar aqueles que se dedicam a ela.

Ciências Biológicas

A área objetiva estudar todos os tipos de vida: flora, fauna, seres humanos e animais. Esse estudo engloba desde a escala atômica até a taxonomia, ou seja, a classificação das espécies. Busca entender o funcionamento de organismos, seres vivos e suas relações com o meio em que estão inseridos.

No mercado de trabalho existem amplas possibilidades e, além disso, os cursos são ofertados nas modalidades de bacharelado e de licenciatura.

Engenharias

Nesta área são utilizados cálculos e lógica para se resolver problemas e, também, recursos naturais para construir, criar e conceber novas ferramentas que facilitam a vida e que geram benefícios para os seres humanos.

Com base na empresa de consultoria de recursos humanos, Robert Half, as profissões que envolvem a engenharia e tecnologia estão em alta, pois com os últimos acontecimentos mundiais, houve a retomada da construção civil, que movimenta os setores de mineração e infraestrutura

Ciências da Saúde

As ciências da saúde, como as ciências biológicas estudam a vida, mas as da Saúde têm foco em doenças e a busca pelo bem-estar. Possui atuação direcionada para o levantamento de diagnósticos, tratamentos e no acompanhamento da saúde de pessoas e de animais.

A formação nesta área possibilita assistência à população e tem uma área de atuação bem ampla, com profissionais que trabalham em hospitais, academias, escolas, restaurantes, além de muitos outros lugares.

Ciências Agrárias

Nesta área são tratados os aspectos de exploração da terra, de criação de animais e de cultivo de vegetais. Suas atividades objetivam aumentar a produção, aprimorar as tecnologias de manejo e preservação dos recursos naturais, misturando agronomia com ciências exatas e biológicas.

O mercado de trabalho está em constante crescimento, pois a necessidade da preservação de recursos naturais e a busca do ser humano por melhor qualidade de vida estão cada vez maiores e necessitam com urgência de profissionais especializados nessa área.

Ciências Humanas

Considerada uma das maiores áreas do conhecimento. Esta área é voltada para o estudo do homem como ser social. Esse campo tem o ser humano, suas relações e a cultura como objeto de estudo e costuma trazer reflexões mais subjetivas em relação às ciências exatas.

Linguística, Letras e Artes

É uma área do conhecimento focada na comunicação entre os seres humanos, nas expressões artísticas e culturais. Costuma estar muito atrelada às ciências humanas, mas com um foco nas ferramentas sociais, facilitando processos de comunicação. É indicada para pessoas muito criativas.

Ciências Sociais Aplicadas

Esta área reúne campos de conhecimento interdisciplinares, voltados para os aspectos sociais das diversas realidades humanas. Ou seja, estão reunidos nessa área cursos que, embora tenham conteúdos diferentes, têm o mesmo objetivo: entender quais são as necessidades da sociedade como um todo.

Agora que você já sabe como cada uma das áreas funciona, conheça os cursos que cada área envolve.

Ciências Exatas e da Terra

• Teologia

Ciências Agrárias

•  Agronomia
  •  Recursos Florestais (Incluindo Engenharia Florestal)
  •  Engenharia Agrícola

• Teatro
  • Cinema
  • Fotografia

E aí, gostou de conhecer todas as áreas e os cursos que elas abrangem? Já sabe qual curso escolher? Conseguiu distinguir qual área tem mais a ver com você?

Então aproveite, conheça nossos cursos e faça o vestibular!

E se você gosta desse tipo de conteúdo, acesse o nosso blog, e confira!