Alunos de História da SMG Apresentam Trabalho Em Simpósio

Vamos falar de história?

No início deste mês, os alunos da SMG participaram de um evento muito bacana, intitulado XXVII Semana Acadêmica de História FURB – Simpósio temático (Narrativas e Usos do Passado: Política, Gênero e Literatura).

O evento abordou diversos temas relevantes referentes à história em geral, a participação da SMG teve destaque com a apresentação de trabalhos em diferentes temas.

Os discentes Gleyson F.E Bessa  e Vitor E. Moresco, ambos do 5° período, e a Professora Bruna Vasconcelos, da Faculdade Santa Maria da Glória, marcaram presença no simpósio. Gleyson compartilhou um pouco do seu trabalho com o blog.

O tema do seu trabalho para participação no simpósio foi Fotografia enquanto fonte histórica e sua funcionalidade na educação histórica e no ensino educacional e abordou os princípios da didática da história de Rüsen e sua matriz disciplinar para conseguir suprir as carências presentes no ensino de história, além de pensar uma aula-oficina, por meio da proposta de Isabel Barca, utilizando a fotografia enquanto fonte.

Gleyson falou ainda sobre a utilização inadequada da fotografia como mera ilustração, podendo ocasionar assim más interpretações, como também a utilização da fotografia como prova de algo que se queira representar.

Ao desenvolver a pesquisa percebe-se que as fotografias não somente estão em nosso meio, como também o moldam. Sendo assim, podem e devem ser trabalhadas em sala de aula para que seja possível a construção de cidadãos capazes de distinguir nuances e divergências, seja em informações ou imagens fotográficas. A pesquisa tem como objetivo descobrir uma forma de utilizar a fotografia enquanto uma fonte histórica no ensino para que seja vantajoso e prazeroso para o aluno trabalhar com fontes e documentos históricos.

Gleyson F.E Bessa

Em seu depoimento, Gleyson afirma que sua participação no Simpósio foi extremamente gratificante e esclarecedora, pois lhe permitiu conhecer vários outros artigos e pesquisadores na área de educação histórica, auxiliando-o com novas leituras e novos autores que poderão vir a ser úteis no desenvolvimento de sua pesquisa. Também relata que através da apresentação deste trabalho pode conhecer novas perspectivas a respeito da pesquisa histórica que poderão subsidiar a escrita do artigo que está sendo produzido para a disciplina de prática pedagógica: Metodologia do Ensino de História, ministrado pela Ma. Bruna Vasconcelos.

Vitor E. Moresco

Vitor também compartilhou um pouco do seu trabalho conosco.

O seu tema apresentado no simpósio foi Literatura como Fonte histórica: apontamentos teóricos e metodológicos e abordou a importância da literatura no fazer historiográfico e na prática educacional, a fim de compreender a aplicabilidade da literatura na formação da consciência ontogenética a partir do pressuposto teórico de Jörn Rüsen.

Vitor falou ainda de como as fontes literárias colaboram no processo de ensino aprendizagem de História decorrente o mundo de informações da literatura e que, no desenvolvimento de sua pesquisa, percebe-se que a literatura não é dotada apenas de uma narrativa fictícia, mas possui inúmeras informações sobre os costumes, mentalidade, características, angústias e lutas do autor e da sociedade em contexto do escrito. A pesquisa tem como objetivo utilizar a literatura como fonte histórica no ensino para compreensão da importância de cada tipo de fontes e documentos históricos.

Em seu depoimento, Vitor afirma que a sua participação no Simpósio foi de extrema importância para a sua formação, pois as discussões e debates com inúmeros pesquisadores, contribuíram para o seu conhecimento na área da educação histórica. Também relata sobre a forma que foi recebido e as inúmeras ideias novas, formas de aplicações práticas e orientações que recebeu para subsidiar a pesquisa que está sendo produzida para a disciplina de Prática Pedagógica: Metodologia do Ensino de História, ministrada pela professora Mestra Bruna Vasconcelos.

A SMG parabeniza aos alunos e professora que participaram deste simpósio, por seus trabalhos e pesquisas, bem como por levarem o nome da Faculdade Santa Maria da Glória com competência e seriedade. É gratificante acompanhar o desenvolvimento e o envolvimento de todos.

Faça como o Gleyson e o Vitor, e venha conhecer o Curso de História na SMG!

Visite a página do curso

Adquira conhecimentos e experiências incríveis como essa em sua jornada acadêmica!

Explore nosso blog e fique por dentro das novidades!