Etiqueta acadêmica

Confira dicas de etiqueta acadêmica!

Cada ambiente exige um tipo de comportamento das pessoas. Certamente você não irá se comportar em uma tarde com os amigos da mesma maneira que se comporta em uma tarde no seu trabalho e isso vale para o ambiente acadêmico também.

O ambiente acadêmico é o lugar onde você adquire conhecimento. As pessoas que habitam esse meio são todas pessoas ocupadas com um mesmo objetivo: o de aprender e progredir profissionalmente. Por isso, precisam conviver harmoniosamente e respeitar-se uns aos outros.

Pensando nisso a SMG destacou algumas dicas de etiquetas acadêmicas que podem contribuir para o seu progresso.

Antes de prosseguir confira também outros assuntos que podem ser do seu interesse:

Como se dar bem no relacionamento interpessoal em sua carreira profissional 

Confira nossas dicas de como trabalhar bem em equipe 

Confira 9 dicas e sugestões para manter a motivação enquanto estuda

As atitudes do aluno na faculdade dizem muito a respeito dele, e também podem afetar o seu desempenho acadêmico. Por isso, é importante para o aluno desenvolver alguns hábitos comportamentais para obter a melhor experiência possível na faculdade.

O que é etiqueta acadêmica?

Antes de tudo vamos pensar no conceito de etiqueta acadêmica. O que é isto?

Etiqueta acadêmica é um conjunto de comportamentos éticos e morais dentro do ambiente acadêmico. É a maneira como o aluno se porta em sala de aula e como interage com os demais colegas e professores.

A etiqueta é nos dias de hoje uma referência de educação e boas maneiras, uma pessoa que sabe se comportar é melhor vista aos olhos da sociedade.

Qual a importância da etiqueta acadêmica?

A etiqueta acadêmica tem muita importância, pois passa-se um longo período entre as mesmas pessoas durante uma faculdade, sendo primordial que se tenha uma convivência agradável. Sem contar que no ambiente acadêmico você irá fazer amigos e essas amizades costumam durar a vida toda.

Outro aspecto importante da etiqueta acadêmica é que através do seu comportamento você pode conquistar seus colegas e professores e estes se tiverem a oportunidade podem te ajudar a te inserir no mercado de trabalho, pois sempre há alguém que possui influência no âmbito profissional. 

É importante também frisar que a forma como você age tem total influência na sua produtividade acadêmica, nas suas notas e na absorção de conhecimento. Você estará presente no mesmo ambiente que professores com mestrados e doutorados, é inteligente “sugar” todo conhecimento que eles podem proporcionar.

E mais: se seus atos vão determinar que tipo de experiência a faculdade irá agregar à sua vida, esta pode ser a melhor fase que você vivencia! Então, aproveite para seguir as nossas dicas!

Veja algumas dicas de etiqueta acadêmica:

  • Pontualidade – anote bem esta dica, pois ela é importante em todas as áreas da sua vida. Chegar atrasado à aula, além de interromper o professor, tira a concentração de todos os seus colegas. Sem contar que você perde boa parte do conteúdo prejudicando seu desempenho futuro. 
  • Respeitabilidade – ter respeito por seus colegas é essencial.  Ser simpático e gentil faz total diferença! Evite comentários que possam ser grosseiros e ofensivos. Procure respeitar a opinião e o desenvolvimento de cada um. Afinal estão todos em sala com o mesmo objetivo.
  • Organização – é crucial e evita pequenas distrações. Mantenha sua mesa sempre organizada, somente com os materiais necessários para realizar a aula em questão.
  • Educação – evite conversar no momento em que estiver em aula, preste atenção no que o professor está falando, interaja e seja participativo. Lembre-se também de deixar o seu celular silencioso. É um tanto desagradável quando ele toca! Não mexa, não troque mensagem enquanto pratica sua aula! É inconveniente e atrapalha todos ao seu redor e a você mesmo. 

Outra dica é não se alimentar em sala de aula! Pode ser uma distração e uma atitude desrespeitosa.

E não tire ‘’sarro’’ de nenhum colega ou professor isso não é legal e é extremamente grosseiro.

  • Atenção – faça anotações de prazos para não ter que importunar o professor porque perdeu o prazo de determinado trabalho. Isto é um tanto inconveniente. 
  • Imagem – é muito importante você trabalhar a sua imagem, pois ela marca a impressão que as pessoas terão de você, portanto, vista-se adequadamente e cuide da sua higiene pessoal.

Dicas de etiqueta no ambiente acadêmico virtual:

Vale lembrar que muitos alunos estudam a distância e, nesse momento, até mesmo o ensino presencial se tornou remoto. E como em uma sala de aula, também é preciso saber como se comportar no ensino a distância, pois tem a mesma importância que o ensino presencial da faculdade presencial.

  • Pontualidade – no ambiente virtual também é preciso ser pontual nas aulas interativas.
  • Imagem – nas aulas interativas as pessoas também reparam se está apresentável, então nada de participar da aula de pijama.
  • Atenção – tenha cuidado ao responder as mensagens de email ou no ambiente virtual para que não seja mal interpretado.
  • Organização – sim importante prezar pela organização, mantenha seus conteúdos em dia, assim como seus trabalhos e provas. Entregue tudo dentro do prazo.
  • Foco – assim como na sala de aula, lembre-se de desligar o celular durante as aulas e se concentre no conteúdo que está sendo trabalhado, deixando as outras atividades para depois, pois no momento da sua aula você precisa estar focado.

Interação: seja participativo nas suas aulas, converse de forma educada e evite conflitos, respeite a opinião dos seus colegas.

Prontinho. . . 

Agora que você já está bem informado, pode aplicar nossas dicas durante suas aulas!

Lembre-se de que saber se comportar é importante em qualquer aspecto da sua vida. Quando se inserir em outros ambientes, como o profissional, por exemplo, leve as dicas da etiqueta acadêmica para seu espaço profissional e veja como será respeitado.

E então, gostou deste conteúdo?

Esperamos que sim!

Confira nossas páginas e redes sociais, pois temos muitos conteúdos para você conferir, continue navegando pelo nosso blog!

Siga nossas redes sociais:

Selecione a modalidade que encaixa no seu perfil e Inscreva-se
plugins premium WordPress