Como funciona o estágio no EaD?

Acabou de ingressar no mundo acadêmico da modalidade a distância e está com dúvidas relacionadas ao estágio? Não fique preocupado (a)!

O blog da Faculdade SMG trouxe informações que podem auxiliar você a desvendar um pouco mais sobre essa questão super importante.

E se ainda não decidiu o que cursar, leia o artigo de hoje e entenda que é possível estagiar com as mesmas oportunidades que existem na modalidade presencial.

Quer praticidade e ensino de qualidade? Tudo isso você encontra no EaD

Saiba como escolher o melhor curso EaD para você

Conheça os cursos EaD que mais ganham alunos

Faça uma graduação EaD e economize

Confira vantagens de ser aluno EaD

Como funciona o estágio no EaD?

Estágios obrigatórios x Estágios remunerados

Você pode estar se perguntando qual é a diferença do estágio obrigatório para o estágio remunerado.

Funciona assim: na maioria dos cursos, mesmo na modalidade EaD, é necessário realizar um estágio em instituições que atuam na área relacionada ao curso, conhecido como estágio obrigatório.

Qual é o objetivo do estágio obrigatório?

O estágio obrigatório tem como objetivo ambientalizar o formando com a área de trabalho em que ele vai atuar ao concluir o curso. É no estágio obrigatório que o estudante vai conseguir assimilar na prática o que ele tem visto na teoria, nas vídeo-aulas e nos textos disponibilizados pelo professor para leitura. Além disso, o formando vai ter a oportunidade de observar profissionais experientes em ação, o que contribui positivamente para sua formação.

Mas é só frequentar a instituição para cumprir o estágio obrigatório?

Na maioria dos casos, em diversas instituições, o professor orientador responsável pelo seu estágio irá solicitar um relatório detalhado do que você presenciou e/ou realizou durante o estágio. Ele vai delegar o que precisa ser feito, anotado e observado pelo estudante, incluindo estabelecer os parâmetros para realização do relatório ou portfólio.

No ensino a distância, o formando tem a opção de realizar o estágio em um maior prazo de tempo, podendo adiar ou adiantar conforme preferir. Em muitos cursos tem até duas ou três chances para conclusão do estágio obrigatório ou estágio de observação. Assim, o estudante pode estar em constante contato com o professor e a instituição de ensino para negociar as melhores condições de realização do estágio.

E o estágio remunerado?

O estágio remunerado tem muitas vantagens para o estudante.

Inclusive, a própria instituição de ensino pode encaminhar as turmas para os parceiros. Geralmente, o setor responsável sinaliza as vagas que surgem para os estudantes, enviando links de inscrição ou as informações das vagas.

Você sabia que a Faculdade SMG divulga vagas de estágio nas redes sociais? Estamos no Facebook e Instagram!

Está gostando? Então, continue com a gente para conferir os benefícios dos estágios!

Sabemos que as relações no meio acadêmico e no mercado de trabalho são fundamentais!

Desse modo, o estudante enriquece o seu networking, o que é importante para estabelecer confiança e possíveis indicações futuras. Tudo depende de boas relações, e é através do conhecimento com outras pessoas que é possível ficar sabendo de futuras vagas de emprego, de palestras e de eventos… tudo isso pode ser conquistado a partir da vivência em um estágio. Essa experiência oferece contato direto com pessoas que gostam, entendem e têm conhecimento da área que você está iniciando sua carreira.

Valorize seu currículo!

O estágio conta como experiência na sua área, o que é um grande diferencial na hora de buscar oportunidades de trabalho. Muitas empresas priorizam a contratação de candidatos que já estagiaram, pois eles já possuem amplo conhecimento.

Conquiste horas complementares!

Os estágios também ajudam a conquistar algumas horas complementares, que muitas vezes são temidas por boa parte dos estudantes. No estágio, você “mata dois coelhos com uma cajadada só”, adquirindo experiência na área e conseguindo algumas horas que são muito importantes para o decorrer do curso.

Os estágios possuem respaldo garantido por lei!

Conforme a lei n°11.788/2008, todos os alunos de curso superior, presencial ou a distância, têm direito a realizar um estágio. Então, fique tranquilo, essa etapa você vai concluir com sucesso!

Mas como estagiar em casa?

Se você já é aluno do EaD, siga com a sua rotina de estudos: organização, concentração e disposição. Porém, o estágio vai ter um horário fixo e, como qualquer relação de trabalho, você precisa cumprir com suas obrigações, respeitando a confiança que a empresa depositou em você.

Está mais confiante quanto aos estágios durante a vida acadêmica?

Está mais confiante depois de conhecer essas informações sobre estágios no EaD? Aproveite a empolgação e inscreva-se agora mesmo!

Entre em contato com a Faculdade SMG pela Central de Atendimento e visite nosso blog para conhecer mais sobre instituição: smg.edu.br

Venha iniciar o seu futuro com a gente! =D